TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO - ECONOMIA INTERNACIONAL

Por:   •  9/6/2018  •  Abstract  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 5

Moeda

O comércio internacional precisa de uma moeda que é usada como padrão de medida internacional, que pode ser o dólar, o yen, o marco, o euro, ou outra moeda forte que tenha aceitação universal na compra entre diversos países que participam deste mercado. O mercado mundial está aberto para todos os países, seja capitalista, socialista ou de economia mista. Quando os países tem moedas diferentes é feita a conversão para efetivação do negócio, no entanto, apenas a autoridade monetária de cada país pode acumular a moeda internacional o que não impede que a moeda estrangeira circule internamente, mas para isso as autoridades monetárias precisam estar cientes, do contrário a circulação é vista como ilegal e as moedas podem ser recolhida para que haja o controle dos desajustes internos.

A conversão de uma moeda local é chamada de taxa de câmbio, por exemplo, no Brasil para adquirir 1 dólar, é necessário desembolsar 3,7390 reais. Quando ocorre alta da inflação em países em que circula o dólar, o Brasil é diretamente afetado por precisar de uma grande quantia da moeda para compra de matérias-primas, tecnologias, mercadorias e muitas outras coisas para suprir as necessidades internas, o que pode gerar dificuldades domésticas no país. Outra questão que é bastante afetada é o pagamento da divida externa que é feita em dólar devido às convenções internacionais. Diante destas questões podemos observar que qualquer desvalorização do real, moeda brasileira significa maior endividamento do Brasil com o exterior no que se refere ao dólar, o que gera um grande desajuste na economia doméstica obrigando que sejam feitos reajustes internos para conseguir o equilíbrio econômico. Esses desajustes no balanço de pagamentos estão relacionados às diferenças entre importações e exportações, países que vendem mais acumulam recursos externos ou dólares, elevando suas reservas e credibilidade em países de todo o mundo, já em casos onde o país vende menos e compra mais a situação é critica, pois acumula débitos causando um enorme desajuste econômico levando a uma crise financeira.

Política Cambial e a taxa de Câmbio

Podemos dizer que se trata das tentativas das autoridades monetárias em controlar as entradas e saídas de moeda estrangeira na intenção de adequar a taxa de câmbio ao momento econômico da economia nacional, adotando medidas que visam evitar a volatilidade da taxa de câmbio, considerando que estas alterações repentinas prejudicam as pessoas físicas, jurídicas e governo devido as importações e exportações. Podemos concluir que a política cambial busca a redução na volatilidade da taxa de câmbio.

Taxa de câmbio trata do valor da moeda estrangeira em relação a moeda nacional, a taxa de câmbio é influenciada pela oferta e demanda de dólares em razão da economia nacional provocando então uma valorização ou desvalorização do dólar.

Todo produto tem um valor específico em relação à moeda, com a moeda não é diferente ela também tem seu valor em relação às demais moedas, a este fator e dado o nome de taxa de câmbio. Normalmente a taxa de câmbio de um país é expressada em relação ao Dólar Americano por ser uma das mais tradicionais e forte mundialmente.  

Existem quatro regimes de câmbio:

Regime flutuante: adotado na grande maioria em países de economia desenvolvida, neste regime o preço da moeda é determinado livremente pelas leis de oferta e procura sem interferência dos Bancos Centrais.

Regime flutuante sujo: onde ocorre a interferência do BACEN normalmente adotado em economias em desenvolvimento.

Regime de bandas cambiais: é pouco utilizado, se trata de um misto de câmbio fixo e flutuante com a utilização de bandas cambias.

Regime de câmbio fixo: geralmente utilizado por países socialistas, onde o governo tem bastante interferência na economia a taxa de câmbio é fixa. Neste tipo de regime o Banco Central local atua na compra e venda de toda a oferta ou demanda disponível para evitar variação da taxa de câmbio. Neste tipo de regime a taxa costuma ser muito desvalorizada para auxiliar a economia local a fazer exportações. Um exemplo é a China.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com