TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Do Planejamento - Fichamento 1

Monografias: Teoria Do Planejamento - Fichamento 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 4

A expansão do plantio de café e da construção de ferrovias foram fatores notórios no que se diz respeito a alteração do cenário urbano que encontrava as poucas cidades brasileiras no começo do século XX. Tais cidades que ficavam localizados no litoral do país e com a chegada dos imigrantes e aa abolição da escravidão, sofreu uma mudança no cenário social e um aumento populacional para áreas urbanas.

Na metade do século XIX acontece uma migração interna de escravos, partindo principalmente da região Nordeste para a região Sul do Brasil. Quando a libertação dos escravos aconteceu, grande parte dos escravos deixavam as fazendas e buscavam novas condições de vida nas cidades. Sendo assim, a população urbana teve um aumento significativo com esse processo e também com a chegada dos imigrantes, que vieram para o país e foram substitutos dos escravos nos trabalhos nos campos e fazendas, devido a esse fato, quando surgia a primeira oportunidade, os mesmos partiam para as cidades em busca de melhorias de vida.

Mesmo com esse aumento populacional, as cidades se mantiveram pequenas e compactas até o final do éculo XIX onde a moradia popular se dava na área central das cidades.

Uma questão importante a ser abordada sobre as cidades, era o saneamento, que até então só haviam chafarizes públicos nas cidades com melhores recursos, e serviam para o abastecimento da população. Para quem não desfrutava desse meio de obter água, ia até os poços, minas e fontes para conseguir água e alguns escravos vendiam água pelas praças das cidades.

A quantidade de água que se obtinha era o mínimo para as condições de higiene, predominando os banheiros externos às residências e sem agua para “carregar” os dejetos. O banho era feito em rios e nas melhores ocasiões eram feito dentro de casa com auxilio de bacias e pequenas banheiras.

Já que a maioria dos resíduos eram orgânicos, os meninos eram reciclados na própria moradia. Com condições de higiene tão precárias, o alastramento de doenças era inevitável, surgindo então as vacinas, que eram vistas com um desprezo e receio, tanto por parte da população quanto por parte de quem as aplicavas.

Com o passar do tempo, nas três primeiras décadas do século XX, o transporte foi essencial para o desenvolvimento da cidade, pois as mesmas se moderam em torno das estações de trem. O conceito de moradia de aluguel vai ser substituída pelo conceito de casa própria, muitas vezes autoconstruída nas periferias dos grandes centros, essa mudança sobre moradas, tornou o cortiço como os vetores de epidemia.

Baseando-se nas moradias da época, definiu-se que os tipos de residência oficial eram residências unifamiliares e prédios de apartamentos. Outro ponto dessas mudanças é a viabilização de agua potável para os moradores, os hábitos de higiene vão alterar e os dejetos serão carregados por uma via hídrica. Porém, a partir da expansão dos sistemas públicos de agua e da utilização do meio hídrico para o afastamento de dejetos, o esgoto domestico ultrapassa uma centena de litros por pessoa.

Na medida em que a agua é trazida mais próxima da residência, diminuindo o gosto na sua obtenção, o consumo tende a aumentar.

As cidades atualmente se caracterizam por um modelo denominado linear, em que grande quantidade de insumos é demandada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com