TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE MERCADO

Por:   •  15/4/2015  •  Seminário  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA......................4

2.2 SEGUNDO DESAFIO: MÉTODOS QUANTITATIVOS..........................................7

2.3 TERCEIRO DESAFIO: ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE..................................10

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

O trabalho realizado no campo em forma de pesquisa é fundamental para o entendimento de táticas e métodos utilizados como estratégias de mercado e através destas percepções conseguimos identificar a influencia da microeconomia e macroeconomia, dos métodos quantitativos e da ética, política e sociedade, nas empresas. Os administradores utilizam destas ferramentas para ampliar seus conhecimentos e assim se destacar sobre seus concorrentes, buscando ganhar a confiança de seus clientes e assim ampliando seus negócios.

Neste trabalho tivemos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos, nos ajudando assim a amadurecer nossos conceitos e ampliar a visão sobre a administração de empresas.

2. 1 PRIMEIRO DESAFIO: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Estudar para entender a economia interna e externa foi o objetivo principal do Sr. Belmiro antes mesmo de se tornar um empreendedor de sucesso. Proprietário de um supermercado aberto em 06/11/1991 no município de Jataí - GO, Belmiro desde cedo teve que lidar com números que por diversas vezes variava e muitas vezes não estava em seu controle, com isso entender a microeconomia e a macroeconomia fez toda diferença para manter seus negócios sólidos e duradouros.

Como todo empreendimento, Belmiro pesquisou o mercado que queria atuar, percebeu a carência que a cidade tinha na época de supermercados em um determinado setor e viu a oportunidade, ou seja, o CUSTO DE OPORTUNIDADE. Construiu um supermercado na parte alta da cidade em um setor nobre, pensando no nível de exigência de sua clientela, Belmiro construiu um supermercado completo com panificadora e açougue, e um mix de mercadorias que atendem os mais diversos públicos com diferentes gostos, exigências e classe social.

Baseado no conceito de (FURUTA; BARRIZZELLI, 2002) que diz: Estudar o comportamento do consumidor é imprescindível a toda organização. Após a década de 1990, com a abertura do comércio nacional ao capital estrangeiro, observou-se que as atitudes dos consumidores foram alteradas, ocasionadas pela concorrência. Dessa forma, os clientes ficaram mais exigentes e conhecedores de seus direitos, como também continuaram a buscar preços menores e produtos de qualidade superior. Foi pensando assim que Belmiro passou a conhecer o perfil de seus clientes, conhecer para atender melhor e sempre.

O supermercado Real é um dos principais supermercados de Jataí, seus consumidores são pessoas físicas, autônomos, empregados e uma boa parte são produtores rurais devido a região ser rica na produção agrícola, mulheres e homens consomem diariamente, mas o público principal são as mulheres, muitas do lar, esposas de fazendeiros, estima-se que 80% da clientela e do sexo feminino e 20% masculino. A renda varia de quatro salários mínimos podendo chegar a um valor altíssimo devido uma grande parte serem produtores rurais. A clientela do supermercado possui uma boa formação escolar, a maioria possui ensino médio e ensino superior, mais da metade do público feminino tem filhos e possui união estável, boa parte esposas dos produtores rurais. O público que possui renda de até quatro salários mínimos freqüenta o supermercado quinzenal ou mensal, a classe com poder de comprar maior freqüenta semanalmente.

Os clientes que realizam compras mensais chegam a ficar em média até uma hora e meia no supermercado, já os que freqüentam semanalmente ficam em torno de 20 a 30 minutos. Os valores médios gastos para os que freqüentam mensalmente são de R$700,00 a R$4.000,00 e os que compram semanalmente é de 150,00 a 800,00, o supermercado possui diversas formas de pagamentos, os produtores utilizam o pagamento no cheque já que o supermercado oferece o prazo de 30 dias contados a partir do dia da compra, 80% efetuam os pagamentos através dos cartões débitos ou créditos.

Os consumidores do Real são exigentes, muitos compram produtos que estão na mídia e possui uma boa reputação no mercado. Um exemplo é a carne da marca Friboi, segundo Belmiro, depois da propaganda do REI da música Roberto Carlos o aumentou foi entre 10 consumidores que consomem carne, 8 procuram a marca Friboi. Isso não ocorre somente com a carne, no caso do sabonete Dove e do prestobarba Gillete tem sempre uma saída maior do que seus concorrentes. No produto como a carne os clientes não deixam de comprar mesmo que aja o aumento, quando ocorre o reajuste de preços o consumidor passa a comprar uma marca simular.

Observando sempre a demanda e oferta o supermercado Real está sempre atento no valor de venda ao consumidor final. Os reajusto de preços dos produtos só acontece quando a uma eventualidade no mercado interno e externo, podendo ocorrer reajustes mensal ou por um período maior. Uma variação nos custos fixos da empresa pode elevar o aumento, exemplo a conta de luz, água, folha de pagamento são fatores que contribui. A formação de preço de mercado é um resultado direto das condições de oferta e demanda, os pontos considerados é verificar se um determinado produto tem uma maior aceitação no mercado, porque fazendo assim o comerciante consegue comprar uma quantidade maior por um preço menor e assim revender conforme a quantidade que as pessoas aceitam demandar (comprar). Alguns produtos como carne, arroz, feijão mesmo com o aumento de preço não cai à demanda, isso porque é um produto indispensável na mesa uma vez que todos precisam se alimentar.

A taxa de inflação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com