TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

Por:   •  26/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

1ª SÉRIE

DISCIPLINAS

Técnicas de negociação, Comportamento Organizacional

PROF° EAD Carlos Eduardo de Azevedo

PROF° EAD Raquel Henrique de Oliveira

MONTES CLAROS-MG

Abril - 2015

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho de Pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional, curso Gestão Pública.

MONTES CLAROS-MG

Abril - 2015

  1. INTRODUÇÃO

O administrador, em seu dia-a-dia, tem a difícil tarefa nas tomadas de decisões; principalmente quando estas estão relacionadas ao financeiro das empresas. Para que as mesmas sejam realizadas com segurança, ou seja, com a menor margem de erro possível, é necessário que o gestor se oriente pelas disciplinas devidas, cujas decisões dependem de seu conteúdo. “A administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz, e isso são possíveis por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais”. Por: (Caravantes; Panno; Kloeckner, 2005).

Gerir uma empresa, sem dúvidas, é um grande desafio; e, poucos conseguem resultados de destaque. A aplicação do planejamento estratégico, e uma visão multifocal, de todas as áreas, podem ser decisivas para o sucesso empresarial. No conteúdo abordado, o leitor será convidado a adentrar por várias experiências, onde serão apresentadas soluções para alguns desafios, que faz parte à rotina de uma empresa.

Toda esta temática, sem dúvidas, será uma valiosa revisão dos estudos realizados, através da exposição de exemplos práticos; são, certamente, conteúdos de contínua necessidade dentro das organizações. Tais conhecimentos somarão ao gestor de futuro: visão diferenciada da ciência administrativa; análise mais crítica dos fatos e o capacitará às decisões estratégicas. E, provavelmente, proporcionará, ao administrador, decisões com maior número de acertos, conduzindo-o ao tão almejado progresso.

Desenvolvimento

  1. Mapeamento do perfil dos oponentes da negociação

Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro

 

Líder: Carlos Henrique

Formação: Administrador

Objetivo: Impedir a construção da Gravadora

Alegação: Perturbação da ordem Pública

Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).

Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza

tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.

Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos

progressos advindos deste empreendimento.

 

 

Perfil do Negociador - A Gravadora

 

Negociador: Jorge Andrade

Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.

Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.

Alegação: O progresso é inevitável

Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.

 

  1. Mapeamento das habilidades essenciais dos Negociadores (Modelo Jung)

Oponentes da
Negociação

Estilos

Características

Táticas

Carlos Henrique
(Associação dos Moradores do Bairro)

Restritivo

Não cooperativo. Age de acordo com seus interesses.

Coerção, medo e ameaça.

Jorge Andrade
(Gravadora)

Amigável

Simpático. Acredita no relacionamento de confiança.

Cordialidade e paciência.

  1. Cultura e Clima Organizacional

A gravadora tem sua cultura disseminada entre seus colaboradores de forma satisfatória. Os proprietários trabalham com foco na liderança participativa e seus funcionários tem a liberdade de no momento certo opinarem sobre determinadas decisões. A empresa tem em sua política plano de carreira e sucessão, aproveitando desta forma ao Maximo os talentos dentro da organização.

Com o empreendimento de novas instalações no interior, alguns funcionários serão remanejados com promoção para a nova estrutura, e isto irá afetar diretamente suas vidas pessoais, gerando uma série de mudanças, inclusive de moradia com suas famílias.

O clima no ambiente de trabalho é de desafio e crescimento, os colaboradores estão ansiosos pelo inicio das atividades em nova cidade, com novas pessoas e outras possibilidades.

Com a notícia do manifesto dos moradores e a possibilidade do empreendimento ser embargado, o clima na organização ficou tenso e os funcionários inseguros por diversas questões. A produtividade caiu e o absenteísmo cresceu no último mês.

  1. Análise da Situação

A gravadora pretende se instalar no bairro devido às vantagens que o bairro oferece, a saber: menor custo, melhor acesso para entrada e saída de equipamentos e devido ao ambiente ser ideal.

A associação dos moradores por outro lado não concorda com a instalação da empresa no bairro, alegando que isso vai prejudicar a qualidade de vida da população, que já é idosa. Alega também que devido à grande quantidade de famosos circulando na cidade vai ficar mais perigoso e a tranquilidade do local vai ficar comprometida. Outro ponto levantado pela associação dos moradores é a questão do trânsito, que não vai suportar a quantidade de carros circulando pela cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (197 Kb)   docx (48.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com