TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO CIENFIFICO

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

NOVOS CANAIS DE NEGOCIAÇÃO NO SETOR FOOD SERVICE, VISANDO REDUÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS E DE PRODUTOS NO RIO DE JANEIRO.

Adriano Nunes

Marcos Paulo

Roberto Alves

  1. Introdução

Essa pesquisa apresentara uma visão de um cenário muito explorado envolvida por processos de terceirização e de recursos limitados, onde a qualidade dos serviços prestados influenciara no resultado final. Essa área tem dificuldades por contratação de mão de obras devido a baixa remuneração do setor e a carga horaria estipulado pela CLT.

Diante deste momento apresentado no setor fez com que criassem uma nova ferramenta para ajudar nesse déficit , que na pesquisa será apresentada como um novo canal de  negociação.  Segundo Kotler (2006, p.65), ”A atividade varejista é um conjunto de operações de negócio que adiciona valor a produtos e serviços, em seus mais diversos usos, vendidos para os consumidores”.

Diante desse cenário a problemática dessa pesquisa tende a apresentar, a seguinte pergunta: ”Como reduzir custos e serviços no setor food service”?

O varejo no Brasil vem passando por uma serie de mudanças com seu ritmo acelerado de crescimento, o setor passa por momentos de inovações sejam elas relacionadas a mudança de tratativas ao seu publico alvo ou ate mesmo em disponibilidade de avanços tecnológicos para se conseguir acelerar ainda mais sua capacidade de captação de novos consumidores, que no artigo tem a classe de Food Service.

Devido à alta competitividade do setor de varejo e as dificuldades encontradas para se tornar pioneiro em algo inovador, o varejo esta buscando ferramentas como a terceirização com qualidade fazendo com que o gestor do food não tenha que se preocupar com compras e estoques elevados, deixando essa responsabilidade com seu parceiro varejista.

  1. Objetivos

O grande objetivo dessa pesquisa irá avaliar se o novo canal de atendimento no varejo trará benefícios para o setor food service, fazendo com que as organizações do ramo tendem a seguir para um novo caminho apresentado.

Segundo Rosenbloom (2002), “ Apenas recentemente, na década de 90, os varejistas passaram a ser mais orientados para o mercado do que para os fornecedores, passando então a adotar ferramentas de marketing para aumentar seus lucros e melhor satisfazer a seus clientes”.

O novo canal de atendimento poderá ser aconselhável para as empresas que queiram focar mais em seus objetivos principais, deixando com que as atividades de baixa administração sejam feitas através de parceiros.

Nos últimos anos o varejista vem se preocupando com as necessidades dos seus consumidores, pois antes não funcionavam dessa forma suas dedicações eram em apenas vender bens ou serviços sem avaliar se o trabalho estava sendo de boa valia. A fim de se chegar ao objetivo esperado, torna-se cada vez mais difícil chegar ao publico alvo sendo necessário um estudo do mercado ao qual o empreendimento se tornará viável.

Essa pesquisa deseja avaliar históricos entre os concorrentes do mesmo setor, verificar se os procedimentos nos quais foram adotados funcionam ou não, comparar os modelos antigos e atuais no food service.

A fim de se chegar a uma devida conclusão essa pesquisa também ira explorar o mercado regional aonde o fenômeno acontece. Se espera que obtenha respostas com redes que não utilizam esse novo modelo e as que estão utilizando, pois para ser competitivo e permanecer no mercado, o setor varejista precisa de competências gerencias, operacionais e de profissionais com mão de obra qualificada e que estejam preparados para novos desafios.

  1. Justificativa

Essa pesquisa será realizada para contribuir com o momento de escassez da mão de obra qualificada, a fim de ajudar na tomada de decisão no departamento de compras no setor food service, criando canais diretos entre os departamentos das empresas, clientes x fornecedores.

Auxiliando o gestor a formular estratégias e ajudar a ordenar suas características de forma que esse método seja adaptado a qualquer tipo de cultura organizacional, tendo em conta seus pontos positivos e negativos, aumentando as oportunidades de ganho nessa negociação e diminuindo as ameaças do ambiente interno, assim tornando essas medidas necessárias para se antecipar as ações de seus concorrentes.

O mercado food service é carente no que se diz respeito à fidelização entre fornecedores, tendo em vista que a ramificação de seus abastecimentos vem de muitas vezes de uma única fonte, proliferada pela oferta dos varejistas, dificultando essa etapa de negociação.

Com cada vez mais os setores enxugados e a economia esmagadora fazendo com que o preço final dos produtos e serviços seja mais igualitário entre seus concorrentes, é preciso focar os esforços do departamento de compras em negociações que darão mais retorno a organização, e com esse novo conceito de parceria e fidelização os esforços de administrar estoques, reposições e ate mesmo cotações, fica por parte deste canal de atendimento.

Essa pesquisa irá mostrar que esse canal de atendimento ajudará a economia local, pois com essa parceria não se faz mas necessário o abastecimento de produtos ou serviços de outras regiões, diminuindo ate o fluxo de veículos nos horários de pico, pois os abastecimentos são realizados no período noturno, por ora contribuindo também com menos emissores de poluentes que são expelidos pelos carros sujando a cidade.

  1. Metodologia

A classificação da pesquisa é de nível exploratório pois a pesquisa irá vasculhar, buscar informações de todo esse novo método de atuação no mercado, sendo capaz de mostrar que a natureza de dados é qualitativa, para afirmar ou não que a terceirização de algumas funções otimizará o tempo gasto em pequenas operações do cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com