TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO MERCADO

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.............................................................4

2.1 CLIENTES..............................................................................................................4

2.2 EMPRESA..............................................................................................................5

3 METÓDOS QUANTITATIVOS..................................................................................6

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE...........................................................................9

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERÊNCIAS ........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo analisar o Supermercado Epa, Localizado no bairro Califórnia em BH, em seus aspectos internos de compra e preços, a satisfação de seus funcionários e relação ao trabalho e expectativas quanto a empresa e identificar o tipo de cliente que o mercado possui.

A ênfase será dada aos clientes com o intuito de analisar estatisticamente a satisfação do mesmo, e levantar dados de identificação do cliente como, idade, escolaridade, renda familiar, para conhecer os clientes que ali consomem.

O consumidor vem assumindo um papel cada vez mais importante nas tomadas de decisão da organização, pois influenciam diretamente na empresa. Assim as estratégias utilizadas pelas firmas são originárias da tensão entre oferta e demanda.

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A economia é uma ciência que consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços e se divide em dois ramos a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia, que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. O mercado é estabelecido através de relações socioeconômicas entre interessados em vender e público a fim de comprar e/ou consumir o produto.

2.1 CLIENTES

O cliente em primeiro lugar é à base da filosofia da qualidade total, em conformidade com a atual administração. Manter o foco no cliente é um objetivo da organização que visa estabelecer uma relação de confiança e credibilidade com o mesmo e, para cultivar novos, é preciso à valorização deles. Deve-se em consideração suas sugestões e reclamações, a fim de corrigir possíveis erros que, certamente, causarão sérias consequências para a empresa, tais como uma imagem negativa que poderá afastar clientes e dificultar a conquista de novos.

Os dados levantados e analisados no Supermercado Epa permitiram diagnosticar o perfil dos clientes, como base de renda mensal dos consumidores, nível educacional, produtos e marcas mais consumidos e frequência com que vão ao mercado, como segue abaixo:

A faixa de renda entre os clientes varia de 3 a 5 salários mínimos, os clientes procuram fazer suas compras no máximo duas vezes ao mês. Com este levantamento também foi possível perceber o meio de pagamento preferido pelos clientes que foram pagamento através do cartão alimentação ou debito.

Conhecer o cliente permite a empresa melhorar os seus serviços e auxilia nos tipos e marcas de produtos que eles devem priorizar nas suas compras, ou seja, auxilia na definição da quantidade a ser comprada e quais marcas comprar. Em relato dos clientes os produtos e marcas mais consumidos são: OMO, Limpol, Coca Cola, Sadia, cerveja Brahma, biscoitos Aymoré. Percebemos que o cliente se importa tanto com a marca de produto a ser adquirido, que mesmo gostando e fazendo suas compras habitualmente naquele mercado, se não tem o produto de sua preferência ele larga o carrinho e vai a outro mercado.

As empresas devem estar atualizadas e preparadas para receberem esses clientes. Para os gestores do mercado a pesquisa desenvolvida com os clientes possibilita a maximização do entendimento do novo perfil dos clientes, sabendo que o mercado está em constante transformação, faz-se necessária uma revisão constante dos gestores, focando no cliente e buscando investir na implantação de treinamentos e reciclagens a seus colaboradores para melhor atender e proporcionar a satisfação do cliente.

2.2 EMPRESA

Entre os produtos comercializados pelo supermercado os principais são Alimentos, produtos de limpeza, produtos de higiene e bebidas.

O supermercado revisa regularmente seus preços para tomar decisão se devem aumentá-los ou mantê-los, definidos pela Lei da Oferta e da procura; e Análise de Concorrência. Os pontos importantes considerados para o aumento ou não é feito através dos custos; concorrência; oferta e Procura.

Custos: se os custos aumentam, o empresário na grande maioria das vezes tem que repassar o aumento aos clientes, para não diminuir seu lucro.

Concorrência: são feitas análises frequentes dos concorrentes para não os preços não ficarem defasados ou muito acima em relação ao mercado.

Oferta e Procura: quanto maior a procura por determinado produto, a tendência é a oferta do mesmo diminuir, provocando elevação de preços, para evitar a escassez.

A inflação de forma indireta, também, interfere nos preços praticados pelo mercado. Os custos do produto aumentam, fazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com