TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICABILIDADE DA MATEMÁTICA NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.262 Palavras (14 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 14

APLICABILIDADE DA MATEMÁTICA NAS ORGANIZAÇÕES

Fabiane Wosniak

Marcelo Moretti

Profª Taciana Rita da Silva

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Administração/ 4º Semestre EAD (Turma ADG0398) – Prática Módulo: Seminário da Prática IV 08/06/2015

Resumo

Neste trabalho procurou-se demonstrar como a matemática é uma ferramenta crucial dentro de uma organização, sem ela presente no dia a dia e no cotidiano das pessoas não existiria um futuro desejado. Ela pode estar presente em diversas formas de equações e também em praticamente todos os setores da empresa, seja no financeiro, qu é u dos setores que mais age diretamente com cálculos e controles financeiros, onde será abordados alguns exemplos mais utilizados nas organizações, como fluxo de caixa, como calcular o preço de venda de determinado produto, cuja o nome do cálculo chama-se Markup, cálculos de juros, descontos comerciais e descontos racionais.

Palavras-chave: Controle financeiro, fluxo de caixa, mark-up, formação de preço, juros, descontos.

  1. INTRODUÇÃO

Praticamente todas as empresas possuem dificuldades financeiras, ainda mais quando a mesma não possui controles financeiros ou o próprio administrador não possui conhecimentos matemáticos. Saber avaliar as necessidades em determinado tempo, ter visão do futuro para antecipar sua tomada de decisão são estratégias que podem auxiliar muito em um futuro desejado e inibir com gastos fúteis.

Muito antes de abrir o negócio, o administrador deve ter um planejamento do que será gasto, qual será o seu lucro, qual é o valor de venda de determinado produto ou serviço, quais despesas, juros e descontos que será pago. São maneiras que o próprio administrador deve ter em mente para não sair perdendo.

Contudo, é essencial que o administrador tenha um conhecimento técnico de matemática e formas de se organizar no seu dia a dia, ou até mesmo, contratar profissionais específicos para determinada ocasião. Assim, terá uma visão nítida do que está acontecendo na organização, saber identificar os problemas e soluções imediatamente, evitando os prejuízos.

O presente trabalho tem como demonstrar a importância de um dos controles financeiros mais utilizados nas empresas, que é o fluxo de caixa, demostrar alguns exemplos de cálculos, tais como, a formação do preço de um produto, como calcular juros, descontos simples, desconto composto.

 

  1. CONTROLE FINANCEIRO

O controle financeiro é essencial dentro de uma empresa, independentemente de como ele será elaborado, por exemplo, no caderno, em planilhas no Excel, tabelas no Word, desde que o administrador se organize para ter o controle das contas a pagar, contas a receber, se haverá dinheiro em caixa, identificar o que será lucro e o que será despesa. São perguntas como essas que devem ser feitas sempre, assim saberá se é viável ou não continuar com o negócio. São controles básicos, porém cruciais para que permita responder além das perguntas, orientar o administrador em sua jornada.

Esse controle serve para atualizar e disponibilizar informações, ajuda na tomada de decisão, como por exemplo, se deve ou não ser investido em determinado equipamento ou maquinário em determinado período, pode auxiliar o que deve ser feito nas horas difíceis, minimizar erros e maximizar nos resultados.

Segundo site Administrador, “Controles financeiro baseia-se na coordenação das atividades e avaliação da condição financeira da empresa. Por meio de relatórios financeiros a partir dos dados patrimoniais e da situação do fluxo de caixa.”

  1. FLUXO DE CAIXA

O fluxo de caixa prevê as entradas e saídas de dinheiro de uma organização é o resultado dos controles das contas pagas e a receber, vendas, despesas, saldos, aplicações e todos os dados da movimentação financeira da organização.

O administrador precisa alimentar de preferência diariamente as planilhas e com dados financeiros para que estejam sempre atualizados, para que com isso ele possa ter uma previsão de saldo de caixa diário, assim visibilizado quando terá de sobra de caixa, podendo aproveitar em investimentos e aplicações financeiras, ou pelo contrário, poderá haver falta de caixa, onde terá que estar renegociando com fornecedores e clientes para que futuramente possa suprir.

Segundo site Portal Educação, “Fluxo de caixa é a revisão de entradas e saídas de dinheiro de um período determinado, bem como confrontar dessa previsão com as operações realizadas de caixa e seus equivalentes”.

Para Zdanowicz (1992) “O fluxo de caixa é o instrumento de programação financeira, que corresponde as estimativas de entrada e saída de caixa em certo período de tempo projetado. Com essa estimativa a organização das finanças torna-se mais correta em função de ter em mãos o que irá pagar em certo período de tempo, podendo prever possíveis investimentos com as sobras, bem como a busca de recursos quando existir déficit no caixa da empresa.”

Figura 1 – Modelo básico de um fluxo de caixa

[pic 1]

Fonte: Spartansite. Como elaborar controles financeiros.

Portanto, os aspectos que pode ser esclarecidos com o fluxo de caixa são:

  • Avaliar se as vendas presentes serão suficientes para cobrir os desembolsos futuros já identificados
  • Verificar se a empresa esta trabalhando com aperto ou folga financeira no período avaliado.
  • Verificar a necessidade de realizar promoções e liquidações, reduzir ou aumentar preço.
  • Verificar se os recursos financeiros próprios são suficientes para tocar o negocio em determinado período ou se há necessidade de recursos com terceiros.
  • Avaliar se o recebimento das vendas é suficiente para cobrir os gastos assumidos e previsto no período.
  • Verificar a necessidade de realizar promoções e liquidações, reduzir ou aumentar preços objetivando o ingresso de recursos na empresa.
  • Avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos.
  • Antecipar as decisões sobre como lidar com sobrar ou falta de caixa.

  1. FORMAÇÃO DE PREÇO OU MARKUP

O preço é o valor que o cliente pagará por determinado produto e obviamente esse valor deverá gerar um lucro para a organização. Então, como será o cálculo da formação de preço de determinado produto? Lembrando que, o preço deve ser suficiente para cobrir todos os custos, despesas, impostos e o por fim, gerar o lucro desejado. Simples, para realizar o cálculo usa-se índice chamado Markup.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (309.9 Kb)   docx (198.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com