TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO PROCESSO PRODUTIVO DO SAL MINERAL 65 E DA RAÇÃO SEMI-CONFINAMENTO 16% NA EMPRESA SUPREMAX NUTRIÇÃO ANIMAL LTDA

Por:   •  20/5/2018  •  Artigo  •  3.207 Palavras (13 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 13

ANÁLISE DO PROCESSO PRODUTIVO DO SAL MINERAL 65 E DA RAÇÃO SEMI-CONFINAMENTO 16% NA EMPRESA SUPREMAX NUTRIÇÃO ANIMAL LTDA

PIRAN, Camyla[1]

NEVES, Cenise Meriele[2]

RESUMO: O processo produtivo na empresa Supremax Nutrição Animal Ltda, é executado parcialmente manual e parcialmente mecanizado, portanto, com a análise do processo produtivo do sal mineral 65 e da ração semi-confinamento 16%, foi possível constatar quais são os fatores que causam desperdício na produção e conseqüentemente ocasionam a não conformidade no produto. Para validar este estudo foram utilizadas como metodologia a pesquisa exploratória e descritiva. E como métodos a pesquisa de campo, estudo de caso, telematizada, ex post facto, bibliográfica e observatória, além da técnica de entrevista informal, sendo elaborado um roteiro de entrevista, aplicado ao encarregado do setor de produção. Os resultados alcançados evidenciam alguns problemas em relação à organização do processo produtivo da empresa, pois constatou-se que o processo não está organizado de maneira simples e, portanto, não tem facilitado o planejamento e controle da produção. Diante dos esclarecimentos que a pesquisa proporcionou, nota-se com clareza uma melhor compreensão do papel que a administração da produção exerce quando bem aplicada em uma empresa que industrializa e comercializa produtos.

Palavras-chave: produção. planejamento e controle da produção. alimentos animais.

1 INTRODUÇÃO

A premissa básica desse estudo foi analisar o processo produtivo do sal mineral 65 e da ração semi-confinamento 16% na empresa Supremax Nutrição Animal Ltda, com o interesse de saber como o mesmo é organizado e administrado atualmente e o que pode ser aperfeiçoado a fim de melhorar a qualidade do produto e ao mesmo tempo adequar seu processo produtivo minimizando os custos e proporcionando à empresa uma maior competitividade.

Ao que se refere ao segmento de fabricação de alimentos animais, mais precisamente sal mineral e ração, tem-se percebido um grande crescimento na procura destes produtos. Em todo o país existem inúmeras empresas que trabalham no ramo de nutrição animal, cada qual com seu diferencial. Em Tangará da Serra também não é diferente. Existe concorrência no setor, portanto, é preciso trabalhar com produtos de qualidade e que apresentem o resultado esperado.

A empresa Supremax atua no ramo de industrialização e comercialização de produtos para nutrição animal e para buscar a melhoria contínua de seu processo é necessário que a mesma se adapte às exigências do mercado. Para tanto, esta adequando todo o seu processo produtivo para atender as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), implantando o programa de Boas Práticas de Fabricação (BPF) em busca de flexibilidade no processo evitando possíveis desperdícios para a empresa.

O processo produtivo do sal mineral 65 e da ração semi-confinamento 16% é realizado na empresa Supremax Nutrição Animal Ltda parcialmente manual e parcialmente mecanizado, portanto há a necessidade de que a organização do processo seja flexível para que não haja desperdício de produtos. Porém, não é o que vem ocorrendo, pois seu produto final ora atende ora não atende as especificações exigidas pelo setor. Por este motivo surgiu a necessidade de estudar o processo produtivo, a fim de diagnosticar se este processo está corretamente adequado. Para tanto, teve-se como objetivo analisar se a organização do processo produtivo está constituída de maneira adequada para a produção tanto do sal mineral 65 quanto da ração semi-confinamento 16% sem que ocorram prejuízos para a empresa.

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Administração da Produção e Operações

A Administração da Produção e Operações está diretamente ligada ao que vai ser produzido na organização, ou seja, diz respeito à produção de um bem ou serviço. Moreira (2002) define a administração de produção como uma função que diz respeito às atividades que têm como objetivo a produção de um bem físico ou à prestação de um serviço. A função de produção e operação também está direcionada as atividades de armazenagem, movimentação, entretenimento e aluguel, isso quando estão voltadas para atividades de prestação de serviços.

Russomano (2000), também transmite a idéia de que a administração de produção é um processo organizado, que se utiliza de insumos para transformá-los em bens ou tem também a função de executar serviços.  Para que isso ocorra é necessário que ambos se apresentem dentro dos padrões de qualidade e preço para que possa dessa maneira ter uma procura efetiva. Portanto, para facilitar na tomada de decisão por parte do gerente é preciso que o mesmo saiba qual é o tipo de processo da empresa.

2.2 Tipos de Processo Produtivo

O projeto de produtos/serviços e o processo de processo proporcionam à empresa a capacidade de trabalhá-los inter-relacionados, pois um auxilia o outro nas tomadas de decisão sobre o processo produtivo do produto, ou seja, como deve ser elaborado o processo de produção de determinado produto e como executá-lo.

Slack, Chambers e Johnston (2008) ressaltam que nos setores de manufatura os tipos de processos são: processos de projeto, de jobbing, em lote ou bateladas, em massa e contínuos. Percebe-se que toda e qualquer empresa possui capacidade de executar seu projeto de produção trabalhando em conjunto os diversos tipos de processos que existem para a manufatura dos produtos, obtendo assim flexibilidade no processo e qualidade tanto no processo quantos nos produtos. Um arranjo físico bem definido e organizado possibilita a empresa uma eficiência no processo de produção, pois através da disponibilidade de espaço é possível ter um ambiente adequado de produção e eficaz que produza produtos ou serviços de qualidade e que satisfaçam os desejos e as necessidades exigidas pelo cliente.

2.3 Layout do Processo Produtivo

A empresa deve ter um arranjo físico adequado para que seu processo produtivo esteja organizado de acordo com o espaço que a mesma possui no setor produtivo, favorecendo assim a produtividade do setor.

Conforme Slack, Chambers e Johnston (2008, p. 2000) “o arranjo físico é uma das características mais evidentes de uma operação produtiva porque determina sua “forma” e aparência”. O arranjo físico deve ser bem definido e organizado, pois o mesmo proporciona a empresa qualidade no processo e conseqüentemente dos produtos, logo esta é uma ferramenta da administração da produção que possibilita um ambiente adequado que produza produtos e serviços com qualidade e que satisfaçam as necessidades e desejos dos consumidores. Para tanto, é necessário que o processo produtivo seja organizado pelos gerentes de forma que facilite o planejamento e controle da produção facilitando assim o desempenho produtivo da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com