TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE CONFLITOS: MEDIAÇÃO E CONCIALIAÇÃO

Por:   •  29/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.592 Palavras (11 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

 ANÁLISE DE CONFLITOS: MEDIAÇÃO E CONCIALIAÇÃO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VI

COARI – AM

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ANÁLISE DE CONFLITOS: MEDIAÇÃO E CONCIALIAÇÃO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINA

RA:

COARI – AM

2019

RESUMO

Este trabalho tem como proposta o desenvolvimento do discente em serviço jurídico na construção do conhecimento teórico e prático a partir de pesquisas realizadas em sites da internet, a uma análise crítica sobre os temas das disciplinas do bimestre: Fundamentos do Direito Administrativo e Mediação, Negociação, Conciliação e Arbitragem). Através de um estudo de caso foi possível pesquisar sobre mediação e conciliação que são ferramentas na resolução de processos que levam muito tempo para se solucionar, os mediadores e conciliadores são auxiliares de justiça que visam os princípios de mediação e conciliação, nesta pesquisa foi realizada uma diferença sobre as técnicas de mediação e conciliação. Espera-se que este trabalho levante referencial bibliográfico para os estudantes no ramo jurídico.

 Palavra–Chave:  Mediação, Conciliação, Estudo de Caso 

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 QUAIS OS FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONFLITOS DE INTERESSES        5

3 QUAIS OS PRINCÍPIOS QUE REGULAM A MEDIAÇÃO E A CONCILIAÇÃO        6

4 QUAIS OS IMPEDIMENTOS RELATIVOS AO MEDIADOR E AO CONCILIADOR? JUSTIFIQUE        8

5 IDENTIFIQUE E EXPLIQUE AS DIFERENÇAS ENTRE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO        9

6 ESTUDO DO CASO EMPRESA E CONSUMIDORES         10

7 FINALIZAÇÃO E CONCLUSÃO        10

7 REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo permitir o educando do curso em gestão em serviços jurídicos, trabalhar os conteúdos ministrados, ou seja, sua teoria com a pratica vivenciando uma situação hipotética das disciplinas: Direito administrativo, Formação para a Pratica Processual e Mediação Conciliação e Negociação.

Esta pesquisa é construída a partir de uma situação de empresa que é recentemente denunciada judicialmente por alguns consumidores pelos serviços prestados a partir desta situação o profissional em serviço jurídico tem como habilidade e competência saber a teoria da Mediação e Conciliação para que no fim possa entrar num acordo com os consumidores e a empresa.

A mediação e conciliação são meios pelos quais o profissional de serviços jurídicos tende a resolver processos judiciais, ou seja, conflitos sejam eles de natureza jurídica.  Através da Autocomposição as partes interessadas procuram solucionar o conflito nas palavras de (DELGADO, 2002); “NA Autocomposição, o conflito é solucionado pelas partes, sem a intervenção de outros agentes no processo”.

Autocomposição é uma estratégia pelo qual os auxiliares de justiça procuram solucionar os conflitos de ambas as partes de forma amigável com comunicação. Segundo SENA 2007

A autocomposição verifica-se seja pelo despojamento unilateral em favor de outrem da vantagem por este almejada, seja pela aceitação ou resignação de uma das partes ao interesse da outra, seja, finalmente, pela concessão recíproca por elas efetuada. Não há, em tese, exercício de coerção pelos indivíduos envolvidos.

A mediação é uma técnica de negociação de conflitos em que o auxiliar de justiça, ou seja, o mediador tem objetivo propor para as partes a comunicação entre si; É importante observar que o mediador não propõe a solução do processo.

A conciliação é uma forma de autocomposição de processos onde as partes não entram em consenso algum assim sendo o profissional em conciliação o conciliador procura propor um acordo entre as partes; Nesta técnica o conflito é causado por consumidores e empresas que não encontram nenhuma comunicação entre eles, então pode-se concluir que a conciliação é uma forma de propor uma solução final para o conflito.

Neste trabalho será possível discutir os tipos de conflito e suas decisões judiciais como mediação e conciliação estudar o caso posto da empresa e consumidores os princípios da mediação e conciliação os impedimentos dos conciliadores e mediadores e a diferença entre conciliação e mediação.

  1.  QUAIS OS FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONFLITOS DE INTERESSES?

O conflito é uma forma de um processo pelo qual os consumidores ou as empresas e até mesmos cidadãos da sociedade civil estão em desarmonia em busca de um bem, guarda ou direitos e serviços prestados.

O fato é que, conforme nos ensina a história do direito e, além, a teoria geral do processo, os bens jurídicos são limitados, enquanto os interesses são ilimitados, daí surgindo os chamados “conflitos de interesses”. A questão é: qual(is) a (s) melhor(es) forma(s) de se resolver os conflitos de interesses? (DUARTE 2016, p.69)  

A questão deste trabalho e do direito judicial, qual seria  o melhor meio para a solução de um conflito na vida civil  sabendo que as  leis são praticadas ou estabelecidas para o convívio social na sociedade.

O conflito é uma peculiaridade humana, tanto quanto o é a sociabilidade. É um fato humano normal nas relações sociais; é um conjunto de condições psicológicas, culturais e sociais que determinam um choque de atitudes e interesses no relacionamento das pessoas envolvidas (WARAT, 2001, p. 80.)

Os conflitos estão presentes em todas os ambientes, organizados ou não, pois sempre que haver convivência civil ou empresarial será possível haver um conflito.

Existem os conflitos devido aos direitos aos bens a uma disputa de guarda de uma criança ou de um adolescente.

  1. QUAIS OS PRINCÍPIOS QUE REGULAM A MEDIAÇÃO E A CONCILIAÇÃO?

Os princípios da mediação e conciliação são importantes devido ao fato de trazer a vantagem á solução dos conflitos civis ou de outra natureza fornecendo a agilidade e rapidez do conflito entre as partes assim os princípios que regulam a mediação e conciliação são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com