TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA E DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S

Por:   •  28/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Atualmente, em função do cenário competitivo, as empresas procuram maneiras de se destacar entre as demais. Dentre algumas alternativas encontram-se os sistemas de gestão de qualidade como forma de melhorar os seus processos e produtos por meio da eficiência e eficácia. A qualidade é de suma importância em toda e qualquer empresa independente do ramo de atividade. O cliente é o pilar que faz com que as empresas busquem a excelência em seus produtos e serviços. O objetivo primordial em implantar o SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) nas empresas é a busca pela melhoria contínua dos processos e consequentemente fornecer credibilidade aos clientes. Com base nesse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de identificar e propor soluções de melhorias contínuas, por meio de ferramentas da gestão de qualidade na empresa Top Car veículos. Para isso utilizou-se o método da pesquisa ação, em busca de soluções práticas para os problemas reais, onde se definiu a aplicação da ferramenta 5W2H na empresa.

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5W2H E DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S

A ferramenta 5W2H surgiu no Japão, criada por profissionais da indústria automobilística durante os estudos sobre a qualidade total. Devido ao seu envolvimento com a qualidade empresarial, sua metodologia é bastante utilizada nesse meio. O 5W2H atua como um mapa de atividades, estabelecendo o que será feito, quem o fará, em quanto tempo será realizado, qual área da empresa é a responsável e quais os motivos para determinadas atividades serem feitas. Sua metodologia tem origens nos termos What (o quê), Who (quem), Why (por quê), Where (onde), When (quando), How (como) e How Much (quanto), tais termos são oriundos da língua inglesa, que consistem em simples perguntas que servem de apoio ao planejamento das atividades. Essa ferramenta administrativa pode ser utilizada em qualquer empresa a fim de registrar de maneira organizada e planejada como serão efetuadas as ações, pela sua praticidade. Ela pode ser realizada em organizações de qualquer porte, pois, não necessita de uma equipe técnica especializada, desde que, tenha um responsável que saiba realizar todo o processo e organizá-lo de maneira a obter sucesso nos objetivos traçados.

Com base nessas informações criou-se um modelo de planilha 5W2H padrão para coleta dos dados, a fim de implantar a gestão de qualidade na organização. Segue abaixo planilha com os dados coletados.

A aplicação desta planilha 5W2H resultou em primeiro momento em um período de curto prazo, uma pesquisa de satisfação ao cliente, com o objetivo de captar informações de nossos produtos e da nossa organização. Sendo assim, um dos colaboradores ficará

responsável de enviar e - mails aos nossos clientes fidelizados, contendo 10 perguntas referentes à Top Car, onde o cliente irá avaliá-la, com relação aos produtos, atendimento e organização. Com base nas informações obtidas, será feita uma análise dos resultados para melhor desenvolvimento da empresa.

A implantação do programa 5s resulta em médio prazo uma melhoria na qualidade de vida pessoal e profissional dos colaboradores. Para isso o gerente da empresa, deve definir um líder para o programa 5S para ser o facilitador do programa. Após a definição este líder receberá treinamentos realizados pelo Departamento de Qualidade, onde serão explicados os conceitos referentes à ferramenta 5S e a importância de sua implantação. Sendo assim, será realizada uma reunião com todos os funcionários da empresa Top Car veículos para informá-los dos conceitos do 5S, como o programa seria implantado, os benefícios de sua prática e também para repassar outras informações pertinentes obtidas no treinamento. Com isso, todos estarão conscientizados da necessidade de tal implantação. Após isso o líder deve realizar um plano de trabalho para definir o processo de aplicação. Neste plano serão definidas todas as etapas, procedimentos, responsabilidades, cronogramas e metas.

Baseando-se na estrutura do programa 5S é de suma importância desenvolver um roteiro de avaliação visando à qualidade da empresa da seguinte maneira:

Senso de Utilização (SEIRI)

· Verificar se o descarte de papel, grampos, canetas e outros estão sendo feitos de maneira correta.

· Verificar se somente objetos e documentos para uso imediato estão sobre as mesas.

· As áreas onde estão às impressoras são utilizadas corretamente, sem desperdiçar papel.

· Os armários e gavetas estão em boas condições de uso.

Senso de Organização (SEITON)

· Verificar se os armários, gavetas de arquivos e material de escritório estão organizados e identificados.

· As garrafas de café estão no local correto e identificado.

· Gerenciamento visual das cadeiras e mesas

· Existe identificação do extintor e o mesmo está dentro da validade.

· Existe espaço reservado, um “quadro” para itens relacionados à 5s como notas, cronograma de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com