TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO PROCESSO DE COMPRA NO SETOR PÚBLICO

Por:   •  30/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DO PROCESSO DE COMPRA NO SETOR PÚBLICO: CASO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DA FORTALEZA MG

ANTÔNIO CARLOS BRAGA SILVA

Resumo

O presente pôster resulta e um estudo do processo de compra no setor Público, realizado na Prefeitura Municipal de Cruzeiro da Fortaleza/MG. Este artigo relata uma analise do processo de compra que e realizado no setor público relacionando as modalidades e tipos de licitação, indicando todas as etapas que são realizadas. No estudo utilizaram dados retirados do sistema de licitação e compras da Prefeitura Municipal de Cruzeiro da fortaleza, de acordo com sistema oficial de todas as licitações e compras do Poder Públicas a Lei 8666/1993 e a Lei 10520/2002 e Lei complementar nº101 de 04 de maio de 2000. Os resultados identificam que as modalidades mais usadas na PMCF são: Tomada de Preços e Pregão, utilizando do tipo de licitação de Menor Preço para auxiliar essas outras duas modalidades.  

Palavras-chave: Modalidade de Licitação. Compras Públicas. Processo. Resultado.

1 INTRODUÇÃO (Tema, justificativa, objetivo e metodologia)

Há vários enfoques possíveis sobre as grandes mudanças que a administração pública teve no decorrer dos anos que se passou. No começo havia uma dificuldade muito grande na gestão do Brasil, pois poucos comandavam o país, sendo uma administração patrimonial.

A transformação da gestão do Brasil ocorreu graças ás novas gestões que sugiram como: a burocracia e a gerencia. As mudanças ocorridas no setor privado também contribuíram para mudar o setor público e governamental trazendo novas ideias e campos de visões diferentes ao poder público. Entre essas mudanças o controle de atos praticados por colaboradores foi um dos mais realizados por gestores públicos.

A eficiência e a eficácia em qualquer setor tanto, público quanto privado e de suma importância, elas rementem aos atos e processos realizados por colaboradores para atingirem objetivos pessoais e objetivos das empresas.

Os gastos no setor público de forma inadequada traz insatisfação para população, porque dinheiro e do povo, que o paga através dos impostos de alto valor. Esses administradores que comentem falhas em relação as finanças publicas vem sendo responsabilizados, pois o dinheiro público deve ser usado para a satisfação da população.

De acordo com essa situação foi abordado neste artigo um tema de grande polemica que são compras da administração pública. Este processo de compra de bens e serviços no setor público esta se intensificando e ficando mais rigoroso encontrando-se em constante atualização para diminuir as suas falhas.

O processo de compra na Prefeitura Municipal de Cruzeiro da Fortaleza apresenta alguns problemas, e grande parte desses é a baixa qualidade dos produtos e a demora no envio das mercadorias ou realização de seus serviços.

Para conseguir detectar as falhas e solucionar esses problemas, a uma vinculação entre os órgãos solicitantes, neste caso as secretárias e o setor de compras da Prefeitura.

Este trabalho teve como objetivo identificar as causas e consequências relacionadas às compras da administração pública da Prefeitura Municipal de Cruzeiro da Fortaleza no tocante em que analisou os preceitos e características que devem possuir conforme as Leis 8666/93 sobre licitação, Lei 10520/02 sobre pregão e a Lei complementar quenº101 de 04 de maio de 2000 que estabelece normas de Compras Públicas.

2 A LITERATURA INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

2 linhas

Para Feitosa (2001), a literatura é uma arte que se comunica com o homem e com outras linguagens, é um saber em si que não se ensina, é uma arte que ensina a ver o mundo.

De acordo com Frantz (2001), a literatura infantil auxilia as crianças a encontrarem respostas para suas indagações do próprio mundo infantil, pois a leitura propicia ao leitor a capacidade de ter percepção do mundo ao seu redor. No estudo de Frantz (2001), ela afirma que a literatura infantil e a criança são lúdicas, mágicas e questionadoras, devido a estas semelhanças, a literatura torna-se aliada da criança e do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com