TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP4 Planejamento e Gestão

Por:   •  29/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

NOME DO ALUNO:

RGM:                                                         

DISCIPLINA: Planejamento  e gestão de empresas e empreendimentos.

NOME DO TUTOR: Rita de Cassia Silva Pereira.

Formas de mercado

Também conhecida como estruturas, as formas de mercado representa o mercado e todos os seus participantes, mostrando a probabilidade de agir com ou sem a concorrência no mesmo. Estudar as formas de mercado é a mesma coisa que medir a capacidade e o tamanho que uma empresa pode ter no ramo em que atua. As formas de mercados são muitas. Abaixo vamos entender mais um pouco sobre cinco delas:

Oligopólio: mercado é dominado por um pequeno numero de produtores (empresas / ofertantes), que garantem sempre a maior fatia de determinado mercado. A maior disputa, não é por variação de preços, mas sim por tecnologia e qualidade do produto.

Monopólio: Como o próprio nome já diz, monopólio é quando uma única empresa ou indústria é fornecedora de determinado produto ou serviço. Quando não existe a concorrência, a empresa pode cobrar o valor que bem entender em cima de determinado serviço ou produto. Essa forma de mercado pode de alguma forma deixar as empresas acomodadas no sentido de inovação e qualidade.

Competição Monopolística: é quando há um grande numero de empresas (fornecedores / ofertantes), cada qual com uma fatia do mercado e com produtos similares que variam preço e qualidade o que favorece alguns fornecedores. O que diferencia umas das outras são pequenos detalhes como embalagem, atendimento, cor e etc.

Monopsônio: é quando temos apenas um comprador para determinado serviço ou produto. Neste caso, quem demanda os valores, é o comprador.

Oligopsônio: mercado onde a demanda de vendedores é maior que a demanda de compradores. Neste caso existe uma competição individual de cada vendedor de conquistar os poucos clientes no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (187.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com