TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APII Administração de Recursos Humanos

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Administração

Disciplina: Administração de Recursos Humanos

Tutor: Anderson Barros

Aluno (a): Michele Charleaux

RA / RGM: 16840071

Polo: Modulo – Caraguatatuba

 

Processo de Recrutamento e Seleção de Pequenas e Médias Empresas

 

O processo de recrutamento e seleção é um instrumento primordial dentro de uma empresa, pois o candidato escolhido muitas vezes representará à Organização para seus clientes.  

A forma como o processo de recrutamento e seleção é conduzido, diz muito de como está toda estrutura de gestão de pessoas. Muitas vezes a empresa tem noção do que precisa, mas nem sempre as atribuições deste novo cargo estão claras, para isso temos o Planejamento de Recursos Humanos, segundo Chiavenato (2009) "O ponto de partida é planejar adequadamente sua mão de obra, sempre observando as necessidades da organização, ou seja o que ela precisa de imediato e quais são seus planos futuros de crescimento e desenvolvimento, observação esta que deve ser realizada periodicamente."

O planejamento estratégico da organização será sempre a linha mestre para a tomada de decisão quanto a quem, porque e quando contratar. Para obter sucesso em uma contratação a empresa precisa de pessoas certas, no lugar certo e na hora certa.

Um processo bem elaborado demanda tempo, tempo de Recrutamento (processo de atrair candidatos para as vagas existentes) e Seleção (escolha entre os candidatos recrutados que mais se adequam ao cargo). Muitas vezes a empresa não está preparada, ou não tem essa demanda de  tempo, seja por falta de planejamento ou qualquer outro motivo. Fazer uma contratação de ultima hora, sem passar por todo esse processo poderá acarretar vários prejuízos tanto a empresa, quanto ao candidato. Para que isso não aconteça, conforme mostra o vídeo, existem empresas especializadas nesse serviço, preparadas para analise do perfil da vaga de forma completa, assim como das demais necessidades do setor de gestão de pessoas, podendo auxiliar na melhoria e profissionalização da equipe.  

No geral, para a contratação de um novo candidato, seja ela uma pequena, média ou grande empresa, o processo básico é o mesmo, recrutamento e seleção. O que diferencia são pequenos métodos utilizados para avaliação dentro da seleção para que haja sucesso na contratação, métodos esses que variam de empresa para empresa.

 

 

 

Referência:

 

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 9.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

 

 

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com