TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS de administração

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.781 Palavras (12 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 12

2          ESTUDO DE CASO

  1.       Perfil da Organização
  1. Apresentação da empresa

O trabalho foi desenvolvido na empresa HLM Indústria de Confecções LTDA, fundada em 2003, por Hélio Pereira de Souza e Maria Margareth Volpe de Souza, na qual começaram a trabalhar na empresa PATROPI Indústria de Confecções LTDA, em seguida saíram da empresa para se tornarem sócios da HEANLU Indústria de Confecções LTDA, composta por três famílias, sendo o nome da empresa composta pelas iniciais dos nomes dos sócios HE (Hélio), AN (Antonio) e LU (Luis). Em 2003, Hélio e Margareth resolveram sair da empresa e montar seu próprio negócio, a HLM Indústria de Confecções LTDA, sendo o nome da empresa composta pelas iniciais dos nomes dos donos H (Hélio), L (nome das três filhas Larissa, Lizandra e Lorena), M (Margareth), considerada uma organização de porte médio privada de acordo com os critérios do BNDES[1] com faturamento maior que 2,4 milhões e menor ou igual a R$ 16 milhões. As principais atividades da fábrica são confecções e venda de roupas, destinadas ao público adulto feminino. A empresa desempenha um papel importante na municipalidade pois oferece 230 oportunidades de emprego interno e 250 externos, e possui loja de fábrica, auxiliando na movimentação da economia. A porcentagem que a empresa cresce por ano é de 3% além da inflação.

2.1.2    Força de trabalho

A empresa estudada possui 230 funcionários internos e 250 colaboradores externos, sendo, oficinas externas, estamparias e bordados, os funcionários são constituídos por 206 funcionárias mulheres e 24 funcionários homens com a faixa etária entre 18 a 60 anos, sendo predominante funcionários de 25 a 30 anos. A empresa não soube informar qual é o nível de escolaridade em percentual de seus funcionários, mas para ter a admissão é necessário ter o nível de escolaridade de ensino médio completo.

A empresa fornece aos seus funcionários alguns benefícios espontâneos como cesta básica, prêmio diário de costura na qual o funcionário recebe o prêmio de acordo com a produtividade do grupo, sendo de R$8,00 se o grupo atingir 100%. Os funcionários que trabalharem o dia todo recebem o valor total do prêmio e os que trabalharem meio período recebem a metade do prêmio diário.

A fábrica também fornece o prêmio das faltas, caso o funcionário não tenha nenhuma falta durante um mês inteiro, recebem um prêmio no valor de 8% calculado sobre o seu salário e recebem um bombom no dia do aniversário, tornando um critério de motivação para os funcionários em relação ao seu desempenho na fábrica. Para melhorar o desempenho dos funcionários é concedido também um treinamento para todos os funcionários pelo menos uma vez por mês.

A fábrica oferece treinamentos aos seus funcionários a fim de aprimorar o processo de fabricação no produto, garantindo a eficácia na produção de suas peças. Foi aplicado um questionário com todos os encarregados para identificar o perfil gerencial da fábrica. Baseado nesse questionário foi desenvolvido um programa de capacitação gerencial:

  • Desenvolvimento de indicadores e treinamento na interpretação e tomada de ação;
  • Treinamento operacional abordando os aspectos de planejamento, estabelecimento de metas, execução, relatórios e avaliação;
  • Programa de treinamento gerencial com base nas características de liderança abordando os temas:

- Abertura a mudança;

- Estilo de chefia;

- Comunicação;

- Motivação.

        Devido a sugestão de melhoria do trabalho do semestre passado que se refere a motivação, os encarregados foram capacitados a aplicar a teoria de Maslow para identificar em seus funcionários as necessidades individuais e consequente tomada de ação corretiva.

        Como consequência da capacitação gerencial, a fábrica melhorou os prazos de entrega, além disso, foi elaborado um plano anual das coleções que detalha todos os eventos com prazos específicos desde a pesquisas de tendência da coleção até o faturamento. Foi adotado também uma meta para serem produzidos um determinado número de peças por dia, tendo um acompanhamento semanal com os encarregados para abordar os problemas e solucioná-los a tempo.

Na empresa há um refeitório para os funcionários com mesas e cadeiras para que eles possam sentar-se para almoçar e um fogão para esquentarem a comida que levam. No refeitório há também um mural anexado para que os funcionários possam se comunicar internamente, onde são anotados os recados e há também uma lista de aniversariantes, anexada no mural, na sala do RH e na Diretoria.

A empresa há o incentivo voluntário, na qual uma vez por ano a empresa disponibiliza seus funcionários para a campanha de doação de sangue organizada pelos bombeiros. Há também o incentivo de doações de roupa de cama e de recém-nascido para os hospitais, tanto localizado em José Bonifácio onde a empresa está instalada como para São José do Rio Preto, doa produtos de higiene pessoal para o Lar de Idosos São João (asilo) de José Bonifácio, doa sacolinhas com guloseimas no Dia das Crianças para o ABAM (Associação Bonifaciana de Assistência ao Menor)e doa aviamentos e retalhos de tecidos para a APAE (Associação Pais e Amigos dos Excepcionais) para os alunos fazerem artesanato. A empresa possui um médico do trabalho que atende duas vezes por semana e os funcionários da fábrica podem retirar os medicamentos que necessitam gratuitamente na farmácia municipal.

Os principais processos são: Estilo, modelagem, almoxarifado, risco, corte, separação, costura, revisão, acabamento, passadoria, expedição. Os principais equipamentos utilizados na empresa para a criação das peças são:

Modelagem: 1 (um) Ploter (impressora)

Corte: 5 (cinco) máquinas de corte, 1 (uma) enfestadeira, 4 (quatro) máquinas fins de enfesto.

Entretela: 2 (duas) máquinas vivo, 5 (cinco) ferros, 1 (uma) prensa.

Costura: 37 (trinta e sete) retas, 16 (dezesseis) overloques, 7 (sete) intertelas, 8 (oito) galoneiras.

Acabamento: 2 (duas) caseadeira,3 (três) botoneiras, 3 (três) furadores (prensa).

Passadoria: 8 (oito) mini caldeiras (prensa), 5 (cinco) ferros.

As estilistas de cada linha criam seus desenhos que são passados para a área de desenvolvimento, onde são escolhidos e aprovados pela diretoria. Quando aprovados os modelos de desenho, é iniciada uma nova etapa de escolha de tecidos e aviamentos. Em seguida os desenhos escolhidos são passados para a modelagem, para modelar e criar o 1º risco, a partir daí é encaminhado para fazer a amostra, sendo cortada a mão e costurado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com