TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DE HÁBITOS ECOLOGICAMENTE SUSTENTÁVEIS NOS NEGÓCIOS DE CONFECÇÃO DE ROUPAS

Por:   •  1/12/2020  •  Artigo  •  6.153 Palavras (25 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 25

        [pic 1]                                                         [pic 2]

ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DE HÁBITOS ECOLOGICAMENTE SUSTENTÁVEIS NOS NEGÓCIOS DE CONFECÇÃO DE ROUPAS

STUDY OF THE ENVIRONMENTAL IMPACTS OF ECOLOGICALLY SUSTAINABLE HABITS IN THE CLOTHING BUSINESS

 

Keylla Luciana de Oliveira1

Graduanda em Administração pela UniEVANGÉLICA - GO.

Juliana Luíza Moreira Del Fiaco2

Orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso –GO.

  1. Graduada em Administração pela UniEVANGÉLICA – Centro Universitário de Anápolis. E-mail: keylla.luciana@hotmail.com
  2. Professora (MsC.) e orientadora de Trabalho de Conclusão do curso de Administração da UniEVANGÉLICA – Centro Universitário de Anápolis. E-mail: juliana.fiaco@unievangelica.edu.br

RESUMO

 

A sustentabilidade é uma questão de sobrevivência, tornando reais as ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer tanto o futuro das próximas gerações. A indústria têxtil, por sua vez, tem influência no quesito poluidor, compreende-se que os seres humanos possuem o desejo de compras roupas,  e por serem consideradas um produto essencial para a utilização humana, a produção incessante de roupas faz com que se fomente ainda mais o consumo desses itens,  que por sua vez utilizam do método de “fast fashion” tratando-se de um fenômeno de produção de moda rápida, e sobre os impactos ambientais e sociais causados por essa moda rápida, diz-se que é a forma mais barata de gerir um negócio por se tratar de produção em grande escala, porém não é a mais inteligente, certamente pelas consequências serem devastadoras. Para analisar a sustentabilidade na produção de roupas, nas confecções, o objetivo geral desse artigo é identificar os impactos de ações ecologicamente sustentáveis nos negócios, nas confecções de roupas de uma marca, que se chamará de “Z” e que se utiliza do fenômeno “fast fashion”.

Palavras-Chave: Sustentabilidade; “fast fashion”; confecções.

ABSTRACT

Sustainability is a matter of survival, making human actions and activities that aim to meet the current needs of human beings real, without compromising the future of future generations. The textile industry, in turn, has an influence on the polluting issue, it is understood that human beings have the desire to buy clothes, and because they are considered an essential product for human use, the incessant production of clothes makes it foment even more the consumption of these items, which in turn use the “fast fashion” method as it is a phenomenon of fast fashion production, and on the environmental and social impacts caused by this fast fashion, it is said that it is the cheapest way to run a business because it is large-scale production, but it is not the smartest, certainly because the consequences are devastating. In order to analyze sustainability in the production of clothing, in clothing, the general objective of this article is to identify the impacts of ecologically sustainable actions on business in the clothing manufacturing of a brand, which had been called “Z” and which uses the “fast” phenomenon “fashion”.

Key words: Sustainability; fast fashion; clothing factory.

1-  INTRODUÇÃO

A globalização e a crescente troca de informações tornam instantânea a reação dos consumidores para com os produtos e serviços, deixando o mercado cada vez mais dinâmico. Seja qual for o segmento em que se atua, comércios, indústrias ou serviços, a empresa busca adaptar-se às constantes mudanças de comportamentos dos consumidores. Os consumidores estão cada vez mais intolerantes a falhas e mais exigentes em relação à qualidade, o que causa estímulo ao mercado de desenvolver novos modelos de negócios, dos quais se podem destacar algumas características em comum, tais como: a inovação, a responsabilidade social e sustentável. Em outras palavras, a exigência de elevado padrão de qualidade tem contribuído para a mudança de como as empresas devem projetar seus produtos e serviços, voltando sua atenção à imagem socioambiental.

A indústria da moda, área responsável por induzir e integrar os consumidores em um movimento de ideais mais conscientes, tem em seu público alvo, consumidores que se importam com o conceito de desenvolvimento sustentável, que traz consigo uma bagagem intensa de impactos e a preocupação de como essas indústrias têm causado com seus processos de produção. Será que as confecções estão respeitando o meio ambiente?  

Em meio a uma concorrência feroz, o mercado de confecções de roupas se preocupa com a imagem socioambiental, bem como, com princípios éticos, as políticas e práticas de responsabilidade socioambiental, tanto interna como externa à organização. No entanto, o desafio maior está em alinhar as exigências de inovações de maneira que elas estejam incorporando o uso de técnicas sustentáveis.

A administração é capaz de agregar valor a produtos e serviços ao disponibilizá-los quando e onde necessários, e este processo de construção de valor tem como princípio a melhoria da imagem da empresa junto ao consumidor, podendo ser através da economia com a redução de custos de produção, bem como melhorias de condições ambientais para uma boa prática de gestão ambiental para nosso planeta Terra.

Dentre uma das atribuições da sustentabilidade empresarial está em melhor posicionar a imagem da empresa e vale ressaltar que não se trata apenas de atitudes que visem o marketing, mas sim, o aproveitamento da ideia de “geração verde” para causar mudanças que geram benefícios para a organização, como para toda a sociedade. É fato que as empresas são os principais intermediadores do desenvolvimento econômico dos países, que atreladas a administração de recursos e tecnologias tendem a disponibilizar aquilo que a sociedade necessita e deseja, porém é de fundamental importância que visem a melhorias dos processos para uma melhor gestão ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (241.9 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com