TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos da Gestão de Pessoas no filme " A fantástica fábrica de chocolate"

Por:   •  11/9/2017  •  Dissertação  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  2.951 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Gestão de pessoas associa políticas, técnicas, práticas, entre outras, necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial interna e potencializar o capital dentro de organizações. Esta relacionada com as pessoas ou recursos humanos.

O objetivo desse trabalho é mostrar como podemos relacionas aspectos da gestão de pessoas com o filme escolhido por nós: A Fantástica Fábrica de Chocolate. Perceber também, que as frentes de gestão de pessoas estão muitos presentes em nossas vidas, e é muito importante entende-las para lidar com elas da melhor forma possível.

DESENVOLVIMENTO

A Fantástica Fábrica de Chocolate

O filme conta história de Willy Wonka, um rapaz que é apaixonado por doce desde pequeno e tem uma fábrica de chocolate, criando os doces mais loucos que você já viu. Passados os anos, Willy percebe que precisa ter está ficando velho e precisa ter um herdeiro para dar continuidade ao seu trabalho na fábrica. Então decide propor uma promoção: Cinco convites dourados escondidos em barras Wonka. As cinco primeiras crianças que acharem os convites teriam a oportunidade de conhecer a fábrica com um acompanhante e uma delas levaria um prêmio. Ninguém sabia que o prêmio era a oportunidade de ser o herdeiro de toda a fábrica!  A partir daí, as cinco crianças vivem várias aventuras.            

Podemos encontrar algumas frentes dá gestão de pessoas nesse filme. Nessa promoção proposta por Willy podemos enxergar um processo seletivo a fim de encontrar alguém para ser seu herdeiro. Para que essa escolha tivesse um bom resultado, Willy precisava de uma pessoa que se encaixasse na cultura dá fábrica. Ou seja, uma pessoa criativa, de mente aberta e que principalmente gostasse de doce.

A idade mental de Willy não acompanhou sua idade física. Apesar de ser um adulto, pensava, imaginava, acreditava e era criativo como uma criança. Os adultos, em sua maioria, perderam aquela essência que a criança tem, então eles não seriam capazes de dar continuidade a magia que a fábrica de Willy possuía. Por isso o processo seletivo se deu com crianças.

O modo de seleção se consistia em um tour pela fábrica guiado por Willy. Durante o tour, ele podia conhecer melhor as crianças. Willy em momento algum eliminou ou selecionou uma delas. Isso era definido pelas próprias atitudes e personalidades das mesmas. Ou seja, situações que envolviam, por parte dá criança, ganância, gula, mimo, arrogância, não cabiam dentro do ambiente criado por Willy, e elas acabavam sendo eliminadas por consequência de suas próprias atitudes.

Ao chegar ao final do tour, só sobrou Charlie, uma criança que vinha de uma família muito pobre. Charlie atendeu a todas as expectativas de Willy. Ele conseguiu enxergar em Charlie uma pessoa que conseguiria seguir o ritmo de sua fábrica, sem mudar sua essência.

Pode-se dizer que foi uma técnica de seleção muito eficaz, pois como ela proporcionava algo muito vivencial, Willy podia conhecer mais a fundo, observar de perto seus candidatos e ver se eles realmente atendiam ao DNA de sua fábrica, se possuíam competência essencial.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante a realização deste trabalho, pudemos perceber que a gestão de pessoas está mais presente no dia-dia do que imaginamos.

Aprendemos que faz toda a diferença quando o candidato se encaixa na cultura de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com