TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO SOBRE GESTÃO E LIDERANÇA

Por:   •  12/11/2018  •  Artigo  •  4.129 Palavras (17 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 17

                                                        [pic 1]

           ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE:

               GESTÃO E LIDERANÇA

EQUIPE:

  • RANGES OLIVEIRA
  • ÉLERY MARIANO
  • KARINA

Sobral – CE

2017.2

GESTÃO E LIDERANÇA

RESUMO

A cada dia que se passa as empresas compreendem que o talento humano é um dos recursos mais valiosos presentes em uma companhia e um dos grandes desafios atuais da área de Gestão de Pessoas é o de gerar um sincero comprometimento do colaborador com a organização. Através do levantamento bibliográfico e da análise dos dados pode-se constatar que há influência dos estilos de liderança na gestão organizacional, pois se constatou que os líderes que não consultam sua equipe e que apresentam dificuldades em se comunicar possuem como característica predominante o estilo autoritário coercitivo, enquanto os líderes com bom relacionamento interpessoal tendem a serem participativos na tomada de decisões. Neste contexto, pode-se inferir que, conforme o estilo de liderança predominante existe uma variação na forma com que se administra a organização.

Diante deste entendimento, este presente artigo procurará discutir de forma sucinta os novos caminhos traçados pelos profissionais da área de RH diante dos novos desafios encontrados na tarefa de administrar pessoas e, em especial, a descoberta da importância do papel do Líder na formação de equipes competentes e comprometidas com os resultados. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica, será apresentada uma breve história dos caminhos recentes percorridos pela área de Gestão de Pessoas na busca do desenvolvimento de seus colaboradores, em seguida será abordada a importância da execução de uma liderança ativa nas organizações e como os líderes estão buscando desenvolver o talento presente em suas equipes.

Palavras-chaves: Gestão da Qualidade, Perfil de Liderança, Comunicação.

INTRODUÇÃO

A liderança e gestão hoje em dia, no ambiente corporativo necessita-se de um foco de objetivos, não existe líder no ambiente corporativo sem gestão e não existe gestão sem um objetivo.

Muitas das vezes, os grandes empresários testam os seus funcionários da seguinte forma. Eles lhe dão um problema maior do que ele costuma resolver, e observa como ele se sai. De acordo como ele for agir, os empresários conseguem ver que tipo de funcionários eles estão lhe dando, se eles irão trazer resultados positivos e diferentes daqueles proposto para sua empresa ou continuar nos mesmo, e se dali poderá sair um grande líder e bom gestor. Se tiver uma boa gestão com certeza irá atingir os mesmos resultados, isso é fato. Porém somente com uma boa liderança é que irá alcançar mais do que estamos atingindo hoje.

Um líder precisa de basicamente 3 coisas que são: sonho, meta e objetivo e a forma como você irá envolver as demais pessoas. O Líder precisa conhecer sua equipe, precisa conhecer pontos fortes e fracos de todos. O líder precisa querer entrar para a história, chamar a responsabilidade e assumir a culpa caso seja necessário.

Para que se possa fazer uma boa gestão e liderança, é necessário ter um objetivo maior, não sei qual a meta de sua empresa, mas tem que ser o verdadeiro objetivo, como por exemplo, uma banca de jornal seu objetivo não é vender jornal, é levar informação as pessoas, uma drogaria não é vender remédios, o objetivo é levar qualidade de vida as pessoas. Desta forma quando as pessoas entenderem o verdadeiro objetivo da organização a gestão e liderança fluirá de forma muito mais tranquila.

 O líder e verdadeiro gestor nem sempre é quem ocupa o nível hierárquico mas alto, mas sim aquele que transmite segurança a equipe, demonstra que mesmo sem pleno conhecimento geral está preparado para o que der e vier, e estará sempre junto nos momento de sucesso ou fracasso de seu pelotão, muitas das vezes o líder nunca exerceu cargos de chefia mas mesmo assim tem um poder de persuasão ou confiança da equipe maior que o chefe, o verdadeiro chefe é quem lidera a equipe e não quem tem cargo ocupado como. A gestão de equipe pode se ver na seguinte frase: Trabalho de gestão é poder ver a companhia não como ela é, mas como ela pode se tornar. John W. Teets Convencer a equipe disso será o primeiro passo para o sucesso da companhia, pois se todos os colaboradores tiverem dentro de si, que podem juntos tornar aquela empresa a melhor e mais competitivo dentre outros adjetivos de melhoria, eles podem fazer acontecer, pois o que faz a empresa no mundo competitivo e o capital humano existente nela. Por este motivo muitas empresas não conhecem mais o terno departamento pessoal e também abandonaram o termo Setor de Recursos Humanos e assim adotaram o nome do setor responsável pelas pessoas de Capital Humano, e estas empresas vem conquistado um grande espaço no mercado, pois ela acredita nas pessoas. Um verdadeiro líder deve sempre saber lidar com pessoas ouvir suas sugestões de melhoria, e trabalhar em equipe demonstrando confiança em todos, para que eles confiem em si, e no líder que os comanda, o líder deve se aproveitar das ferramentas e oportunidade que vê disponível e nunca reclamar destas, deve saber aproveita-las juntamente com a equipe e para a equipe e transforma-las em suas ferramentas de sucesso, um verdadeiro gestor deve ter em mente Um verdadeiro Líder não desiste nunca. Quando lemos a biografia de qualquer pessoa bem-sucedida, sempre encontramos a perseverança como ponto em comum. Uns são ousados, outros muito talentosos, alguns possuem uma capacidade intelectual fantástica e tantos outros tem espírito inovador. Mas todos são perseverantes. Esses vencedores simplesmente não desistem do que querem, apesar das grandes dificuldades enfrentadas durante o percurso. Eles não se deixam derrotar pelo abatimento que os obstáculos querem impor, não se entregam ao pessimismo ou desistem de alimentar a esperança que tinham no começo da jornada.

TEORIA E CONCEITO DO TEMA

No mundo dos negócios e necessário saber a diferença entre gestão e liderança, afinal nem todo gestor é um líder e vice-versa. A diferença entre estes dois papéis podem ser percebidas não só nas ações desempenhadas, mas nós seus perfis e posturas que assumem em seu local de trabalho.

Cabe aos gestores garantir a ordem entre seus colaboradores, fazendo com que seja comprido todas as funções conforme o planejado, gerenciar e cuidar da quilo que precisa ser feito. Dessa forma, o profissional que consegue finalizar um projeto dentro do prazo e com sucesso, por exemplo é um bom gestor. Os gestores observam o presente e propõem melhorias para o agora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (186.3 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com