TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE DA EMPRESA KSPG AUTOMOTIVE BRAZIL LTDA

Por:   •  19/11/2017  •  Artigo  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]



UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PÓLO DE SUMARÉ-SP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

TUTOR EaD: GISLAYNE SILVA


RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE DA EMPRESA KSPG AUTOMOTIVE BRAZIL LTDA


ROGER PEREIRA BISPO
RA:
6016463412

SUMARÉ
2017


  1. INTRODUÇÃO

        Atualmente, tanto no ambiente interno quanto no externo, os stakeholders estão agindo de forma cada vez mais vigilante, avaliando as práticas sustentáveis das organizações e cobrando das mesmas não somente o lucro, mas também consciência socioambiental equilibradamente atrelada a estes ganhos. Diante disso, de que maneira as pequenas, médias e grandes empresas brasileiras compreendem a importância deste tipo de responsabilidade como recurso de reconhecimento de suas marcas?        
        A valorização voluntária de posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos públicos interessados vem aumentando nos últimos anos no Brasil e, consequentemente, mudando o comportamento das corporações. Elas estão percebendo que agir com compromisso socioambiental pode agregar resultados muito vantajosos do ponto de vista competitivo. Em um ambiente globalizado, com clientela cada vez mais exigente e consciente da responsabilidade social-empresarial, esta estratégia não pode mais ser ignorada. Em outras palavras, não se deve falar apenas em lucro; agora, é deveras mais prudente pensar no equilíbrio entre renda e consciência social.        

        
Segundo Porter (1989), a concorrência está no âmago do sucesso ou do fracasso das empresas, determinando a adequação das atividades que podem contribuir para seu desempenho, como inovações, uma cultura coesa ou uma boa implementação. A estratégia competitiva visa a estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência na indústria. Já a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Relatório Brundtland - Our Common Future, 1987; pg. 46) define desenvolvimento sustentável como "aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem as próprias necessidades”. Unindo e complementando ambas as visões exemplificadas, podemos afirmar que o cenário mercadológico atual clama por ideais sustentáveis que garantam rentabilidade e certificações de qualidade ao negócio, numa época em que inovação e consciência como ferramentas competitivas ditam o sucesso ou fracasso dele.        
        Partindo destes pressupostos e esclarecimentos, o artigo a seguir toma como exemplo a empresa KSPG Automotive Brazil LTDA
, do grupo MS Motoservice Brazil cuja planta regional situa-se no município de Nova Odessa (SP)  afim de demonstrar na prática a importância da organização no seu contexto em relação as questões socioambientais. Em suma, se evidenciarão, por meio dos dados levantados, quais medidas vem sendo implementadas pela corporação considerando o seu setor de atividade, de que maneiras são postas em prática, com que propósito e obtendo quais resultados, afim de aprimorar os conhecimentos acerca do tema proposto.

  1. LEVANTAMENTO DE CAMPO

        Este artigo toma como objeto de estudo a empresa alemã de sociedade limitada KSPG Automotive Brazil LTDA (razão social e nome fantasia), do grupo MS Motoservice Brazil — um dos principais fornecedores de componentes para motores ao mercado independente de autopeças. Localizada na Rodovia Arnaldo Júlio Mauerberg, nº 4000, no Distrito Industrial da cidade de Nova Odessa (SP), tem como seu diretor comercial Luis Antônio Lipay, formado em gestão comercial pela Fundacao Getulio Vargas (FGV).        
        Atuante no setor automotivo e uma das líderes neste campo, a
KSPG Automotive Brazil LTDA fornece a nível internacional uma extensa linha de acessórios para o motor abrangente e adaptada à demanda, sendo que todos os seus produtos cumprem altas exigências de qualidade, economia e proteção ambiental: aspectos fundamentais para que a organização seja bem-sucedida nos seus resultados e desempenho. Já o grupo MS Motorservice Brazil como um todo é responsável pelas atividades de vendas e prestação de serviços para o mercado de reposição (aftermarket) do Grupo Rheinmetall Automotive na América Latina.
        
A concepção, desenvolvimento e potencial econômico da indústria automobilística no Brasil trouxeram para o país dezenas de montadoras e, por consequência, os fabricantes de autopeças  muitos com tecnologias análogas às de suas plantas de primeiro mundo na Europa e Estados Unidos. É o caso da KSPG Automotive Brazil, parte componente do grupo de empresas fabricante de produtos automotores que compreende marcas como a KS (Kolbenschmidt), Pierburg (Pierburg Pump Tecnology), KS Gleitlager, dentre outras. Agindo contundentemente nos mercados OEM e de reposição, com área construída de 62.000 m² em terreno de 400.000 m², esta unidade corporativa encontra-se no interior do estado de São Paulo desde 1993, conta com 1.800 funcionários e produz, sobretudo, através da marca KS:

  • pistões (pistão diesel com canal de refrigeração, pistão de haste pendular, pistão para gasolina otimizado em peso com porta-anel, dentre outros);
  • bronzinas (bronzinas de deslize, bronzinas de dois materiais que possui uma capa de aço para apoio do metal da bronzina, dentre outros);
  • bombas de óleo (bombas de óleo variáveis, bombas de óleo com relação direta com a rotação do motor, bombas de sucção de óleo, dentre outros);
  • bombas d’água (bombas de água com e sem polia de acionamento, bombas de água para automóveis e veículos utilitários, etc).

        
        Com doze plantas na Europa (oito na Alemanha e Itália, França, Espanha e República Checa), duas na América do Norte (Estados Unidos e México), uma na América do Sul (Brasil) e três na Ásia (Japão, China e Índia), o grupo cresceu 17% em 2011 e totalizou um faturamento de 2,3 bilhões de euros em fornecimento de serviços e produtos para os mercados originais e de reposição. Principais clientes OEM da
MS Motoservice Brazil no mundo:

  • Audi;
  • BMW;
  • CAT;
  • Citroën;
  • Cummins;
  • DAF;
  • Fiat;
  • Ford;
  • GM;
  • Harley-Davidson;
  • Mercedes-Benz;
  • Renault, dentre outros.

Já entre os principais fornecedores da empresa KSPG, destacam-se:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com