TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto No Número De Vendas Nas Empresas De Moda De Pequeno Porte

Por:   •  30/12/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.313 Palavras (10 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DIEGO ARAÚJO DE BRITO

EMMILY FERREIRA DE FRANÇA

LUCIANA SANTANA BEZERRA DO NASCIMENTO MONTEIRO

WALLESKA SALES BRAGA

O IMPACTO NO NÚMERO DE VENDAS NAS EMPRESAS DE MODA DE PEQUENO PORTE A PARTIR DA ADESÃO DO NOVO FORMATO DE MERCADO DIGITAL.

João Pessoa

2023

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, o processo de digitalização tem se tornado cada vez mais importante para as empresas em todo o mundo, trazendo consigo uma série de mudanças e desafios, como por exemplo a adequação a novas tendências de vendas e implementação de novas tecnologias. O processo de vendas utilizando meios digitais traz consigo uma série de processos que do ponto de vista organizacional oferece fluidez e transparência ao processo de compra, desde que seja bem implementado. De acordo com Albertin, 2010, todo processo de negociação em ambiente eletrônico, através da utilização intensa das tecnologias de comunicação e de informação pode ser chamado de comércio eletrônico, o que abre um leque de opções como aplicativos, sites, utilização de mídias sociais e plataformas integradas com sistemas de distribuição mundial (marketplaces).

Ainda, a venda digital pode aproximar a relação com os clientes. Com isso, ao entender melhor as preferências e necessidades de seus consumidores, as empresas podem melhorar sua relação com eles e oferecer um atendimento mais personalizado e eficaz. Isso pode aumentar a fidelização dos clientes e gerar novas oportunidades de vendas.

Diante o exposto, este estudo visa responder o seguinte problema de pesquisa: Quais os principais impactos no ramo do varejo na adesão ao processo de vendas por meios digitais? Para isso, serão descritos a seguir os objetivos do trabalho.

1. OBJETIVOS

Identificar pontos negativos e positivos que podem surgir na adoção do processo de vendas por meios digitais nas empresas de varejo do ramo da moda.

1.1.1 Objetivo geral

Analisar o impacto no número de vendas das pequenas empresas de moda no varejo após a adesão das mídias digitais.

1.2.2 Objetivos específicos

a) Descrever quais são as principais plataformas e/ou ferramentas de vendas digitais utilizadas pelas empresas na atualidade.

b) Averiguar como os meios digitais podem influenciar no processo de vendas.

c) Identificar quais as principais técnicas e ferramentas utilizadas pelas empresas que aderem as vendas utilizando meios digitais como aplicativos, sites ou mesmo mídias sociais.

1.3 JUSTIFICATIVA

Uma pesquisa sobre adoção de meios digitais pode ajudar empresas do varejo de várias maneiras, especialmente em um cenário cada vez mais competitivo e complexo em termos de venda e consumo. Por esse motivo, acredita-se que ao investigar a adoção de meios digitais pelos clientes, esta pesquisa pode auxiliar as empresas a identificar suas necessidades e preferências em relação às compras online. Com base nesses insights, as empresas podem adaptar sua estratégia de vendas e marketing para atender às demandas do mercado.

Este estudo visa contribuir também para que as empresas entendam quais canais de venda estão sendo mais utilizados pelos clientes e como eles preferem interagir com as marcas. Com base nesses dados, elas podem otimizar seus canais de venda e aprimorar a experiência do cliente.

Além disso, os resultados desta pesquisa podem auxiliar as empresas a identificar novas oportunidades de negócios e desenvolver novos produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes digitais. Isso pode incluir, por exemplo, o lançamento de uma plataforma de comércio eletrônico, a oferta de serviços de entrega rápida ou a implementação de ferramentas de personalização e recomendação.

Assim, acredita-se que estudos dessa natureza podem estimular novos empreendedores a adotarem meios digitais para vendas e operações de forma mais eficaz e econômica, e consequentemente, reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência, ao evitar desperdícios e erros comuns na implementação de soluções digitais.

Por fim, acredita-se que os resultados obtidos neste estudo poderão ser aplicados no desenvolvimento de estratégias e ações que permitam que as empresas se adaptem e prosperem em um cenário cada vez mais digital que, conforme pesquisa da Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado, o segmento de moda é o maior do mercado de e-commerce no B2C e que a expectativa é que siga crescendo, alcançando até o final de 2025 um tamanho de mercado em torno de US$1.1 bilhões.

2.0 REFERENCIAL TEÓRICO

O mercado digital, também conhecido como e-commerce ou Marketplace, conecta o vendedor ao cliente no qual pode oferecer seus produtos e serviços. A pandemia da COVID-19 forçou muitos microempresários a aderirem ao novo formato de negócio para continuarem suas vendas.

Segundo Fontana (2016), a moda é um fenômeno social e cultural com consideráveis implicações que atingem as decisões de compras. De forma histórica, carrega uma série de características que se transformam ao longo dos anos, assim como o nível de influência sobre o social e capacidade de aquisição.

Menezes (2015), afirma que em todo país, segundo o Cadastro Sebrae de Empresas, há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com