TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Por:   •  29/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.897 Palavras (12 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4

2.2 MÉTODOS QUANTITAVIVOS 5

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 12

3 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo aplicar as conceituações teóricas das matérias de Micro e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade que nos foram apresentadas no decorrer do semestre. Fazendo assim através de pesquisas e análises de casos.

A partir dessa análise pudemos então perceber a importância do conhecimento detalhado sobre a economia e planejamento, além da aplicação da ética nos processos gerenciais e econômicos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Conforme solicitado, no mercado em questão foram identificados aspectos relacionados à disciplina acima citada, sendo os mesmo abaixo relacionados como:

a) Super POP Supermercado – Mix de Produtos Gêneros alimentícios (Embalados, Enlatados, Congelados, Resfriados), Produtos de Limpeza, Utensílios plásticos, Frutas, Verduras, Legumes e Açougue.

b) O perfil dos clientes em cerca de 70% são de idosos (aposentados). Os níveis sociais vão de A a D, sendo em sua maioria B1. As compras normalmente são feitas em sistema de crediário, sendo os produtos adquiridos ao longo do mês e ao término do mesmo somando a uma compra final tudo é quitado, tendo uma variação de valores que vão de R$ 100,00 a R$700,00 em média. Pagamentos são feitos basicamente de três formas: Cartão (crédito, débito e sodex alimentação), em Dinheiro e Convênio (Boleto e prazo no cadastro), porém em algumas exceções num percentual bem pequeno também em Cheque. Os clientes cadastrados normalmente pagam com 30 a 45 dias, já os que utilizam cartão de crédito dividem de 2 a 5 vezes.

c) A sempre procura por promoções, porém em sua maioria os clientes se mantém fieis ao supermercado, tendo em vista que em sua maioria são de pessoas idosas. Quanto às marcas específicas, existem muitos relatos de clientes que não abrem mão de marcas específicas, por vezes até tentam, mas sempre retornam a mesma marca.

d) As decisões relacionadas ao aumento dos preços normalmente estão ligados à inflação, ao repasse de valores recebidos dos fornecedores, em contra partida as promoções muitas vezes partem de negociações com os fornecedores.

e) A inflação interfere sempre nos preços praticados, pois os valores dos aumentos são repassados.

f) Para os produtos que são vendidos por várias empresas atacadistas, é praticada a concorrência entre as mesmas, a que apresentar o menor valor, melhor condição de pagamento e entrega, efetua a venda do produto em razão. Alguns produtos porém vem de venda direta, faz-se uma negociação corpo a corpo para manter o preço ou conseguir descontos.

g) Por ser uma cidade de pequeno a médio porte, os concorrentes não são necessariamente os que estão tão próximos, sendo que os concorrentes citados pelo supermercado são: Bahamas, Salles, Nova Era e Vieirão. As estratégias normalmente partem da divulgação de promoções pré-fixadas ou divulgados por panfletos, TV, comunicados em frente ao Supermercado e o boca a boca.

2.2 MÉTODOS QUANTITAVOS

A amostra deste estudo foi constituída a partir dos supermercados filiados a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em que as variáveis se referem ao exercício do ano 2005. Os dados foram adquiridos da ABRAS, em julho de 2006.

As estatísticas descritivas das variáveis empregadas no modelo de eficiência, nos períodos selecionados, são apresentadas na Tabela 2. Percebe-se, pelos resultados, a participação de diferentes portes de supermercados compondo a amostra da pesquisa. Assim, embora se tenha como referência os maiores supermercados do país, a amostra inclui, em um só escopo, unidades com faturamento variando entre 7,15 milhões e 16,17 bilhões de Reais.

A diferença de escala está refletida no desvio-padrão encontrado para cada variável, corroborados pelos coeficientes de assimetria e curtose, que descrevem o comportamento dispersivo das observações em relação à média.

Essas medidas sustentam a abordagem não-paramétrica escolhida como modelo analítico do estudo, ao passo que expõe, com propriedade, as disparidades características do setor em estudo.

Como o estudo se baseou na análise de eficiência, a construção do índice de eficiência se deu a partir da abordagem DEA - Data Envelopment Analysis. Esse método foi escolhido por ser apropriado à investigação proposta pelo trabalho, cujo foco é a análise de eficiência em organizações que atuam em uma mesma indústria. Isso porque a homogeneidade é uma dos pressupostos da técnica, que tem como vantagem ainda, a não exigência de forma funcional na relação das variáveis.

Com base no modelo DEA, obtêm-se os resultados relativos à eficiência técnica nas medidas de retorno constante e variável, além da eficiência de escala e do tipo de retorno encontrado.

Os valores de eficiência técnica podem ser decompostos em eficiência de escala e pura eficiência técnica. No quesito eficiência técnica sob retornos constantes, observou-se desempenho médio de 50%, conforme esboçado na Tabela 3. Isso descreve a possibilidade de aumento médio do faturamento em 50%, sem, com isso, modificar a quantidade de insumos utilizados. Assim, percebe-se a necessidade de aperfeiçoar a utilização dos insumos, como forma de aumentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com