TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA PESQUISA DE GESTÃO ESTRATÉGICA

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de Aula

 Publico Alvo: 3 anos

Etapa de Ensino: natureza e sociedade

Série/Ano Turma: maternal 2

  • Numero de alunos: 17 alunos

Descrição do perfil da classe: Já domina muito bem o andar e já tem domínio para correr. Reconhece e nomeia algumas partes do seu corpo. Consegue distinguir pessoas e animais em
fotos e figuras interagindo de maneira mais efetiva através da fala. Seu contato com a natureza, é bastante curioso e destemido, os poucos momentos de
medo são normais da idade e ainda falta de contato

Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 5 horas.

  • Tema da aula: conhecendo os animais
  • Justificativa: Nesta etapa da vida das crianças é extremamente importante se trabalhar com a exploração, visualização, associação, e proporcionar a elas um contato para que se identifique o universo das formas. Estando as formas geométricas presentes em tudo o que nos cerca, corpo, natureza, sala de aula, casa, etc., e passar isto a elas de maneira dinâmica e reflexiva.
  • Disciplina vinculada ao tema:  
  • Objetivos pretendidos:  
  • Identificar imagens de animais.
    - Imitar os movimentos típicos de animais conhecidos.
  • Realizar um desenho a partir de elementos dados.

               Desenvolver a oralidade.

Metodologia:

1º Momento: Acolhimento dos alunos em roda tendo uma conversa informal de quantos alunos tem em sala, quantos são meninos e meninas, que dia e da semana perguntando como e que se representa e passar isso no quadro.

2º Momento: Organizar os alunos sentados em um círculo para apresentar as figuras dos animais selecionados. Inicialmente, as figuras devem ser apresentadas uma a uma – momento em que o professor deve perceber quais animais são os mais conhecidos dos alunos.

  • 3º Momento:
  • 1. Dispor todos os cartões no centro do círculo de alunos, com as faces voltadas para cima.
    2. Solicitar que, na sua vez, cada aluno escolha um dos cartões e o apresente aos colegas, dizendo como é denominado. Caso seja necessário, os alunos podem receber ajuda para essa identificação.
    3. Solicitar que os alunos disponham os cartões no centro do círculo.
    4. Iniciar uma nova rodada do jogo, solicitando que localizem os cartões, por exemplo: “André, qual é o cartão onde está o cavalo?”; “Ana, e o cartão da borboleta, onde está?”.
    5. Propor que cada aluno imite um dos animais para que o grupo todo descubra qual é. Essa imitação pode envolver os movimentos, o som produzido pelo animal ou, ainda, movimento e som produzido pelo animal selecionado.
    6. Reunir todos os cartões e solicitar que uma criança sorteie um deles, mostrando-o para o grupo.
    7. Orientar para que todas as crianças se movimentem pela sala como se fosse o animal sorteado.
    8. Dar continuidade ao jogo, pedindo que outra criança sorteie um novo cartão, originando um novo comando de movimentos à turma.
  • 4º Momento:
  • Dialogo sobre a história, levantando questionamentos tais como: o que se passou na história, quais formas geométricas vocês identificaram, onde nos encontramos as formas que foram mostradas na historia.

Avaliação:
Verificar se as crianças durante a atividade:
- identificam os animais retratados nas figuras,
- conhecem a maneira como os animais presentes nas figuras se movimentam e que sons produzem;
- imitam movimentos e sons dos animais;
- ampliaram o repertório de animais conhecidos.
 

- Recursos:

Cartões com figuras de diferentes animais, alguns deles conhecidos dos alunos, outros ainda desconhecidos. A quantidade de cartões deve corresponder ao número de alunos da turma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (457.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com