TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOSTILA-CHIAVENATO GESTÃO DA REMUNERAÇÃO, DESEMPENHO, SAÚDE E SEGURANÇA DAS PESSOAS

Por:   •  8/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 10

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Curso de Administração

 GESTÃO DA REMUNERAÇÃO, DESEMPENHO, SAÚDE E SEGURANÇA DAS PESSOAS

APOSTILA 1

SÃO PAULO

2020

1 - CASO ABB

1 – A “desorganização” da empresa na verdade foi uma grande mudança, ela marcou o fim de um sistema muito burocrático onde os funcionários não tinham tanta autonomia para tomar as decisões, informações demoravam para serem repassadas, processos demorados etc.

        Essa decisão de reorganizar a empresa foi tomada pois foram identificados diversos pontos negativos que a empresa estava passando e consequentemente isso afeta os lucros, desempenho dos colaboradores, relacionamento etc. E a solução encontrada para esse caso foi de reorganizar a empresa, onde podemos notar uma melhora nos processos.

2 – A agilidade na tomada de decisões aumentou, pois, os colaboradores tiveram maior autonomia para tomar as decisões e suprir a necessidade dos seus clientes, visto que antigamente existia uma grande burocracia para esse processo.

3 - A empresa teve a sua hierarquia reduzida, justamente para simplificar alguns processos e também dar autonomia para tomada de decisões. Junto disso, a redução de gastos, pois salários muito altos podem ser cortados, o fluxo dos processos acaba sendo mais rápido, pois não precisa passar por diversas pessoas para serem aprovados. No geral beneficia toda a empresa em si.

4 – O empowerment foi obtido através da criação das novas minicompanhias, onde os colaboradores tiveram mais autonomia para tomar decisões, os processos ficaram mais simplificados e isso também gera mais confiança na tomada das decisões.

2 - Exercícios P.217 – CASO AABB

1 – Mirando a tendência que aponta para grandes organizações mais enxutas, ágeis e eficientes; e objetivando enfrentar uma concorrência cada vez mais acirrada, a AABB segmentou-se em mininúcleos, delegou mais autonomia aos seus funcionários, reduziu os graus de hierarquia e extinguiu o escalão superior da matriz.

2 – Com a extinção dos cargos hierárquicos superiores, aos quais a gerência tinha que submeter à aprovação de suas decisões; e capacitando tais gerentes para tomá-las, a AABB propiciou mais rapidez e agilidade dos vários núcleos de negócios na sua interação com os clientes.

3 – A AABB a reduziu de 2000 para 200 os cargos imediatamente abaixo da diretoria executiva, que tinham como função fiscalizar e aprovar as decisões tomadas a nível de gerência, dando autonomia e capacitando 5000 gerentes de núcleos de negócios.

4 – Através da criação e fortalecimento das unidades de negócios, houve a capacitação e comprometimento dos funcionários, de forma a terem autonomia e habilidade para darem respostas ágeis e adequadas para os movimentos dos concorrentes e para as necessidades dos clientes.

3 - Caso tintas ABC

        O case começa contando a vivência do funcionário Mario, este trabalha a mais de 12 anos na empresa e descreve a organização como uma empresa que parou no tempo. O Mario a 12 anos realiza as mesmas atividades, no entanto neste meio tempo foi promovido a gerente, mas conta que o que realmente mudou foi o cargo e não suas responsabilidades, assim como seus colegas que estão a bastante tempo a empresa, todos estagnados a muito tempo.

        Para Mario, a empresa Tintas ABC necessita de uma intensa mudança para que possa sair do bitolamento, sua ideia foi alterar o desenho dos cargos, pois acreditava que o atual era ultrapassado, mas não podia mexer no organograma da organização pois os diretores não ficariam contentes. A ideia então foi começar a mudança junto com os gerentes de linha, proporcionando uma assessoria para que fosse possível o redesenho dos cargos.

        Foi necessário que os gerentes e funcionários descrevessem e analisassem seus cargos e atividades, este deve conter o retrato do trabalho, contendo as atividades, posição/nível hierárquico e deveres claramente descritos.  Para que o redesenho dos cargos seja feito de maneira correta também é necessário verificar o volume de tarefas que cada departamento e cargo possui, pois ~e provável que tenham departamentos com pessoas de mais ou de menos, criando “ruídos” na informação ou relaxamento quando o cargo possui pessoas de mais ou criando volume acumulado de tarefas ou tarefas feitas de maneira incorreta quando possui pessoas de menos nos cargos. Outro ponto importante para que a empresa Tintas ABC possa realizar um redesenho de cargos de forma que a empresa possa sair um pouco do modelo tradicional e possa começar a inovar assim como seus concorrentes é deixar os cargos menos individualizados e os tornarem mais interpessoais, desenvolvendo o espirito de equipe.

        Para que a empresa pudesse atingir estes objetivos e assim pudesse  abandonar alguns conceitos conservadores e ultrapassados da divisão do trabalho, adotaria o modelo “Empowerment”, este modelo preza o fortalecimento das pessoas que trabalham em equipes com foco nas metas e resultados e liberdade nas decisões, o que torna o processo mais efetivo. Isto faz com que as pessoas sejam libertadas de seus cargos rígidos e inflexíveis, no entanto para que funcione este modelo exige pessoas capacitadas, portanto se fosse necessário utilizaria a equipe mais capacitada para a realização de um “teste” deste modelo. Consiste em cada pessoa escolher suas responsabilidades e nos métodos para executá-la, ambienta de compartilhamento de informações e objetivos conjuntos, encorajamento para assumir iniciativas e discussão de opiniões para a busca de soluções, colocar em prática ideias e projetos e moral de reconhecimentos e prêmio por metas. Dessa forma a empresa Tintas ABC desenvolvera equipes participativas, de maneira descentralizada e membros que apoiam um objetivo conjunto, pois todos são responsáveis pelos resultados, além de tornar alguns processos mais rápidos, pois os membros devem agir rapidamente em busca de soluções e oportunidades.

4 – Qual desenho organizacional mais adequado para você? Pag. 225

Resultado: Consigo me adaptar em qualquer dos desenhos organizacionais. A preferência organizacional é um aspecto importante para a escolha de trabalho.

5 - P.234 – CASO A NUMMI

1 - Na interação das suas respectivas culturas e metodologias de trabalho.

2 – Aplicado ao ambiente de trabalho, entendo como benchmarking um padrão a partir do qual se realiza a comparação de mecanismos, processos, condutas e resultados.

3 – A filosofia da NUMMI compreende a busca pela perfeição, a capacitação dos funcionários, a superação da qualidade, o desenvolvimento das equipes, a premissa de que todo empregado é um diretor, e o alcance de um meio de vida estável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com