TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CAUSAS E IMPACTOS DA ROTATIVIDADE DE PESSOAL / TURNOVER

Por:   •  30/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.944 Palavras (20 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 20

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT’ANA

GABRIEL

MAICON

VICTOR

        

CAUSAS E IMPACTOS DA ROTATIVIDADE DE PESSOAL / TURNOVER: Um estudo de caso de uma rede de postos de combustíveis na cidade de Ponta Grossa – PR

PONTA GROSSA

2022

GABRIEL

MAICON

VICTOR

CAUSAS E IMPACTOS DA ROTATIVIDADE DE PESSOAL / TURNOVER: Um estudo de caso de uma rede de postos de combustíveis na cidade de Ponta Grossa – PR

Projeto de Pesquisa referente ao trabalho de conclusão de curso de Bacharelado Administração, com o objetivo de submeter a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição de Ensino Superior Santana.

Orientador(a): Prof. Me. Balduir Carletto

PONTA GROSSA

2022


RESUMO

Quando se fala em rotatividade de pessoal, entende-se ao fluxo de entrada e saídas de pessoas em uma organização, ou seja, às entradas para compensar as saídas de pessoas das organizações. A cada desligamento quase sempre corresponde a admissão de um substituto como reposição. Isso significa que o fluxo de saídas (desligamento, demissões e aposentadorias) deve ser compensado por fluxo equivalente de entradas (admissões) de pessoas. Dado o presente contexto, o tema abordado neste projeto refere-se ao impacto causado por um alto índice de turnover dentro de uma empresa de Postos de Combustíveis localizada em Ponta Grossa, onde será utilizado os dados da organização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem indutiva, na qual será utilizadas técnicas de estudo de caso para obtenção de resultados acerca dos efeitos do turnover numa empresa de postos de combustíveis da cidade de Ponta Grossa. Tendo como objetivos, Analisar as causas e os impactos da rotatividade de pessoal (turnover) em uma empresa de postos de combustíveis na cidade de Ponta Grossa – PR; Espera-se com este trabalho, caracterizar a empresa como objeto de estudo, verificar o perfil das áreas que mais ocorreram o turnover; identificar os impactos que o turnover causa numa empresa de Postos de combustíveis na cidade de Ponta Grossa; para que possam ser propostas ações a fim de contribuir na redução do turnover numa empresa de Postos de combustíveis na cidade de Ponta Grossa;

Palavras-chave gestão de pessoas, tounover, rotatividade de funcionários.

  1. INTRODUÇÃO

Quando se fala em rotatividade de pessoal, entende-se ao fluxo de entrada e saídas de pessoas em uma organização, ou seja, às entradas para compensar as saídas de pessoas das organizações. A cada desligamento quase sempre corresponde a admissão de um substituto como reposição. Isso significa que o fluxo de saídas (desligamento, demissões e aposentadorias) deve ser compensado por fluxo equivalente de entradas (admissões) de pessoas. O desligamento ocorre quando uma pessoa deixa de ser membro de uma organização (CHIAVENATO, 2004).

O que pode trazer, efeitos positivos para a empresa; que uma equipe é um elemento fundamental na construção da organização, faz com que a empresa tenha mais potencial, e tanto os trabalhadores quanto a empresa ganham com a equipe, bem como efeitos negativos, como por exemplo, a rotatividade tornou-se um dos fatores de grande importância para a saúde financeira de uma organização. Funcionários insatisfeitos com a organização e com o ambiente de trabalho apresentam maiores chances de sair de seus empregos.

Neste trabalho tivemos a inquietação “De que maneira o turnover contribui no desempenho da organização? no qual percebemos através da experiência própria que a rotatividade de pessoas, conhecida por turnover que está relacionada com a saída de funcionários de uma organização. Buscamos responder este questionamento através de um estudo de caso numa rede postos de combustíveis na cidade de Ponta Grossa, de maneira a perceber o quanto este passa a refletir na produção e no rendimento de uma empresa.

Mobley (1992, p. 30), indica que a alta rotatividade reflete na produção, no clima organizacional e no relacionamento interpessoal.

Esse mesmo autor afirma que o índice de rotatividade muito baixo não é sadio para as organizações, pois indica que a organização está parada e não revitaliza ou modifica a sua mão de obra, fato que pode impedir que novas pessoas, e consequentemente, novos talentos entrem na organização, portanto, deve-se verificar o equilíbrio de entrada e saídas de colaboradores de uma determinada empresa (PINHEIRO, 2013).

Assim como um alto nível de rotatividade também não, ele passa a se tornar um problema para as organizações, pois conforme afirma Almeida (2009) gera perda técnica, financeira e compromete os resultados da organização. Este índice demonstra que é oneroso para a empresa a rotatividade de pessoal, pois a cada saída de funcionário, normalmente, segue de uma admissão de outro funcionário, e este giro cria um custo alto de mão-de-obra.

Pinheiro (2013) também coloca que torna-se relevante conhecer os aspectos do turnover, por se tratar de um fenômeno que gera custos e desgastes nas empresas, necessário detectar as causas e determinantes que levam a rotatividade de pessoal para evitar maiores problemas (PINHEIRO, 2013).

A elaboração deste trabalho foi realizada através de pesquisa bibliográfica e análise teórica baseada em sites com estudos e títulos das obras dos autores tais quais Chiavenato (2010). São dispostos no estudo os seguintes itens: Gestão de Pessoas, recrutamento, seleção de pessoal e o tounover. 

1.1 TEMA DE PESQUISA

Dado o presente contexto, o tema abordado neste projeto refere-se ao impacto causado por um alto índice de turnover dentro de uma empresa de Postos de Combustíveis localizada em Ponta Grossa, onde será utilizado os dados da organização.

  1. PROBLEMA DE PESQUISA

“Impacto que o turnover causa dentro de uma organização de postos de combustíveis situada na cidade de Ponta Grossa Paraná?”

  1. JUSTIFICATIVA

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 OBJETIVO GERAL

  •  Analisar as causas e os impactos da rotatividade de pessoal (tournover) em uma empresa de postos de combustíveis na cidade de Ponta Grossa – PR;

1.4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Caracterizar a empresa como objeto de estudo.
  • Verificar o perfil das áreas que mais ocorreram o turnover;
  • Identificar os impactos que o turnover causa numa empresa de Postos de combustíveis na cidade de Ponta Grossa;
  • Propor ações a fim de contribuir na redução do turnover numa empresa de Postos de combustíveis na cidade de Ponta Grossa;

  1. METODOLOGIA

2.1 MÉTODO DE ABORDAGEM

Será utilizado o método indutivo com base na observação de alguns fatos. Segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 86) a indução se trata de um processo mental que partindo de dados particulares que são suficientemente constatados, conclui-se uma verdade geral ou universal, não contida as partes examinadas. Assim, o objetivo dos argumentos indutivos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com