TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO MERCADO

Por:   •  28/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.305 Palavras (14 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO -  II SEMESTRE

ADIEL ALVES DOS SANTOS

CAMILA DA SILVA BARBOSA

      HALLEN VINICIUS DE SOUZA SOARES

GISELE NASCIMENTO CARVALHO

NEIDMAR DA SILVA FEITOSA

WENDIOLIVIA MARQUES FEITOSA

ANÁLISE DO MERCADO COMPRE BOM CENTER

[pic 3]

Barra-Bahia

2015

ADIEL ALVES DOS SANTOS

CAMILA DA SILVA BARBOSA

      HALLEN VINICIUS DE SOUZA SOARES

GISELE NASCIMENTO CARVALHO

NEIDMAR DA SILVA FEITOSA

WENDIOLIVIA MARQUES FEITOSA

ANÁLISE DO MERCADO COMPRE BOM CENTER

Trabalho apresentado ao Curso de Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia. Métodos Quantitativos. Ética. Politica e Sociedade. Seminário.

Profs. Regina Lúcia Sanches Malassise, Marcelo Caldeiras Viegas, Wilson Sanches, Sebastião Oliveira.

Tutor eletrônico: Hugo Leonardo Queiroga Pazotto Vieira

Tutor de sala: José Cícero da Silva

Barra-Bahia

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------3

2 DESENVOLVIMENTO-------------------------------------------------------------------------------4

3 CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------------------------10

REFERÊNCIAS----------------------------------------------------------------------------------------11

               

                                                                                                                                                             

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de mostrar a análise de mercado do supermercado Compre Bom Center, onde serão abordadas informações da empresa associadas à teoria. Essa análise está relacionada à questões: Microeconômica e Macroeconômica, Métodos Quantitativos (Estatísticos), Ética, Política e Sociedade.

É um produto advindo do conteúdo exposto em sala, informações agregadas pelo material usado como referência, bem como a pesquisa de campo, este trabalho tem como objetivo mostrar na prática pela teoria, como os conteúdos em sala são aplicados normalmente nas organizações.

    Mostrando por meio de coleta de informações uma analise criteriosa a cerca da empresa selecionada para a pesquisa cujos dados obtidos na amostra viabilizem ajudar na redução de desperdícios e no aumento de lucros, onde esses conhecimentos são essenciais a um excepcional administrador para a sua convivência em um ambiente organizacional.

 

                                                                                                                                                               

2 DESENVOLVIMENTO

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

É impossível falar em Microeconomia, sem se tratar da curva da demanda do mercado, pois vários fatores determinam a quantidade demandada de um produto específico, sendo o primeiro, o preço do produto e também, outros fatores que determinam o preço da demanda em si. As variações nos fatores deslocadores da demanda provocam o aumento ou a redução da demanda.

Na área econômica, muito se fala sobre demanda, preços dos produtos, inflação, valor do PIB e medidas macroeconômicas. Esses temas atuais interfere como um todo na vida econômica de todos os seres humanos, pois envolve questões que vão desde o aumento de preços até suas consequências sociais.

A curva da demanda de mercado é uma relação que descreve a quantidade de um bem que os consumidores estão dispostos a comprar, a diferentes níveis de preços em determinado período de tempo, dado um conjunto de condições. Esse conjunto de condições se refere a algumas variáveis que podem ser constantes por um período de tempo: população (quantidade de consumidores), renda do consumidor, preços dos produtos substitutos e complementares, gostos e preferências dos consumidores, propaganda, entre outras.

A curva da demanda, em determinada posição, mostra uma relação entre preços e quantidades demandadas de um produto por unidade de tempo. Definida pelo economista Alfred Marshall, essa relação é conhecida como lei da demanda: “ tende a haver uma relação inversa entre os preços de um produto e as quantidades que os consumidores estarão dispostos a comprar desse produto, por unidade de tempo, em condições “ceteris paribus”.

A empresa pesquisada trata-se de um supermercado, onde são comercializados diversos tipos de produtos tais como: gêneros alimentícios, hortifrutigrangeiros, açougue, frios, laticínios, padaria, higiene e beleza, bebidas, utilidades domésticas e eletroportáteis.

No referido mercado, observa-se uma clientela que vai de baixa renda até à classe média alta, sendo que, a maioria são mulheres e da classe  alta.

A maioria dos clientes têm 2º grau completo (ensino médio), são casados e têm filhos. Geralmente vão ao supermercado três vezes por semana e passam aproximadamente 1 hora fazendo compras, gastando em média R$ 100,00 a cada visita ao mercado. Esses clientes utilizam como forma de pagamento: dinheiro  -  49,86%; cartão 24,22%; duplicata 23,67%; cheque 0,89% e ticket  1,36%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (459.9 Kb)   docx (300.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com