TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ESTRATÉGICA DE INVESTIMENTO LOCAL

Por:   •  20/8/2019  •  Artigo  •  4.265 Palavras (18 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 18

ANÁLISE  ESTRATÉGICA DE INVESTIMENTO LOCAL – A sustentabilidade das implementações Estratégicas do Governo aos Investimentos em PMEs na Zona Económica Especial – Caso de Município de Nacala-Porto (2009-2015).

Edson de Oliveira Alfândega

RESUMO

A presente pesquisa objectiva analisar como as estratégias implementadas pelo governo moçambicano para atracção de investimentos massivos nas consideradas Zonas Económicas Especiais (ZEE) no período entre 2009 – 2015. Portanto, aqui serão contextualizados os fluxos de investimentos que foram surgindo como resposta as estratégias governamentais implementadas com muito enfoque ao Corredor de Desenvolvimento de Nacala. Ainda far-se-á estudos a cerca dos destinos dos investimentos em relação a economia do País. Ainda haverá necessidade de se analisar as estratégias atractivas dos investimentos e os seus efeitos directos e indirectos que possam favorecer ao fluxo económico do país. As análises obedecerão um levantamento qualitativo e exploratório dos dados necessários, correlacionados com as pesquisas bibliográficas e documentais disponibilizadas nos portais do governo moçambicano.  

Palavras-chaves  - ZEE – estratégias atractivas – sustentabilidade nos Investimentos

1. INTRODUÇÃO

A palavra «investimento» é presença frequente na informação que nos chega em cada dia. Ora é porque o Governo está a conduzir uma política agressiva de atracção de investimento estrangeiro, visando a implantação de novas empresas em territó- rio nacional. Ora é porque as empresas já instaladas, no intuito de crescerem ou, pelo menos, de se protegerem da concorrência, decidem levar a cabo investimentos em novos equipamentos e/ou unidades produtivas. Ora é porque são propostas a todos e a cada um formas de aplicação de poupanças, através do «investimento» em activos financeiros que oferecem a expectativa, por vezes a certeza, de uma dada remuneração.

Há sempre necessidade de empreender esforços quando se há intensão de fazer um investimento, de modo para que este atinja os objectivos para qua os projectos de investimento foram elaborados. A percepção da viabilidade de um projecto de investimento deve ser percebida por todos elementos que fazem parte do stakholder do mesmo.

O governo como o principal decisor dos anseios da sociedade, deve porem olhar para as principais necessidades da população quer de forma global, assim como específica, por forma traz melhorias para uma toda sociedade através dos seus programas periódicos.

Cabe porem ao governo através de diversas proposta escolher as que mais se adequam para o bem-estar socioeconómico da sociedade, na havendo recursos para resolução ou a satisfação das necessidades vigente. É papel do governo desenhar caminhos que possam solucionar de forma eficaz e eficiente as restrições encontradas. A esses caminhos encontrados pelo governo, através daquilo são os objectivos definidos nos seus planos, pode denominar-se por estratégia.

Uma estratégia vista como sendo a ligação genérica entre fins e meios; é a intenção de mudar a organização em todas as áreas em que se pode fazer uma diferença. “A estratégia baseia-se numa visão global para evitar que intenções de alguns sectores prevaleçam sobre as de outros por motivos alheios à qualidade, progresso e equidade nas acções organizacionais. Na prática, a estratégia de uma organização consiste em conjunto de proposições sobre como a organização pretende atingir a sua missão, dentro de um determinado cenário de visão alternativa.” (Motta, s.d. p. 18)

Portanto, com presente trabalho artigo, intenciona-se fazer uma abordagem, de modo a se entender a funcionalidade da estratégia que o governo adoptou para aceleração do desenvolvimento económico nas zonas que as considerou especiais. A pesquisa ira se focar com maior ímpeto as Zonas Económicas Especiais mais concretamente no Município de Nacala-Porto, por ser  de maior foco na actualidade, por parte dos agentes económico.

O presente artigo poderá enriquecer a comunidade académica assim como o autor, em conhecimentos práticos relativos a relação, governo-empresas-economia, uma vez que só mantendo-se esse fio de aliança, poder-se-á esperar a criação maiores capacidades no que diz respeito aos conhecimentos práticos e técnicos ligados a gestão empresarial assim como da coisa pública, que possam criar o mais almejado bem-estar da sociedade e um caminho de sucesso para os projectos de investimentos. O artigo ainda assumir-se de forma acirrada, como uma ponte para que os outros pesquisadores interessados em fazer estudo de matéria relacionada, encontrem seus pontos de partida em relação ao que não foi referenciado ao longo do seu processo.

Com esta pesquisa pretende-se perceber os passos dados com as técnicas implementadas pelo governo, e se realmente estas contribuem com eficácia para o bem-estar socioeconómico dos stakeholders localizados, e pretende-se ainda com esta, criar uma maior interacção entre governo, investidores e as diferentes entidades locais, de modo a se estabelecerem procedimentos que se alinham com o real contexto verificado na Zona Económica Especial podendo ainda, este, servir de exemplo para as outras Zonas Económicas que forem surgindo. 

A pesquisa ainda poderá enriquecer a comunidade académica assim como o autor, em conhecimentos práticos relativos a relação, governo-empresas-economia, uma vez que só mantendo-se esse fio de aliança, poder-se-á esperar a criação maiores capacidades no que diz respeito aos conhecimentos práticos e técnicos ligados a gestão empresarial assim como da coisa pública, que possam criar o mais almejado bem-estar da sociedade e um caminho de sucesso para os projectos de investimentos.  

A pesquisa poderá assumir-se de forma acirrada, como uma ponte para que os outros pesquisadores interessados em fazer estudo de matéria relacionada, encontrem seus pontos de partida em relação ao que não foi referenciado ao longo do seu processo.         terá como o campo de estudo no município de Nacala nas instituições do governo que respondem pela área e em alguns investidores quer os beneficiários e os não beneficiários das estratégia implementadas pelo governo, sobre forma a trazer maior percepção dos fenómenos atinentes.

Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa obedeceu os seguintes: no que se refere a forma de abordagem problemática ela  é qualitativa, uma vez que se baseia em opiniões de indivíduos ou grupos de indivíduos. Quanto a natureza, para a presente pesquisa, optou-se a pesquisa de natureza aplicada. Pretende-se, através desta, produzir conhecimentos que possam conduzir a um aplicação de carácter prático e focalizados à solução dos reais problemas específicos. Portanto, aqui envolvera verdades e interesses locais, método de abordagem, o autor da pesquisa serve-se do método dedutivo, este método, assenta na ideia de que “só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (314.2 Kb)   docx (120.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com