TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO MÓDULO QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS

Por:   •  24/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Disciplina: Filosofia e Ética Geral

Unidade de Aprendizagem: Filosofia e o filosofar

Estudante:

APLICAÇÃO MÓDULO 4 | QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS

Em 2005, o escritor e filósofo norte-americano David Foster Wallace foi convidado a oferecer o discurso de formatura da turma daquele ano, na Kenyon College. O resultado está representado parcialmente no vídeo “Isso é água - David Foster Wallace”. Ali, Foster Wallace sintetiza o mito de Sísifo, a busca pelo sentido e a ideia geral de liberdade genuína que uma formação humanística pode proporcionar. Com este vídeo fecharemos a unidade “A filosofia e o filosofar”.  Escolha uma das ideias apresentadas no vídeo e ofereça uma reflexão sobre como ela pode orientar a nossa visão de mundo.

ESTRUTURA DE RESPOSTA

Apresente a ideia do vídeo selecionada.

O vídeo nos traz a ideia de empatia para com o mundo. Uma frase que chamou muito a minha atenção foi: “A única coisa Verdadeira, com V maiúsculo, é que vocês precisam decidir conscientemente o que, na vida, tem significado e o que não tem.”

Apresente de que forma essa ideia orienta a visão de mundo.

A partir dessa ideia, podemos enxergar o mundo de uma outra forma, uma maneira mais humana e que se coloca mais no lugar do outro. Enfrentar o supermercado cheio de uma outra perspectiva, não reclamando, por ter que estar ali após um longo dia de trabalho, mas sim, agradecendo por estar vivo e ter condições físicas e financeiras de estar ali naquele supermercado lotado. É olhar para os outros, e não os julgar por tomar determinada atitude, mas sim, refletir no que a pessoa possa estar enfrentando em sua vida para agir daquela forma.

É sobre levar uma vida mais leve e feliz, sem muitos julgamentos e reclamações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (71.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com