TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO RECURSOS HUMANOS

Por:   •  30/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.788 Palavras (12 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

 UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - OSASCO

CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 5º Semestre

ATPS – 3ª. e 4ª. ETAPAS

TRABALHO DA DISCIPLINA DE

ADMINISTRAÇÃO RECURSOS HUMANOS

                

Professor: André Luiz

Osasco/SP – 19/11/2015.

[pic 2]

 UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - OSASCO

CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 5º Semestre

ATPS – 3ª. e 4ª. ETAPAS

3ª. Etapa: Mantendo Pessoas.

4ª. Etapa: O futuro da gestão de Pessoas.

        

Trabalho apresentado a UNIAN – Universidade

 Anhanguera de São Paulo – Osasco, como requisito de avaliação

da disciplina de Administração Recursos Humano do curso de ADM,

relativo à Atividade Prática Supervisionada  (ATPS).

Osasco/SP – 19/11/2015.

[pic 3]

 UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - OSASCO

CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 5º semestre

ATPS – 3ª. e 4ª. ETAPAS

EQUIPE RESPONSÁVEL PELO TRABALHO

Nome do Aluno

Nº RA

SEMESTRE

Felipe Bastazini

7421678123

Felipe de Souza

7297599295

Lucas Santos

7418668138

Hernan Mesquita

1299114665

Osasco/SP – 19/11/2015.

SUMÁRIO

SUMÁRIO        1

INTRODUÇÃO        2

ETAPA 3 – MANTENDO PESSOAS        3

PASSO 4 –ELABORANDO PLANO DE AÇÃO        3.1

   

ETAPA 4 – O FUTURO DA GESTÃO DE PESSOAS        5

PASSO 3 – ESTRATÉGIAS PARA AUXILIAR O GESTOR DE UMA EMPRESA        5.1

   

CONCLUSÃO        12

BIBLIOGRAFIA        13

INTRODUÇÃO:

Neste trabalho apresentamos a ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas, referente à disciplina de Administração de Recursos Humanos do curso, quinto semestre. Objetivo é proporcionar o desenvolvimento de pesquisas e auto estudo que possibilita promover conhecimentos relacionados ao tema de Gestão de Pessoas, seus objetivos e suas implicações relativo ao ser humano, compreender como está o mercado de trabalho bem como os processos de avaliação dos Recursos Humanos (RH). Para o desenvolvimento da ATPS, foram utilizados artigos indicados no roteiro de estudos, Internet e o apoio do PLT, abordando temas e temas correlacionados a Gestão de Pessoas, Política Organizacional, Processo seletivo, Recrutamento e Seleção e Práticas do RH.

ETAPA 3 - PASSO 4

MANTENDO PESSOAS:

Identificada as causas a serem melhoradas no setor de RH da empresa, o tema foi levado à diretoria da mesma, o próximo passo seria discutir um modo eficiente para solucionar o problema, tendo em mente de que o capital humano é além do capital de maior valor na instituição é também o maior custo na sua operação e produção.
O ato inicial consistiu numa análise minuciosa das causas – problema do setor somada a dificuldade do RH e comparada à gestão administrativa e as normas da empresa. Chegamos a uma análise de pontos positivos e negativos, posteriormente relacionados a fim de chegarmos numa conclusão em comum.

Analise de pontos positivos 

A empresa se mantem flexível aos funcionários, tendo como uma de suas visões “tornar seus colaboradores parceiros”, sendo assim existe uma compreensão maior no quesito funcionário x empresa. 
Analise de pontos negativos 

A Shiplog vem crescendo nos últimos anos e com isso o catálogo de clientes também em consequência o volume de processos e a sobrecarga de serviços. Adeptos da ISSO 9001 e tendo como plano de negócios a expansão a baixos custos e também devido a erros cometidos em processos e consequentes multas pagas diretamente à receita federal a empresa passa por crise financeira e não consegue aumentar seu quadro de funcionários ou até mesmo realizar aumento de salário dos mesmos. 
Como trata-se de uma empresa de pequeno porte e serviços específicos existe a dificuldade de alterar um funcionário de setor o que torna comum a desmotivação e em alguns casos até a demissão de funcionários antigos se justificando pela falta de oportunidade na empresa.

Falta de competência dos líderes: Desenvolvimento da competência no setor gerencial. Introduzindo um programa de desenvolvimento para os gestores Com a finalidade de aumentar os recursos para a empresa Responsável pelo departamento de pessoal Iniciar o processo em 30 dias

Falta de competência dos colaboradores: Estrutura nas reuniões dos líderes e subordinados. Introduzindo um programa de treinamento dos colaboradores Com a finalidade de estimular a gerência e subordinados Responsável pelo treinamento e desenvolvimento Iniciar o processo em 30 dias

Falta de compromisso dos funcionários: Reestruturar o plano de remuneração. Elaborar um plano de remuneração variável, estimulando a participação dos colaboradores. Motivando os colaboradores, tornando-os satisfeitos com sua remuneração e proporcionando uma sensação de reconhecimento. Responsável por cargos e salários Início imediato, apresentando o plano de ação para os próximos seis meses.
Falta de motivação dos funcionários: Elaborar plano de ação para inserir a PLR (participação dos lucros e resultados). Introduzir um programa de PLR focado em metas e desempenho das equipes. O comprometimento dos colaboradores deve ser estimulado para aumentar a produtividade e lucro. Responsável pelo departamento de pessoal. Iniciar o processo em 30 dias, apresentando o planejamento nos próximos seis meses.

Os principais processos para elaboração do plano de ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (240.4 Kb)   docx (190 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com