TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE QUALIDADE NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS.

Por:   •  29/8/2016  •  Artigo  •  3.092 Palavras (13 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ- UNOPAR –EAD

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ARCÉLIA DO SOCORRO QUEIROZ DE MIRANDA

ANÁLISE DE QUALIDADE NOS

PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

BARCARENA\ PARÁ

2014

ARCÉLIA DO SOCORRO QUEIROZ DE MIRANDA

ANÁLISE DE QUALIDADE NOS

PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Comportamento Organizacional; Homem, cultura e sociedade; Comunicação e linguagem; e Fundamentos e Teoria Organizacional, do Curso de Bacharel em Administração.

Orientadora: Prof.a  Mônica Maria Silva.

BARCARENA\ PARÁ

2014

INTRODUÇÃO

As empresas assim como o mundo, estão em constante transformação e mudança, pois as pessoas mudam as regras (empresarial e social) constantemente atualizando-as para o panorama social em que se encontram assim a maneira como as empresas tendem a acompanhar as mudanças na sociedade ocorre mais lentamente, ou seja, a maneira de acompanhar os processos de transformação no mundo dos negócios, muitas vezes impede as empresas de acompanhar as mudanças sociais de um modo geral sendo mais conservadora em suas decisões. Nos dias atuais a qualidade é abordada com uma visão global, ambiental e interdisciplinar, buscando-se a excelência e a efetividade, ou seja, firmar-se num segmento determinado.  Além de conhecer as mudanças e necessário ao sucesso empresarial, perceber as tendências e avaliar como elas afetam a empresa e o que deve ser feito para se adequar as novas realidades e a qualidade esta inserida neste universo.                                 As inúmeras definições existentes para determinar qualidade são geralmente baseadas no cliente (utilizador) ou no produtor (fornecedor). O conceito de qualidade atualmente possui função de gerenciamento, relacionado à inspeção propriamente dita sendo uma função estratégica destinada ao sucesso ou fracasso de uma empresa (organização), as inúmeras técnicas facilitadoras, as normas, as certificações, etc. vêm auxiliando as organizações a buscarem a qualidade, ou seja, a ausência dos defeitos. Com o objetivo de facilitar a inter-relação pessoal dentro das empresas, foram adotadas ações que visam melhorar cada vez mais a comunicações de modo linear, simplificado e incompleto, pois cabe ao emissor definir o significado das mensagens repassando-o aos demais entre os diversos níveis e setores empresariais, adotado como medida o feedback (retroalimentação), isto é, como a mensagem é recebida e entendida, particularmente através da manifestação  verbal e não verbal, ou seja, interessa o comportamento manifestado, não apenas expresso verbalmente, capaz de proporcionar uma analise sobre os mais diferentes assuntos e envolver os colaboradores a buscar mais e melhores resultados de sua participação dentro da organização.                                                                                 Apesar dos gestores de empresas terem conhecimento da maioria dessas ferramentas, os mesmos apresentaram grandes dificuldades na sua implantação e na aplicação sendo necessário então conhecer e utilizar as ferramentas de gestão que venham a agregar valor e para o crescimento mais sustentável voltado para conquistas de novos mercados, para o aumento de produtividade, lucratividade, satisfação dos clientes, melhoria da qualidade dos produtos, melhoria contínua e para uma verdadeira competitividade deve ser o objetivo ao implanta-lás.

DESENVOLVIMENTO

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

O processo de comunicação está estritamente ligado à cultura e informações do ambiente empresarial sendo guiada por objetivos gerenciais em que se encontram na sociedade é mantida por ferramentas tecnológicas e métodos de comunicação que conectam cada segmento do mercado e social. A comunicação está a serviço de uma organização social e econômica, às etapas de produção e ao processo de trabalho e consumo. As novas tecnologias como celular e a internet, popularizadas a partir da década de 90, têm dinamizado nos relacionamentos organizacionais e comerciais.

A comunicação permite aproximar pessoas, profissionais e processos remotos atuando no controle do ambiente sendo capaz de organizar as ações, portanto, é sob a perspectiva e posição individual que a comunicação adquiriu significado, assim as necessidades, os valores e interesses individuais devem ser consideradas no processo perceptivo, e entendidas como condições básicas para a comunicação, a impressão que o receptor tem do comunicador, o papel que o indivíduo desempenha na organização, as diferenças de “status” são algumas situações (fatores) que favorecem ou dificultam a comunicação.

Dentro de uma organização produtiva e social a grande meta é alcançar uma relação viável com as transformações econômicas externas e seus impactos no ambiente interno, sob a denominação de comunicação social na qual estão contempladas as áreas de jornalismo, relações públicas, publicidade, editoração e marketing. Para haver sucesso organizacional é necessária uma constante revisão das metas, novas possibilidades em objetivos, pesquisas, análises e implantação de processos produtivos, de maneira prática, a comunicação organizacional é uma expressão e leitura de uma cultura referente a elementos externos (sociedade e mercado) e internos (ambiente laboral e organizacional), nos tempos atuais, as mudanças econômicas e a informação correm em alta velocidade, com a capacidade de modificar os rumos e as metas empresariais. Sobretudo, pretende sempre atualizar e reforçar a imagem corporativa perante público, concorrentes e mercado.

Mas o grande objetivo da comunicação organizacional é também com o seu público interno, aquele que participa da produção, que compartilha do ambiente organizacional e que comenta sobre a empresa em que trabalha com seus familiares e amigos. Empresas que investem em comunicação organizacional possuem a capacidade de gerar vantagem competitiva e gestão em fase de crises, motivando por meio de informações relevantes, a capacidade de superação de todos os profissionais de uma empresa.

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE TOTAL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com