TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de teoria e de Planejamento Regional

Por:   •  20/2/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Ensino de teoria e de Planejamento Regional 

Entrevistado: Arquiteto e prof.: Francisco Edilson Ponte Aragão – Universidade de Fortaleza (UNIFOR) / METROFOR

- Como se deu o desenvolvimento do Metrofor e qual sua relação com Maracanaú?

"As vias metropolitanas ferroviárias, elas nasceram já em cima das linhas de transporte ferroviário de longa distancia, a linha norte que ia para Sobral para Teresina resultou na linha oeste, a linha que vai para Juazeiro resultou na linha sul e ao longo do desenvolvimento de Fortaleza, essas linhas serviram como um motivo de urbanização de adensamento de população por meio delas, portanto o distrito municipal de Fortaleza foi colocado ao Sul porque já existia a linha ferroviária daí surgiu a cidade de Maracanaú, por exemplo com a junção de todos os conjuntos habitacionais. Se houvesse um planejamento mais casado entre o estado e a prefeitura ao longo desses corredores você teria adensado mais para redesenhar fortaleza a partir da matriz de transporte e uso do solo, teria tido um desenvolvimento diferenciado, no entanto oque prevaleceu foram as leis do mercado imobiliário o que é diferente das leis do urbanismo. O fato é que historicamente desde 1980 existe a linha ferroviária e nós não aproveitamos para desenhar a cidade a partir daí. Então o transporte ferroviario é de alta capacidade e evidentemente é caro, porém necessário. Hoje em dia por exemplo existe um milhão  de pessoas que se deslocam em Fortaleza e é impossível que você comporte esse numero em transporte rodoviario, o que gera trânsito, stress, degradação ambiental e da economia. Nós que somos da periferia do desenvolvimento nacional deveríamos nos atentar a isso, de qualquer forma essa linha o projeto é para cinco anos com financiamento privado, muito necessário.
Pensar em qualidade de transporte é concluir essa linha leste, toda subterrânea, contribuindo para as conexões fluírem livremente, diferente da linha sul que esta projetada em nível mais elevado, como exemplo a da Parangaba, oque não é bom pois cria uma barreira.
A linha Parangaba-Mucuripe já tem uma conexão maior com a cidade e cria uma interseção maior, que são barreiras quando segregadas que são feitas devido a opção financeiramente melhor para o orçamento."

   - Por essas linhas estarem incompletas elas podem ter um impacto muito grande com o desenvolvimento das cidades metropolitanas?

"O transporte é um meio de fazer essas ligações, oque faz essas cidades dormitório crescerem é as influências. Então Fortaleza precisa de Caucaia,Maracanaú, precisa dessa região inteira porque não comporta no espaço com o tipo de urbanismo que fizemos, porque não daria para trabalhar sem essa relação. O que é um dado positivo, o avanço da tecnologia do transporte permite que você não seja obrigado a morar na cidade grande."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com