TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SOBRE A TEORIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 3

UMA ANÁLISE SOBRE A TEORIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Adriana da Silva- Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC- Mestrado em Administração Universitária- Planejamento Estratégico e Plano de Desenvolvimento Institucional. E-mail: advogadosc@gmail.com

A palavra Planejamento Estratégico possui diversos conceitos, no entanto, podemos dizer que é a formulação de objetivos para a seleção de programas de ação, com a sua execução. Para a sua efetiva aplicabilidade faz-se necessário, dentre outros requisitos, a realização de uma análise das condições internas e externas da empresa, fatores estes de suma importância para a corporação, visto que, dependendo das condições em que ela se encontra, os planos, as estratégias suscitadas, apresentadas deverão ser reavaliadas e modificadas a fim de garantir o futuro desta empresa.

Podemos ainda dizer que é a premissa básica de um empreendimento, devendo ela ser considerada como alicerce de sustentação, de apoio e de estratégia, de visão e missão para o mundo empresarial.

Com a aplicação e execução do Planejamento Estratégico é possível prevê o seu futuro, formular processos para gerar resultados a partir de um sistema de decisões. È o saber onde a empresa pretende ir e como conseguirá chegar.

O Planejamento Estratégico dispõe de ferramentas importantes para o sucesso empresarial, com elementos facilitadores que leva o “gestor” (colisão dominante Formal) a organizar sua empresa, com apoio de seus colaboradores (colisão dominante informal), através de uma análise do ambiente de uma organização, apresentando as oportunidades para o sucesso, sem deixar de lado, os pontos fracos e fortes, que, dependendo do ponto de vista e a situação em que a empresa apresenta, poderá ser de grande valia para o sucesso empresarial, ou, por outro lado, para levar ao fracasso.

Diante da aplicabilidade dessas metas, cria-se uma consciência por parte do gestor (colisão dominante Formal) e seus colaboradores (colisão dominante informal), de modo com que estabeleça uma direção para a organização, com regras e metodologias capazes de apontar o caminho a ser traçado, a ponto de evitar erros e seguimentos falhos, que delimitam o fracasso, o desanimo, o desgaste e o fim empresarial.

A ferramenta organizacional serve para dar apoio às resoluções e interpretações que são levantadas dentro de uma empresa para agirem adequadamente, diante dos desafios que enfrentaram ao longo de sua jornada, em especial, para aquelas que não estão preparadas, citando nesse caso, o exemplo de um imprevisto, uma situação atípica, que, se não forem planejadas, com decisões sensatas e ponderadas, ocorrerá o suicídio empresarial.

A realização de um Planejamento Estratégico envolve toda a organização, e, assim sendo, o ambiente de trabalho deverá apresentar uma estrutura de comunicação entre todos os trabalhadores e gestores, com incentivos e técnicas de trabalhos que definem cada atividade elaborada e executada por seus funcionários, com a aplicação de políticas de organização, regras estabelecidas e cobradas, lideranças comprometidas, e, outros meios que facilitem o empreendedor a evitar conflitos negativos entre os trabalhadores, pois, caso isso ocorram, a imagem da empresa será afetada. Podemos citar como exemplo, o caso de um empregado que se encontra insatisfeito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com