TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS NO AMBIENTE HOSPITALAR

Por:   •  28/8/2021  •  Monografia  •  4.553 Palavras (19 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 19

ATUALIZA ASSOCIAÇÃO CULTURAL MBA EM GESTÃO HOSPITALAR

CRISTIANE SILVA DE JESUS

ANÁLISE E DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS NO AMBIENTE HOSPITALAR

SALVADOR 2014

CRISTIANE SILVA DE JESUS

ANÁLISE E DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS NO AMBIENTE HOSPITALAR

Artigo apresentado à Atualiza Associação Cultural como requisito parcial para a obtenção do título de especialista em MBA Gestão Hospitalar, sob a orientação do professor Doutor Fernando Reis do Espírito Santo.

SALVADOR 2014

ANÁLISE E DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS NO AMBIENTE HOSPITALAR

Cristiane Silva de Jesus1 Fernando Reis do Espírito Santo (Orientador)2

RESUMO

Este estudo aborda sobre desafios enfrentados pela gestão de pessoas no ambiente hospitalar. São apresentados pontos importantes que envolvem os profissionais de saúde, estudantes da área e pessoas afins. Ressalta determinados aspectos e problemas que influenciam o desempenho eficiente da gestão e os seus mecanismos. Tem como objetivo analisar critérios e ferramentas gerenciais para atuar neste contexto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, composta especialmente por artigos científicos e livros. Os resultados desta pesquisa nos mostram que os desafios encontrados pela gestão de pessoas, em grande parte, giram em torno da falta de capacitação e do aprimoramento destes profissionais para desempenhar suas atividades. E, por fim, foram demonstrados fatores que se minimizados impactuam de forma favorável para melhor gerir pessoas no contexto hospitalar com o apoio do setor de recursos humanos.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão de Pessoas no hospital. Gestão Gerencial. Profissional de saúde. Recursos Humanos.

[pic 1]

1 Pós-Graduada em Gestão Pública pela UNICAMP/SP

2 Doutor em Educação pela PUC/ São Paulo. Professor da UFBA

  1. INTRODUÇÃO

  • Apresentação do Objeto de Estudo

Segundo Wikipédia, gestão de pessoas, gestão de recursos humanos ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla 'RH' é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

Conforme Wikipédia, trabalham em hospital profissionais de limpeza, administração, diretoria, recepção, e principalmente profissionais de saúde, como nutricionistas, médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, etc. O planejamento dos serviços a ser oferecidos e o estudo da relação da unidade hospitalar com as demais unidades de saúde é realizado por profissionais de saúde pública e autoridades sanitárias governamentais, política e juridicamente constituídas.

Considera-se que até então o modelo de gestão de recursos humanos mais praticados é aquele que tem ampla influência da Administração Científica de Taylor e da Escola das Relações Humanas, que buscou basicamente adaptar as pessoas ao sistema de trabalho ao sistema de trabalho taylorista.

É mais caracterizado por um modelo de "Controle", baseado numa relação de trabalho de baixa confiança. Este tem sido o modelo dominante, a despeito dos desenvolvimentos teóricos da escola humanista, sociotécnica, e de desenvolvimento organizacional que enfatizam o enriquecimento de cargos e o desenvolvimento do potencial humano.

O recurso humano está conceituado pela Wikipédia como o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. O objetivo básico que persegue a função é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

  • Justificativa

O trabalho de pesquisa sobre analise e desafios da gestão de pessoas no ambiente hospitalar é um tema de extrema importância, por se tratar de várias discussões em relação à qualidade no atendimento prestado e humanização no atendimento. A minha motivação pelo desenvolvimento desta pesquisa surge com intuito de entender o fato pelo qual os papeis das pessoas nas organizações estão em constantes estudos de acepções, principalmente por parte da gestão de pessoas onde os profissionais de saúde cada vez mais são vistos como o foco principal para o alcance de resultados positivos nas instituições. Despertando-me o interesse e um desejo pessoal de analisar a inserção do setor de Recursos Humanos neste ambiente e das práticas estratégicas da gestão de pessoas juntamente com os desafios da atuação dos gestores na harmonização do ambiente de trabalho. Tal certeza se baseia na necessidade das instituições hospitalares de ter que se adaptar à atual realidade do mercado de trabalho, de valorização do potencial humano no seu ambiente profissional. Enfim, o trabalho proposto poderá servir para desenvolver contribuição social e cientifica para demais estudos e debates.[pic 2]

  • Problema

Quais os principais desafios encontrados entre a gestão de pessoas e o corpo funcional de um hospital?

  • Objetivo

Evidenciar, a partir da literatura, os principais desafios encontrados entre a gestão de pessoas e o corpo funcional de um hospital.

  • Metodologia

A técnica utilizada para este estudo pode ser classificada como pesquisa bibliográfica, por abranger a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, textos legais, dentre outros documentos, inclusive de fontes digitais. Quanto à metodologia do trabalho a opção foi o método dedutivo. Esta opção se justifica porque é um método lógico que pressupõe que existam verdades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com