TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BSC - Vantagens E Desvantagens

Dissertações: BSC - Vantagens E Desvantagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  1.485 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O Balanced Scorecard (BSC) é um instrumento de gestão estratégica criado em 1992 por Robert Kaplan e David Norton (Harvard Business School), que permite mensurar o desempenho da empresa ou organização.

Resumidamente, o BSC ajuda as organizações a gerir crescimento futuro, objetivos e planejamento; sua finalidade é estabelecer uma metodologia pela qual se determina se os objetivos (gols) foram alcançados ou não, ou excedidos. O BSC adiciona métricas não-financeiras às tradicionais métricas financeiras, com o objetivo de proporcionar uma visão integrada e holística à performance da organização.

Existem 4 componentes no BSC:

• Financeiro – dados financeiros tradicionais - onde a companhia está hoje, e onde deveria estar

• Processos Operacionais Internos – lida com melhoria de processos operacionais e de Negócios

• Aprendizado e Crescimento – lida com treinamento e implementação da cultura corporativa

• Satisfação do Cliente – Lida com a percepção do produto e/ou serviço pelo usuário final (cliente), o que determina em última instância a falha ou sucesso da organização.

Responder aos objetivos definidos por estas 4 perspectivas permite adaptar e melhorar continuamente a estratégia da organização. No entanto, como toda ferramenta que busca medir a performance financeira da companhia, existem vantagens e desvantagens na implementação do BSC.

Vantagens

• Oferece uma perspectiva integrada e holística sobre a organização (articulação entre perspectiva financeira, cliente, processos internos, aprendizagem e crescimento), de forma simples, concisa e sem redundâncias, através de conceitos fundamentais como missão, visão, valores, indicadores de desempenho - Key Performance Indicators KPIs. As diversas perspectivas permitem obter um panorama temporal da organização, o que facilita a gestão da mudança: passado - perspectiva financeira, presente – perspectivas de cliente e de processos internos, e futuro – perspectiva de aprendizagem e crescimento.

• Os mapas estratégicos constituem uma ferramenta flexível de execução da estratégia que pode ser adaptada a diversas entidades: com ou sem fins lucrativos, público/privado, etc., dado que o modelo-base e os conceitos-base são de caráter geral e abrangente a diversos setores de atividade.

• O BSC é instrumento essencial para comunicar eficazmente a estratégia corporativa aos diferentes níveis da organização (departamentos, setores, filiais, unidades de negócio, até mesmo ao nível individual), permitindo que todos os colaboradores trabalhem em conjunto e em prol do mesmo objetivo global, e reconheçam o seu papel e responsabilidade na contribuição para o(s) objetivo(s) global(is), dado que o BSC pode ser desdobrado aos diferentes níveis.

• O BSC é um instrumento valioso para medir a execução da estratégia e promover a gestão da mudança. Esta medida é obtida através dos KPI’s. Estes indicadores medem aspectos de grande relevância para a organização; são métricas agregadas a alto nível que possibilitam obter feedback quantitativo sobre o desempenho do negócio perante os objetivos estratégicos estabelecidos.

Desvantagens

Apesar de proporcionar uma revisão equilibrada, o BSC ainda apresenta algumas desvantagens:

• Não Provisiona Recomendações

O BSC provê uma extensa revisão sobre a companhia, com dados sobre execução e performance, mas não oferece recomendações para integrar estratégia e políticas de forma a superar discrepâncias. Portanto, para chegar a uma análise completa de performance da companhia, uma estratégia mais abrangente será necessária.

• Resistência dos Empregados (colaboradores)

Resistência ao BSC pode-se originar tanto em níveis hierárquicos altos como de outros setores. Isto porque alguns colaboradores podem interpreter a implementacão deste sistema como indicador de que a propria performance não é adequada. Além disso, pode ser interpretado como carga adicional de trabalho. Portanto, é vital que a implementação desta metodologia seja ampla e claramente comunicada em todos os níveis da organização.

• Requer Cultura estratégica

A implementação do BSC requer que as pessoas envolvidas tenham cultura estratégica e estejam dispostas a alterar determinadas práticas e hábitos adquiridos (resistência à mudança, falta de participação, etc.), e que tenham conhecimentos sobre o que é a estratégia que se quer executar.

• Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com