TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE CRITICA AO GESTOR EFICAZ PETER DRUCKER

Por:   •  21/5/2020  •  Resenha  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  1.211 Visualizações

Página 1 de 7

1- Introdução

A eficácia executiva é a nossa maior esperança para tornar a sociedade moderna economicamente produtiva e socialmente viável.

Peter Drucker identifica cinco praticas essências para atingir a produtividade máxima e o sucesso, no qual abordaremos ao longo do trabalho. O autor nasceu em Viena, em 1909, no qual foi educado na Áustria e em Inglaterra. Segundo Drucker, todo o seu conhecimento tornou-se um gestor de sucesso.

O Gestor Eficaz é uma das obras mais importantes de Peter Drucker. O livro tem como proposta demonstrar que a eficácia pode ser aprendida. Para isso, Drucker trabalha com a ideia de que somente a eficácia pode converter a inteligência, a imaginação e o conhecimento em resultados. 

O objectivo de Peter Drucker é oferecer orientações praticas a gerentes e líderes de equipas sobre como administrar pessoas das suas equipas, obtendo resultados e lidando com problemas que possam surgir. Por ser considerado o pai da Administração Moderna, deduzimos que Peter Drucker tem uma enorme importância para a área. A administração consiste numa ciência que relata funcionalidades das pessoas nas organizações e deixou diversas contribuições. Entre elas está a natureza do gerenciamento.

Na visão de Peter Drucker, é também papel de um gestor definir objectivos, organizar as tarefas e motivar, criar soluções adaptadas as organizações através de planos de ação. Contudo, não é só o gestor que está na mira de Peter Drucker, pois ele fala também sobre a estrutura organizacional.

Um gestor eficaz não precisa de ser um líder. Para muitos trabalhadores, o gerente com quem trabalham é a organização. A concorrência acirrada das organizações do mundo atual diminui a margem de erros na busca dos objetos empresariais. Essa situação

leva-nos a seguinte pergunta: Como melhorar os resultados finais da empresa através de uma gestão eficaz? O gestor é o profissional responsável para organizar e gerir o grupo, pois tem que fazer com que o grupo cumpra suas tarefas no prazo e corretamente?

2- Desenvolvimento

2.1- A eficácia

Peter Drucker aborda um ponto muito importante a respeito da eficácia , pois é a principal característica de um gestor, pode ser criativo e inteligente, mas se não consegue gerenciar a si próprio não ira gerenciar os outros trabalhadores. Apesar disto parecer quase evidente, ainda não vemos isto em prática em muitas empresas, mas o Peter Drucker diz-nos que a principal causa é a “recente” mudança no modo que trabalhamos, pois, passamos de um trabalho manual, para um trabalho focado em conhecimento, Peter Drucker chama de “trabalhadores do conhecimento”.

Antigamente o trabalhador manual, tinha o foco na eficiência, o trabalho era medido consoante a sua produção. No trabalho de conhecimento não produzimos algo físico, mas sim conhecimento e ideias.

Os líderes trabalham dentro das organizações. Como consequência, nao entram muito em contacto com pessoas externas, incluído consumidores, analistas de mercado e fornecedores. Entretanto, essas ligações sao importantes, pois a organização nao sobrevive, sem resultados favoráveis, como aumento das vendas, boas relações publicas e forte apoio na distribuição.  Alem disso, para qualquer empresa a realidade externa controla quase tudo de valor. Muitos executivos perdem o contacto com esse contexto externo crucial.

Peter Drucker dizia que: “Para conhecer os gerentes de uma organização é necessário conhecer o desempenho dela”, ou seja, o rendimento e o desenvolvimento de uma empresa dependerá de quem a administra e da forma que ela está sendo administrada.

2.2- Controle do tempo

O tempo é um recurso finito e escasso numa organização, se não nos preocuparmos em emprega-lo de forma eficaz, poderá ser consumido de forma muito rápida e que não tenhamos controle, para tornar o uso do tempo eficaz, teremos de seguir os seguintes passos:

  • Observe onde seu tempo está sendo gastos;
  • Tente controlar esse tempo e corte o uso improdutivo;
  • Consolide seu tempo em unidades com a maior continuidade possível.

O ultimo ponto é extremamente importante, visto que existem inúmeros estudos que  falam sobre os danos da troca de contexto na sua produtividade. Peter Drucker diz que não existe nenhum gerente que não consiga cortar ao menos 1/4 das suas tarefas e lembre-se de se livrar de qualquer coisa que possa ser feita por outra pessoa, delegando e dando autonomia para que as pessoas façam tarefas que não são mais suas. Segundo Peter, os gestores eficazes, não começam pelas tarefas, mas sim pela gestão de tempo, com vista para descobrir onde realmente gastam o tempo. Em seguida, tentam gerir esse tempo e eliminar as demandas pouco produtivas do mesmo. Os gestores eficazes sabem que o tempo é o factor limitante, pois o tempo é um recurso peculiar.

Um dos principais pontos de perda de tempo é a má organização de uma empresa, que gera excesso de reuniões. Uma empresa em que todos se reúnem o tempo todo é uma empresa em que ninguém sabe o que fazer, ou seja, está desesperada. Outro grande ponto é a falta de informação, ou informações passadas de forma errada, pois perdemos muito tempo correndo atrás das informações.

Peter Drucker nos aponta como um dos factores da perda de tempo é o excesso de relacionamento dentro da empresa.

2.3- Foco em resultados

O gestor concentra-se na sua contribuição, isto é, vê para além do seu trabalho, em direção ao exterior, onde residem os seus objectivos. O enfoque na contribuição proporciona requisitos importantes para as relações humanas:

  •  Resultados diretos;
  • Construção e reafirmação de valores;
  • Construção e desenvolvimento de pessoas para o futuro.

Os resultados diretos de uma organização são, em geral, claramente discerníveis, pois estão sempre em primeiro lugar, no cuidado e manutenção de uma organização. A reafirmação de valores é necessário para que as pessoas se norteiem e saibam trabalhar sozinhos, reduzindo assim o tempo gasto com direcionamento. O terceiro ponto é para garantir a perpetuação das empresas, sem sucessão, uma empresa pode fechar, porque uma empresa que não se perpetua, é uma empresa falha.

Peter Drucker vinca que todas as pessoas deveriam focar-se mais em contribuir e gerar resultados e assumir responsabilidades. Este não é só um trabalho do gestor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com