TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL E A IMPORTÂNCIA DO RH NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  15/6/2015  •  Artigo  •  5.055 Palavras (21 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 21

ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DO PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL E A IMPORTÂNCIA DO RH NAS ORGANIZAÇÕES

Clycia Maria Anicio Nascimento Sampaio

Erika da Silva Santos

Flávia Albuquerque Nascimento

Flávia da Silva Matos

Gabriela Pereira Grano

Gabrieli Valadares Pereira

Yeda Tavares da Silva

Orientadora: Professora Natacha Pouget

RESUMO

A pesquisa teve o objetivo de analisar e discutir os resultados relacionados à folha de pagamento, benefícios, segurança e saúde ocupacional, relações no trabalho e o RH como agente de mudança dentro de uma organização. A pesquisa foi realizada na empresa FecomercioSP, localizada no centro comercial de São Paulo, onde foi entrevistado a Analista do RH da empresa com o intuito de relatar os dados da empresa em relação as teorias encontradas, visando a importância do RH dentro de uma organização, como podemos inovar e tratar os funcionários como pessoas, valorizando o contrato de trabalho e proporcionando uma saúde e segurança adequada e benefícios como forma de recompensa, a fim de motivar os colaboradores e propor uma qualidade de vida no trabalho, onde a remuneração seja vista como resultado de seus serviços prestados e a gestão de pessoas procurando então satisfazer seus funcionários, com a visão de ser um diferencial e competente no mercado.

PALAVRAS CHAVE: benefícios, proventos, descontos, mudança, pessoas.

Estudantes – Graduandos 4º semestre de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, 2013 – Universidade Metodista de São Paulo. E-mails: clycia.sampaio@yahoo.com.br; erika_santos9@yahoo.com.br; flavianascimento72@hotmail.com; flavinha.mattos1@gmail.com; gabrielagrano@yahoo.com.br; gabi_vpereira@hotmail.com; yeda.tavares.silva@hotmail.com.

INTRODUÇÃO

Este artigo tem por finalidade entender como ocorre o processo de administração de pessoal dentro de uma entidade sindical cujo foco é o crescimento econômico, social e politico do país. Trata-se de uma avaliação geral dentro da área de recursos humanos, de forma que fosse diagnosticando ainda melhor o relacionamento da área diante de todos os departamentos da empresa.

A folha de pagamento é considerada um dos setores mais importantes do RH, onde é registrado toda a parte financeira dos colaboradores, constando descontos e registros, sendo uma forma de controle para a empresa. É crucial que todo o setor da folha de pagamento trabalhe com muita atenção, pois os colaboradores lidam com salários, descontos de benefícios, faltas e atrasos, férias, 13° salário, horas extras, bônus, ou seja, toda a parte que é de grande interesse tanto do empregado quanto do empregador, bem como a parte contábil e fiscal, lidando com todas as ocorrências do empregado. Na entidade estudada percebemos que ela trabalha com cadastros e possui uma data certa para cada processo o que torna mais controlado para que não haja atrasos em seus processos.

Bem como os benefícios por ela oferecidos fazem com que seus colaboradores se sintam satisfeitos e não tenham do que reclamar, pois em outras entidades sindicais, podemos observar que o processo não é exercido da mesma maneira. Os benefícios são uma forma de incentivar e motivar os colaboradores, pois é complemento do salário. Ele visa levar segurança ao funcionário e diminuir a rotatividade, assim diminuindo os custos da empresa com contratação e suprindo as necessidades de qualidade de vida no trabalho, fazendo com que os funcionários produzam com mais eficiência. Os benefícios por ela oferecidos são de extremo interesse e demonstra que a empresa se preocupa com o funcionário, despertando não somente o interesse de quem já faz parte mais também o interesse de quem ainda não faz e possui o conhecimento de tudo que ela oferece, a empresa em estudo possui um manual de benefícios onde o empregado assim que contratado tem total acesso a tudo que ela possa oferecer.

Outro fato de extrema importância é um ambiente de trabalho seguro e saudável que agrega também vantagens competitivas para a empresa, pois com esse sistema de qualidade é reduzida as chances de ocorrer um acidente de trabalho ou doenças ocupacionais. Se essas eficiências não forem eliminadas pode comprometer parte do lucro bruto da organização, então, é interesse para ambas as partes dar atenção à segurança e saúde ocupacional. A entidade dispõe de um manual de segurança no trabalho especificando aquilo que ela atende em termos de serviços e prevenções, contando com ambulatórios e enfermeiros a disposição, em relação à limpeza do ambiente a entidade dispõe de um serviço terceirizado de qualidade e também estimula a atividades físicas contando com um profissional de ginástica laboral de forma a diminuir o stress e problemas ergométricos.

Relações trabalhistas e sindicais tem foco total ao trabalhador, lida com toda a parte burocrática da empresa e dos direitos dos funcionários, tem conhecimento de todas as leis trabalhistas, direitos do empregado, normalmente é um setor sigiloso e isolado de todos os outros, pois lidam com relatórios, leis, contratos o setor é tão importante quanto o RH, pois um complementa o outro. Lida com toda a parte de clausulas dos contratos bem como esclarecer todas elas para o empregado.

O diagnostico organizacional é uma maneira eficaz de identificar as deficiências da empresa e eliminar os erros que a impedem de crescer tais mudanças são como um trampolim para evolução, transformando o quadro em que a organização se encontra e tornando possível o alcance das metas.

O papel do RH vem se modificando de acordo com o avanço da globalização essa evolução transformou a visão de que o funcionário é um número, uma ferramenta ou apenas um recurso dentro da empresa e passa a ter uma visão uma humanitária enfatizando que acima de tudo a empresa lida com pessoas, que possuem personalidade, histórias e habilidades. Então o funcionário passa a ser um parceiro, um aliado.

O estudo de caso é uma análise feita referente a determinado assunto. Uma forma de abordar o publico alvo, obter respostas que possam ajudar a identificar casos específicos, estudo de caso nos apresenta alternativas para evidencias suficientes e para elaboração de maneira que chame mais a atenção do publico alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (473.8 Kb)   docx (508.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com