TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DO MÉTODO PDCA EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.432 Palavras (10 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 10

APLICAÇÃO DO MÉTODO PDCA EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTICIO

Acadêmicos: Gabriel Virginio Pereira*

Glaycon Erick Bernardo*

Orientadores: Drª Elizandra de Siqueira*

Me. Sandra Bonh*

RESUMO

Este é um relato de experiência sobre a aplicação do método PDCA em um determinado setor da empresa do ramo alimentício alfa, onde foram destacados alguns problemas principais onde foi possível aplicar a ferramenta, viu-se então que a empresa apresentava várias falhas em seu processo de gestão, manutenção, controladoria, problemas psicossociais estoque excessivo de embalagens, o alto índice de absenteísmo prejudicava a produção, os colaboradores da empresa estavam insatisfeitos com o atual modelo de gestão, onde havia uma alta rotatividade de gestores, entre outros, com o objetivo de resolver esse problema foi implantado metas para reverter a situação, podendo assim achar as causas e as possíveis soluções para trata-las.

Palavras-Chave: PDCA, Falhas de Processo, Gestão.

REVISÃO DE LITERATURA

O Ciclo PDCA é um método de gestão para melhorar processos ou produtos. Devido seu modelo flexível e de fácil aplicação e de ganhos reais para as organizações, o ciclo PDCA é usado por empresa em todo o mundo e é uma ferramenta comum em projetos de qualidade da gestão. 

“Seu objetivo principal é tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos. Pode ser utilizado em qualquer tipo de empresa, como forma de alcançar um nível de gestão melhor a cada dia, atingindo ótimos resultados dentro do sistema de gestão do negócio.” Periad 2011.

A origem do PDCA se deu a partir do ciclo de Shewhart, Walter Andrew foi um físico, engenheiro e estatístico, conhecido como o "pai do controle estatístico de qualidade". Os fragmentos que deu origem ao PDCA desenvolveram-se ao longo de, pelo menos, 300 anos de pensamento filosófico. Desde a revolução cientifica, século XVII, os grandes pensadores europeus, como Kepler, Copérnico, Da Vinci e Telésio, os mesmos já se perguntavam sobre a melhor maneira de desenvolver conhecimentos validos e que substituíssem os questionáveis dogmas da Igreja Católica acerca do mundo, que era baseado, sobretudo, na metafisica. Oribe, 2009 “Nessa época Galileu Galilei estabeleceu a primeira sequência de passos para a geração de conhecimentos válidos, composta pela observação, analise indução, verificação, generalização e confirmação”.

ORIBE, 2009 “Outros filósofos, como René Descartes e Francis Bacon, também descreveram seus métodos, cada qual fundamentado em sua própria crença sobre o melhor caminho a seguir para chegar ao mesmo ponto: o conhecimento. Como a intenção não era resolver problemas, a sequência não continha etapas de aplicação do conhecimento adquirido. Com o passar do tempo, outros filósofos acabaram influenciando a criação do PDCA para se tornar o conhecemos nos dias de hoje”.

A inspiração para a criação do PDCA foi atribuída por Shewhart e Deming aos americanos Clarence Irving Lewis e John Dewey, dois dos fundadores da escola filosófica do pragmatismo. A ideia de um “circuito” foi desenvolvida por Dewey ao imaginar como funciona a relação entre ação humana e o domínio social ao qual pertence. Segundo ele a reflexão para a solução de um problema. SAMPAIO 2011.

O Ciclo PDCA ou também chamado de Ciclo de Deming é um método de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act). O objetivo é auxiliar a entender como um problema surge, e também como deve ser concluído, focando na causa. Uma vez identificada à chance de melhoria, coloca-se em ação atitudes que promovam a mudança necessária e, então, atingia os resultados esperados com mais qualidade e eficiência.

 Vaz, 2011 “Esse método de análise e mudança de processos parte do pressuposto de que o planejamento não é uma fase estanque — ou seja, não acontece uma única vez —, tampouco é absoluta. Por isso, no decorrer do projeto pode ser preciso mudar o planejamento. E o Ciclo PDCA ajuda a fazer exatamente esse controle, que é contínuo, contribuindo para que cada processo se desenvolva da melhor maneira possível”.

A forma mais fácil de planejar ações para o futuro e programar mudanças é conhecida como ciclo PDCA. É uma ferramenta extremamente útil para melhoria de qualquer atividade e também na implantação de mudanças na empresa. A filosofia da qualidade total parte do princípio de que pessoas, processos, produtos, a forma de operação e as tarefas de uma organização sempre podem e devem ser aprimorados.

Fases do ciclo PDCA

Planejar, nessa fase é estabelecido os objetivos e as metas  a se alcançar no ciclo. O problema a ser resolvido, por que é preciso resolver esse problema, é nessa fase que a equipe defini os indicadores de desempenho, os mesmos mostrarão se o objetivo vai ser de fato alcançado. É nessa fazer que sejam determinados os métodos de trabalho usados para chegar ao resultado, assim como é também nessa etapa que se dá o desenvolvimento do plano de ação,

Fazer, nessa fase, o plano de ação é posto em prática seguindo o planejamento, cuidando sempre para que não haja nenhum tipo de desvio pelo meio do caminho, em caso de erro é necessário que volte o processo Já se a iniciativa for executada conforme o esperado segue-se para a próxima fase, encarando a análise dos resultados.

Checar, a fase de checar começa com a fase de implantar o plano de ação, nessa fase é preciso fazer um monitoramento sistemático de cada atividade elencada no plano de ação e comparar o previsto com o realizado, identificando as lacunas que podem ser sanadas em um próximo ciclo, assim como oportunidades de melhoria que podem ser adotadas no futuro. É avaliada a metodologia de trabalho adotada também ajuda a verificar se a equipe está no caminho certo ou se é preciso modificar algum processo para se ter mais êxitos durante o decorrer do projeto.

Agir, com a análise de dados concluída, realiza-se os ajustes necessários, corrigindo falhas, implantando melhorias imediatas e fazendo com que o Ciclo PDCA seja reiniciado, visando aprimorar ainda mais o trabalho da equipe.

Por ser uma ferramenta fácil e bastante intuitiva, o Ciclo PDCA pode ser aplicado a praticamente qualquer tipo de projeto, dos mais simples aos mais complexos, já que ajuda a direcionar a equipe para o desenvolvimento de melhorias contínuas, aguça os sentidos para a identificação de falhas e oportunidades de aprimoramento e ainda contribui para que todos os envolvidos visualizem as mudanças realizadas. Vaz, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (279.8 Kb)   docx (177.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com