TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MAPEAMENTO DE PROCESSO NO SETOR DE MONTAGEM DE PAINÉIS ELÉTRICOS: O CASO DA EMPRESA LJS AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Por:   •  28/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.526 Palavras (23 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA ANDRÉ ANTONIO DE OLIVEIRA

MAPEAMENTO DE PROCESSO NO SETOR DE MONTAGEM DE PAINÉIS ELÉTRICOS: O CASO DA EMPRESA LJS AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Palhoça Ano 2020  

ANDRÉ ANTONIO DE OLIVEIRA

MAPEAMENTO DE PROCESSO NO SETOR DE MONTAGEM DE PAINÉIS ELÉTRICOS: O CASO DA EMPRESA LJS AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à obtenção do título de Engenheiro de Produção.

Orientador: Prof. Paulo Roberto May, MSc.

Palhoça Ano 2020  

19

Segundo (FACHIN, 2006), a constatação da pesquisa é a base fundamental do conhecer, e já existia antes de o ser humano imaginar a possibilidade de existir a ciência.

A Metodologia científica engloba dois aspectos, método e ciência. Método (do grego methodos; significa “caminho para chegar a um fim”), onde é o caminho rumo a um objetivo final. Metodologia é o estudo do método, onde verificasse o conjunto de regras e procedimentos utilizados para realizar a pesquisa. Científica deriva de ciência, compreende o conjunto de conhecimentos e procedimentos ordenados metodicamente, relacionados a um domínio de um determinado conhecimento. Metodologia científica trata-se de um estudo sistemático e lógico dos métodos, seus fundamentos, e sua relação com determinadas teorias científicas. (TARTUCE, 2006).

A coleta de dados dessa pesquisa foi realizada por intermédio da observação participante do autor que se inseriu no grupo a ser pesquisado e passou a fazer parte dele. Tem como propósito, identificar os problemas, realizar uma análise crítica e buscar soluções adequadas (GIL, 2010).

De acordo com Fonseca (2002), a pesquisa nos permite entender e nos aproxima do objeto que se estuda. Ela acontece por meio de aproximações sucessivas da realidade, fornecendo conhecimento e subsídios para uma possível intervenção.

O método de estudo de caso foi a base desse trabalho, realizado por meio da observação participante, pois permite que se façam levantamentos, observações e experimentos que permitem atingir conhecimento sobre opiniões, atitudes, crenças e percepções dos indivíduos agentes de todo processo. (TRIVINÕS, 2009).

De acordo com Yin (2001):

[...] sua capacidade de lidar com uma ampla variedade de evidências – documentos, artefatos, entrevistas e observações – além do que pode estar disponível no estudo histórico convencional. Além disso, em algumas situações, como na observação participante, pode ocorrer manipulação informal.

Na utilização do método de estudo de caso, deve se considerar a compreensão de todos os envolvidos no objeto de estudo, e investigar todos os aspectos e varáveis que estão ligadas ao caso.

O estudo de caso tem características de natureza empírica, onde se investiga um determinado fenômeno, geralmente contemporâneo e dentro de um contexto real de vida, quando as fronteiras entre o fenômeno e o contexto em que ele se insere não são claramente definidas. Trata-se de uma análise aprofundada de um ou mais objetos (casos), para que permita o seu amplo e detalhado conhecimento (GIL, 1996; BERTO; NAKANO, 2000).  

20

Dentre os benefícios principais da condução de um estudo dessa natureza, destaca-se a possibilidade de desenvolver uma nova teoria e com isso aumentar o entendimento sobre eventos reais e contemporâneos, além de que muitos conceitos contemporâneos na gestão de operações e engenharia de produção foram desenvolvidos por meio de estudo de caso (SOUZA, 2005).

Segundo FILLIPINI (1997), na gestão de operações e engenharia de produção, normalmente utiliza-se de outros tipos de desenvolvimentos, como trabalhos já realizados, modelagens e simulações, para relacionar com o escopo da pesquisa.

A intenção principal em um estudo de caso é unir conhecimentos teóricos, no qual, a partir desse embasamento, possibilite aos envolvidos, definir quais decisões serão tomadas e implementadas, em um conjunto de motivos, quais resultados foram alcançados. (YIN, 2001).

Para Gil (2008), um estudo de caso compreende em um exaustivo e profundo estudo de um ou poucos assuntos, onde deve ser realizado um amplo detalhamento. Ele diz também que na realização de tal estudo, é extremamente necessário que tome os devidos cuidados, tanto na coleta de dados, como na elaboração, para que identifique possíveis problemas ou fatores que influenciam ou são influenciados em alguns objetos a serem estudados.

Para Bertucci (2009), quando a pesquisa é definida como um estudo de caso, não se devem generalizar os resultados obtidos, assim como não se pode extrair nenhuma conclusão que extrapole a situação estudada, porém essa técnica de pesquisa contribui limitadamente para o avanço do conhecimento.

A presente pesquisa é também uma pesquisa documental, pois é fundamentada em documentos escritos ou não, estabelecendo o que se denomina de fontes primárias. Pode ser feita no momento em que o fato ou fenômeno ocorre, ou depois (MARCONI; LAKATOS (2010).  

21

3 REFERENCIAL TEÓRICO

Na execução de um trabalho acadêmico, é necessário um forte embasamento teórico, incluindo um estudo de bibliografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com