TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APPLE INC. EM 2010

Por:   •  11/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fichamento de Estudo de Caso

Luana Pacheco de Souza

Trabalho da disciplina de Gestão do Conhecimento e Marketing

                                                 Tutor: Prof. André de Jesus Menezes

São José

2017

Estudo de Caso:

APPLE INC. EM 2010

REFERÊNCIA:

O texto relata a história da Apple Inc. e seu desenvolvimento perante a era da tecnologia. A Apple foi fundada no ano de 1976, em uma garagem da família de Steve Jobs, em Los Altos, na Califórnia. Juntamente com seu colega Steve Wozniak, construíram uma placa de circuito de computador que chamaram de Apple I. Em abril de 1978, lançaram o Apple II, que provocou uma revolução na informática, se tornando a Apple líder da indústria, vendendo mais de 100.000 Apple II até o final de 1980.

Em 1981, quando a IBM entrou no mercado da informática, tornou-se o novo padrão da indústria, criando uma forte competição com a Apple, que respondeu introduzindo o Macintosh em 1984. O Mac foi uma inovação, destacando-se pela facilidade de uso e design elegante. No entanto, o processador de baixa velocidade e a falta de software compatível limitaram as vendas, levando a empresa a uma crise. Jobs foi forçado a sair em 1985, deixando na liderança John Sculley, que levou o Mac a novos mercados, recuperando a participação da Apple no mercado.

Os clientes fiéis da Macintosh possibilitavam que a Apple vendesse seus produtos a um preço elevado, obtendo alto lucro. No entanto, computadores compatíveis da IBM eram vendidos a um preço consideravelmente mais baixo. Sculley decidiu então formar uma aliança com a IBM, para trabalharem em novos produtos. Porém, esses projetos levaram a um ataque em larga escala à indústria, fazendo decair bruscamente as margens brutas da Apple.

Sculley foi substituído por Michael Spindler, o presidente da empresa, que acabou com a aliança com a IBM e anunciou que licenciaria 6 empresas para criarem clones do Mac. Tentou reduzir custos e insistiu no crescimento internacional da Apple. Mesmo assim, a empresa continuou a decair, e após um prejuízo de US$ 69 milhões, nomeou um novo CEO, Gilbert Amelio, que resolveu utilizar uma estratégia de diferenciação com preços premium. Mas as vendas continuaram decaindo, já que a Apple não conseguiu produzir um novo sistema operacional que a mantivesse a frente do Windows 95, da IBM. Amelio acabou procurando Steve Jobs e, em dezembro de 1996, anunciou a aquisição da NeXT Software, fundada por Jobs depois de sair da Apple. Jobs também voltou à Apple como assessor em meio período e, em setembro de 1997, tornou-se o CEO interino da empresa. O primeiro golpe real de Jobs veio com o iMac, em agosto de 1998. Graças ao iMac, as vendas da Apple superaram a média da indústria pela primeira vez em anos. A imagem maculada da Apple foi recuperada e a marca passou a ser uma alternativa moderna em relação às outras marcas de computadores.

Apesar de a Apple ter sido pioneira no ramo dos dispositivos de computação “pessoal”, foi a IBM que popularizou os PCs na década de 1980. Seu crescimento era impulsionado por preços baixos e novas capacidades. No entanto, o crescimento da receita não conseguiu acompanhar o volume, caindo a margem de lucro da maioria das fabricantes para menos de 5%. Computadores laptops ganharam força a partir do final da década de 1980.

Os compradores de PCs eram divididos em cinco categorias: domiciliar, de pequenas e médias empresas, corporativo, educacional e governamental. Os quatro maiores fornecedores de PCs (Hewlett-Packard, Dell, Acer e Lenovo) representavam 55% das vendas mundiais. Os fornecedores da indústria de PCs eram divididos em duas categorias: os que fabricavam produtos com muitas fontes (como chips e teclados) e os que fabricavam produtos com apenas algumas fontes (como microprocessadores e sistemas operacionais). A Intel comandava aproximadamente 80% do mercado de CPU soara PCs.

Em 2001, marcando o 25º aniversário da Apple, Jobs apresentou sua visão do que chamou de hub digital para o Macintosh. Em 2006, a Apple introduziu o primeiro computador Mac para rodar com um chip Intel. Aplicativos proprietários desenvolvidos pela Apple representavam um segmento crescente dos esforços da empresa para dar suporte à linha Macintosh.

A primeira loja da Apple de venda a varejo foi aberta em McLean, Virgínia, EUA, em 2001. A Apple queria não só que os consumidores vissem os lindos designs do Macintosh, mas que também pudessem experimentar diretamente o softwere da marca. No mesmo ano, a mudança de estratégia da Apple de hub digital começou com o iPod, que colocou a Apple em sua trajetória de crescimento explosivo. A economia do iPod era estalar, segundo os padrões da indústria de produtos eletrônicos de consumo. Duas funcionalidades que distinguiam drasticamente os iPods da Apple eram seu softwere de desktop, que os sincronizava com computadores, e sua iTunes Music Store, primeiro site legal que permitia downloads pagos por música.

Mais tarde, em 2007, aclamado como a “invenção do ano” pela revista Time, o iPhone era a aposta da Apple para reinventar o telefone. A entrada no segmento de telefones celulares poderia ser uma ação arriscada da Apple. O setor era dominado pela Nikia, Motorola e Samsung, com cerca de 60% da participação no mercado. O iPhone, no entanto, mudou as regras da indústria. Uma interface revolucionária, com tela de 3,5 polegadas, disponibilizava os comandos na ponta dos dedos do usuário, sem um teclado físico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com