TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

ADMINISTRAÇÃO 7º SEMESTRE PÓLO ACARAÚ

Gestão de Projetos

Tutora à Distância: Haulison Rener

EQUIPE E

18 de março de 2014 Acaraú – CE

APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A Empresa analisada e escolhida para realização do trabalho de Gestão de Projetos foi a autarquia federal de ensino, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE- Campus de Acaraú, pois além de tratar-se de uma instituição complexa e com muitas possibilidades de iniciação de novos projetos, a mesma fica localiza no nosso município o que facilita o trabalho em campo.

O IFCE Campus de Acaraú fica localizado próximo ao Fórum da cidade de Acaraú sendo bem rápida e fácil a encontrarmos. O IFCE Campus de Acaraú oferece hoje cursos técnicos subsequentes para alunos que já têm o Ensino Médio Completo, oferece também cursos superiores de licenciaturas e em breve ofertará o Curso de nível superior em Administração de Empresas, demonstrando que a instituição trabalha em sua rotina com gestão de projetos.

O IFCE Campus de Acaraú começou a atuar na cidade ainda no segundo semestre de 2010, mudando-se para sua atual sede em fevereiro de 2011. O Campus é sem dúvida um dos mais grandiosos e belos de toda a rede IFCE que conta hoje com mais de 20 campi espalhados por todo o interior do Estado. Dispõe de uma piscina semi olímpica, a maior da região e também de um auditório com capacidade para mais de 120 pessoas, um dos maiores da cidade e região circunvizinha. É composta ainda por 04 Blocos de Ensino onde podemos encontrar salas de aula e laboratórios e 02 Blocos Administrativos. Recentemente foi inaugurado um Laboratório de Construção Naval que será de grande importância para os alunos desta área, por tratar-se de um espaço amplo, com oficinas, laboratórios e salas de aula em um mesmo complexo. Os alunos desta instituição têm oportunidades não apenas de estudarem com excelentes professores, em sua maioria mestre e doutores, mas também participam ativamente da vida acadêmica com apresentações de pesquisas e apresentações de trabalhos em várias feiras e congressos de cada área em todo o Brasil e sem custos para os alunos. Há ainda a oferta de merenda escolar balanceada e produzida na instituição.

A instituição conta em seu quadro de servidores com 51 professores e 39 técnicos administrativos, além de 02 estagiários de nível superior e 33 funcionários terceirizados trabalhando juntos para que a missão da instituição seja alcançada e possa ofertar ensino de qualidade aos alunos de Acaraú e região.

Pela grandiosidade da instituição a mesma é dividida em Departamentos, Coordenações e Setores. Sendo assim, o objeto de nosso trabalho focará em um projeto que terá impacto direto no Departamento de Administração, mas que precisará do esforço conjunto de servidores, terceirizados e alunos para alcançarmos o objetivo.

A DEFINIÇÃO DO ESCOPO

Definir o Escopo do Projeto é uma etapa de vital importância. Se não for feita da forma correta, o projeto estará fadado ao fracasso, uma vez que é o escopo que determina o que irá (e não irá) ser feito/produzido/entregue ao término do projeto. Um escopo mal-estruturado levará inevitavelmente a falhas de cronograma e de orçamento, uma vez que os problemas decorrentes da má especificação se farão presentes e a equipe terá que achar caminhos alternativos para a execução do projeto. Por fim, um escopo mal definido resulta em um cliente insatisfeito, uma vez que o mesmo pediu X e recebeu Z, levando a uma insatisfação do executivo, do time do projeto e do gerente. O efeito cascata disso pode ser terrível.

Diante da vasta possibilidade de escopos que a equipe poderia apresentar para gestão do projeto para o IFCE Campus de Acaraú,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com