TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APII - Administração de Produção

Por:   •  5/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Administração

Disciplina: Administração da Produção e Operações 

Tutor: Rogério Campos

Aluno(a): 

RA / RGM: 

Polo: UNICID - Tatuapé

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES = APII

Texto:

A empresa Indústria de Metais S/A obteve bom desempenho operacional nos últimos anos, porém vem perdendo significativamente posições de mercado. A empresa possui um antigo gerente de produção que é a favor da produção em massa de panelas comuns, sendo todas distribuídas na grande São Paulo, porém os produtos que fabricam, tais como travessas e bandejas de Inox, vem sendo substituídas gradativamente por produtos plásticos, levando a empresa a apresentar uma queda de 30% no último ano. O Faturamento da empresa é de R$5.000.000,00 ao mês, onde a linha de panelas representa 80% do faturamento e 20% são bandejas de Inox. O gerente de Vendas é amigo do sócio proprietário e possui ideias conservadoras em relação à troca de produtos. O gerente de vendas diz: "Em time que vence não se mexe!”.

Com base no texto, responda:

  1. Quais aspectos de responsabilidades diretas da produção estão faltando na Fábrica? Cite e Explique.

Analisando o texto acima, vimos que todos os aspectos de responsabilidades diretas faltam nesta fábrica.

  • Entender os objetivos estratégicos da produção - Qual a meta de produção a empresa deseja alcançar? Anteriormente ela tinha desempenho significativo no mercado, o que fazer para continuar tendo esse resultado?
  • Desenvolver uma estratégia de produção para a organização - Neste caso, o gestor precisa enxergar que conforme as mudanças vão ocorrendo com seus concorrentes e as novas tecnologias vão surgindo no mercado, a empresa precisa atualizar-se e acompanhar as tendências. Como por exemplo, na substituição das peças de inox por peças plásticas, será que não é o momento de repensar se vale a pena continuar produzindo os produtos tradicionais, ou seria melhor diversificar?

  • Desenhar produtos, serviços e processos de produção – Com a observação de que há a substituição dos produtos de inox pelas peças plásticas, o gestor pode criar novos produtos, tendo e também a oportunidade de melhorar seu processo de produção solucionado os erros e implementando melhorias contínuas. Verificando que a produção em massa não é o melhor para empresa neste momento, e que optar pela produção enxuta pode ser o inicio de uma nova fase de sucesso.

  •   Planejar e Controlar a Produção - Implementando novos processos de produção, o gestor terá que planejar e controlar a produção para que tudo ocorra dentro do planejado e a empresa consiga os resultados desejados.
  •  Melhorar o desempenho de Produção - Para melhoria de desempenho, o gestor deverá primeiro quebrar esse paradigma: "Em time que vence não se mexe!”, abrir a visão para o novo, aceitar as mudanças e trabalhar em conjunto com a equipe, para que tudo o que foi planejado seja colocado em prática.

2) Quais aspectos de responsabilidades indiretas da produção poderiam ser melhorados? Cite e Explique.

                               Informar as outras funções sobre a oportunidade e as restrições fornecidas pela capacidade instalada de produção – A comunicação é a principal ferramenta dentro de uma organização. Não só o setor produtivo, mas, todas as áreas deverão ser informadas sobre as dificuldades que a empresa passa, e quais são as oportunidades para saírem dessa situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com