TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE INTERPRETAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS EM COMPARATIVO COM O FILME: OS MISERÁVEIS

Por:   •  21/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE INTERPRETAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS EM COMPARATIVO COM O FILME: OS MISERÁVEIS.

Mikaeli Meira Sebastião

RESUMO

Nesse artigo apresenta uma discussão teórica que parte das descobertas realizadas em uma pesquisa comparativa entre p capitulo 1 do livro Gestão de Pessoas de CHIVENATO; IDALBERTO e o filme Os Miseráveis de VICTOR HUGO; onde se fala com riqueza de detalhes a dificuldades enfrentadas pelas classes mais baixas da sociedade.

INTRODUÇÃO

O presente artigo propõe uma discussão teórica comparativa que tem como base as pesquisas realizadas a respeito da moderna gestão de pessoas, com ênfase em explicar e ressaltar mudanças ocorridas durante o longo dos anos com uma breve explicação de casa assunto dominado e comparado entre o filme e o capítulo 1 do livro

COMPARAÇÃO/EMPREGABILIDADE

Pode-se entender que segundo CHAVENATO a empregabilidade parte do conhecimento e do potencial humano. Cada vez, mais o conhecimento constitui um ponto de apoio para a sobrevivência dos indivíduos, da sociedade e da empresa em si. Ainda assim, o maior desafio está em manter a empregabilidade do pessoal e dar condições para o desenvolvimento de seu potencial.

No filme, vemos Jean Valjean, que é um homem que vive em sua situação de miserabilidade, e a única saída que se encontra para salvar a família de fome é roubar um simples pedaço de pão. Assim passando-se a ser condenado a 5 anos pelo crime, porem permanece por mais anos, por tanto fugir por diversas vezes. Após a liberdade, recebeu um documento que dominada como “Homem Perigoso”, por isso viu muitas portas a se fechar e pessoas o dizer não. Veljean foi finalmente escolhido por um gentil bispo, que o acolheu o dando abrigo e comida. Na mesma noite, roubou-lhe as pratarias, a polícia o o encontrou e levou até o bispo, que afirmou ter dado todos aqueles pertences, assim com esse gesto extremamente nobre do religioso, devolve a fé e a resistência que aquele homem injustiçado tinha perdido.

Nota-se também Fantine, uma mãe que trabalhava para mandar dinheiro à sua filha, que está sob os cuidados de uma família que a faz de escrava. Após ser mandada embora de seu trabalho por injustiça, e sem saída para sobreviver, Fantine resolve vender os cabelos, os dentes e o próprio corpo, para sustentar a pobre criança.

IMPORTANCIA DAS PESSOAS EM UMA ORGANIZAÇÃO

Segundo Chiavenato, as pessoas faze parte de uma organização que funcionam por meio delas, pois são elas que decide e agem em seu nome. A denominação dadas as pessoas refletem a grau de importância que elas têm para organização. Sem organização e sem pessoas não haverá gestão. São constituídas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso.

No filme, pode notar um exemplo claro e afirmativo de como Chiavenato estava correto, pois, forma-se uma barricada em plena revolução de 1832, o que exige que todas operem em forma conjunta, e após alguns desistirem, o plano dos jovens revolucionários acaba não acontecendo na maneira que o jovem esperava, e quase todos morres.

 

DESCENTRALIZAÇÃO/CENTRALIZAÇÃO E STAFF

Centralização é quando as decisões e ações eram totalmente centralizadas no órgão de RH, os gerentes de linha não tinham nem uma inclusão nesse aspecto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com