TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO MERCADO PINHEIRO SUPERMERADO

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

4 REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Tivemos como objetivo deste trabalho descrever sobre a sistemática e a fundamental importância destes preceitos básicos sobre Economia, Métodos Quantitativos e Ética, política e sociedade. De forma clara facilitando a compreensão do texto, abordando a complexidade no ramo supermercadista sobre a prática da ética na gestão empresarial.
 


  1. DESENVOLVIMENTO

O Pinheiro Supermercado começou com a pequena Mercearia União que foi fundada em 1979 pela iniciativa dos irmãos Bosco e Honório Pinheiro para que seus pais tivessem um pequeno negócio.
Desta forma, iniciou sob a administração do patriarca Joaquim Honório Alves. Um estabelecimento modesto, mas que já abrigava, o espírito de qualidade e simpatia na vizinhança do Pan Americano.


Os dois irmãos, sempre com espírito empreendedor, inovaram e investiram na excelência do atendimento, na variedade e na qualidade dos produtos oferecidos - fatores estes que fizeram a diferença na conquista dos clientes, posto que, naquela época, não havia estabelecimentos com essa postura situados em bairros periféricos.
- Empresários de visão, os irmãos Bosco e Honório Pinheiro iniciaram o plano de interiorização do negócio em 2000, instalando um novo ponto de venda em Quixadá esta loja agrega um novo diferencial, visto trabalhar no sistema de "atacarejo" - Atacado e Varejo.


- A empresa segue seu plano de expansão e em 2001, quando o Pinheiro completou dez anos como autos-serviço, a loja de Messejana entrou em funcionamento. A experiência do interior resultou um sucesso e assim nasce um novo desafio - inaugurar em Sobral a maior loja do grupo - fato concretizado em 2002.
MACROECONOMIA & MICRO ECONOMIA
1. Mercado de produtos

  • A empresa atua no varejo supermercadista, com venda direta ao consumidor final de bens alimentícios e utilidades do lar.
    2. Informações sobre o público
    Não há um perfil definido de cliente, mas podemos destacar o público de estudantes que moram próximo ao estabelecimento, bem como os frequentadores de academia de ginástica, que fica ao lado da loja. Temos também uma linha de importados de alto padrão para o público mais exigente. As visitas da maioria dos clientes são diárias, os clientes gostam de estar na loja todos os dias. Com um gasto médio (ticket) de 62,00 por cliente, que costumam ficar dentro da loja tempo suficiente para se sentir bem e satisfeito com os produtos e serviços. A forma de pagamento mais utilizada é pagamento com cartão de crédito.
    3. Comportamento do consumidor
    Como todo comércio varejista, temos sempre os produtos que não podem faltar na prateleira, pois muitos clientes entram na loja em busca desses produtos. Exemplos: a Coca-Cola de 2L e o Achocolatado Nescau prontinho 200ml. São produtos que não podem faltar de forma alguma. Quando há variação para cima dos preços dos produtos-chave (que não podem faltar) geralmente os clientes levam assim mesmo, mas se chagar faltar o produtos a maioria escolhe outra marca.
    4. Decisões do Supermercado
    A empresa dispõe de uma equipe específica para o tratamento dos preços das mercadorias. São feitas avaliações das variações de preço no mercado, junto aos fornecedores para que possamos avaliar a necessidade ou não da alteração de preço. Essa alteração se dá na maioria das vezes quando de uma promoção, um encarte de ofertas ou aumento do custo do fornecedor. Existe também a alteração para um controle de margens de lucro.
    5. A Inflação
    Sim, interfere. Se houver a inflação dos custos por parte do fornecedor, há uma redução da margem de lucro do produto, o que pode levar a um reajuste de preço para compensar e retomar a margem anterior
    6. Os Pagamentos
    Compramos os produtos sempre à prazo, sendo o pagamento com 30 dias, o prazo mais utilizado no pagamento dos fornecedores. Uma pesquisa de preço entre os fornecedores é sempre importante para manter equilibrada a balança comercial da empresa
    MÉTODOS QUANTITATIVOS
    Tomando como base os conhecimentos adquiridos na disciplina de Métodos Quantitativos e as informações prestadas pelo responsável da empresa em questão, utilizamos algumas ferramentas para analisar o comportamento econômico do supermercado. Selecionamos um produto para trabalhar questões como quantidade total vendida no mês, média de vendas diárias, índice relativo de preços
    Média de produtos vendidos no mês e por dia.

Sabendo que no mês de outubro foram vendidas 608 caixas do produto e que cada caixa contém 27 unidades calcula-se a quantidade total de unidades vendidas:
[pic 14]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (269.8 Kb)   docx (99.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com