TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO SOBRE COMUNICAÇÃO

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.363 Palavras (22 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 22

COMUNICAR ESTRATEGICAMENTE É DIFERENCIAL

COMPETITIVO NO MERCADO

Adriana Nyland – adrianany@hotmail.com

Daiane Milene D’Ávila – daiane_davila@hotmail.com

Deise Elisa Mueller – deiseelisa2011@hotmail.com

Fabiane Goetze – fabianegoetze@hotmail.com

Franciele Mariel Kuester – fraKuester@gmail.com

Lediane Aparecida Dossena – lediane.dossena@hotmail.com

Resumo: O presente artigo pretende discutir o modelo de gestão que prevalece hoje nas empresas. Destaque para a comunicação, que atualmente é um elemento chave, passando a ser imprescindível para o alcance dos objetivos, uma vez que se tornou um diferencial competitivo no mercado. Entretanto, na prática observa-se que a maioria das organizações, apesar de proferir exaustivamente o discurso da comunicação estratégica, ainda não colocam isto em prática e ainda não fazem uso de técnicas como o CRM (Customer Relationship Management), por exemplo. Assim a comunicação estratégica necessita alinhar-se ao planejamento da instituição, exigindo dos profissionais uma formação qualificada, para que os mesmos possam adquirir as competências e habilidades gerenciais. O que exige determinação e disciplina. Agindo desta forma é que se atingem os objetivos da organização com mais eficiência e eficácia. Então, comunicação estratégica é um desafio, mas que não pode ficar somente em sonho, e sim, deve ser praticado e virar hábito nas organizações.

Palavras-chave: comunicação estratégica, CRM (Customer Relatioship Management), comunicação organizacional.

1. Introdução

Informação é a chave da comunicação, e o fluxo rápido e estável de informações estratégicas enriquece e dá poder a uma organização. As organizações precisam alimentar e sustentar o fluxo sistemático de informações plausíveis, sensatas, oportunas e relevantes – por meio de toda a sua estrutura – para utilizar todos os seus recursos na execução de sua intenção estratégica. Isto exige o compromisso total da liderança, a aplicação da tecnologia adequada e ampla participação e apoio dos funcionários.

“A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa

ou Institucional) compreende um  conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc) ou junto à opinião pública”. (BUENO, 2009).

Partindo desta definição de comunicação, inicia-se a discussão sobre o complexo de fatores que devem ser levados em consideração no exercício do profissional de comunicação organizacional.  

A comunicação é de suma importância dentro das organizações. Grande parte dos projetos, cerca de 93%, falha devido à falta ou ineficiência de comunicação entre os envolvidos. Assim, é essencial para um bom trabalho em equipe a boa capacidade de se comunicar e se expressar.

Faz-se necessário, na organização empresarial, o estabelecimento de canais de comunicação, em que ocorra a troca de ideias entre gestor e equipe, que sejam feitas consultas, repassadas informações, enfim, de que todos os funcionários sejam informados de todos os processos que ocorrem na empresa. Logo, é preciso que a gestão desta seja eficaz, que haja um bom ambiente corporativo e que a liderança saiba motivar a equipe de trabalho, pois funcionários motivados alcançam maiores e melhores resultados.

Todavia é preciso considerar que esta maior participação demanda mais organização, melhores processos administrativos, modos adequados de concretizar processos, coordenação, avaliação e acompanhamento de responsabilidades delegadas e, maior comprometimento de ambas as partes (gestão e equipe).

Além disso, quando as metas estão traçadas de forma clara e objetiva, facilita-se o processo comunicativo dentro da organização. Este processo torna-se otimizado e rende lucros à mesma. Isto acontece através de um bom marketing, por exemplo.

Revela-se aí que existe a trinômia comunicação – relacionamento – valor. Sem comunicação, o relacionamento não ocorre e, consequentemente, não se conseguirá agregar valor ao produto que se pretende pôr no mercado. Deste modo, o público não irá perceber esse valor e praticá-lo nas trocas comerciais.

Na verdade, todo o investimento da empresa será em vão se a comunicação não estiver baseada na estratégia desta trinômia. A pressão por resultados imediatos, muitas vezes, faz com que a empresa não a adote e não gere o valor estimado. Então, se a empresa manter seu foco na comunicação estratégica,conseguirá consumidores fiéis, que irão gerar e manter o valor para a empresa.

É fato que executivos de alto nível possuem uma excelente formação, mas “pecam” na comunicação estratégica. Não possuem visão de negócio. Falam para o funcionário e não com o funcionário. Assim, quando o funcionário percebe que o líder tem este tipo de prática, ele começa a trabalhar em prol da empresa e não pensa apenas em seu próprio crescimento, mas sim em trabalhar orientado a resultados como se a empresa fosse sua também.

A informação é essencial na administração estratégica da empresa. É uma forma de aproximação entre esta e os colaboradores. Entretanto, informações repassadas de forma incompleta e imprecisa, podem diminuir o engajamento da equipe, que não irá produzir os resultados esperados. Ao reconhecer o papel vital de cada funcionário nas comunicações, as organizações devem assegurar-se de que todos os funcionários tenham a capacidade, as ferramentas e o apoio para desempenhar suas responsabilidades. Preparo e treinamento adequado dependerá das necessidades específicas do setor, do indivíduo e da organização; e sempre, proporcionarão capacitação para que pessoas ocupadas se comuniquem com facilidade e competência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)   pdf (234.2 Kb)   docx (316.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com