TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E SUGESTÃO DE MELHORIAS DAS PRÁTICAS DE GESTÃO

Por:   •  19/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÂO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ANÁLISE E SUGESTÃO DE MELHORIAS DAS PRÁTICAS DE GESTÃO

UM ESTUDO NA EMPRESA: RESTAURANTE MATSUYA

SÃO PAULO

2018

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ANÁLISE E SUGESTÕES DE MELHORIAS DAS PRÁTICAS DE GESTÃO

UM ESTUDO NA EMPRESA: RESTAURANTE MATSUYA

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada como exigência para a avaliação do 1º semestre, do(s) curso(s) Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

SÃO PAULO

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. REVISÃO CONCEITUAL 4

1.1 Gestão Administrativa 4

1.1.1 Setor Importante da Administração 5

2. Estudo de Caso 6

2.1 Perfil da Organização 6

2.2 Descrição de como a Organização estrutura-se administrativamente 8

2.2.1 Descrição de como a organização racionaliza o trabalho do seu processo produtivo. 9

2.2.2 Identificações de desafios na área administrativa: 9

2.3 Interpretação dos Dados 11

3. ANÁLISE, SUGESTÕES DE MELHORIA E CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas (APS) visam constituir um eixo estruturante multidisciplinar em todos os semestres do curso. Favorece os alunos um meio de reflexão critica da realidade e fundamentação prática dos conceitos teóricos observados na disciplina de Evolução do Pensamento administrativo de uma instituição, que nesse caso será abordada no Matsuya restaurante japonês.

Os componentes deste grupo realizaram uma análise com o objetivo de apresentar melhorias por meio de um estudo sobre as práticas administrativas em uma empresa de médio porte. Foi feita uma análise sobre o restaurante Matsuya, onde foram identificadas ações que poderiam ser executadas para um melhor atendimento e uma maior satisfação ao cliente.

O ambiente da empresa foi mapeado e consequentemente foram identificadas melhorias (que serão abordadas ao longo do trabalho) no processo organizacional.

O estudo adequado do mercado, características da empresa e o relacionamento com o cliente, devem conduzir as atividades e trazer os resultados dos objetivos devidamente traçados.

3

1. Revisão Conceitual

Com base nas aulas e em pesquisas feitas sabemos que Henri Fayol era conhecido por ser obcecado por comando, sua teoria da administração foca mais na parte de autoridade e responsabilidade. Pela visão de Fayol as principais funções são: funções técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábeis e funções administrativas. E para ele o processo administrativo era constituído por coordenar, prever, organizar, comandar e controlar.

Realça na teoria que o setor administrativo é o líder de toda a interação e que toda empresa tem áreas fundamentais que precisam interagir em sincronia e funcionar bem. O objetivo é aumentar o nível operacional da organização para ter aumento na eficiência da empresa.

1.1 GESTÃO ADMINISTRATIVA

Conduzir uma empresa é uma coisa bem complexa, onde se precisa ter bastante cautela para poder desenvolver habilidades e competência gerais especificas.

Algumas das suas competências que ajuda numa boa gestão são:

Oportunidades: situações externas e internas atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pelo administrador, podem influenciá-lo positivamente dentro da empresa.

Diagnóstico: É o conhecimento exato da realidade presente. Quer dizer, o administrador analisa a fundo a situação da organização, para identificar seus problemas e desenvolver estratégias para solucioná-los.

Estratégias: são ações que o administrador se propõe a realizar para atingir suas metas. As estratégias são uma forma que o administrador tem que tirar essas barreiras do caminho, para realizar objetivos.

Administração de mudanças: estratégias de cargos, avaliação de desempenho, desenvolvimento de profissionais.

4

Credibilidade pessoal: relações humanas, motivação, liderança, ter uma boa comunicação com as equipes, é bom para o desenvolvimento da equipe.

Domínio do negócio: conhecimento específico de gestão, saber o que você está fazendo para melhor desempenho, é bom para ajudar na sua formação na empresa e ajudar na sua efetivação para outros cargos.

Podemos dizer que a atividade de gestão administrativa é imensamente importante para o sucesso das empresas (organizações), pois abrange fatores decisivos, como: eficácia, eficiência e efetividade. São conjuntos que, se aplicadas em todo o seu conceito, há uma maior chance de sucesso.

1.1.1 SETOR MAIS IMPORTANTE DA ADMINISTRAÇÃO

Olhando em um modo geral é certo afirma que todas as empresas têm a mesma finalidade de realizar processos que gere lucros, seja ele de vendas, industrialização ou outros serviços. Mas em questão de áreas mais importante também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com