TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"O IMPACTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NA ROTATIVIDADE DE PESSOAL EM UMA EMPRESA QUE ATUA COMO CORRESPONDENTE BANCÁRIO.''

Artigos Científicos: "O IMPACTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NA ROTATIVIDADE DE PESSOAL EM UMA EMPRESA QUE ATUA COMO CORRESPONDENTE BANCÁRIO.''. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  1.783 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

RESUMO ..................................................................................................................3

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................5

2 DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................6

3 CONCLUSÃO........................................................................................................10

4 REFERÊNCIA........................................................................................................11

RESUMO

O presente artigo desenvolve um projeto sobre o impacto do processo de recrutamento e Seleção na rotatividade de pessoal em uma Empresa que atua como correspondente bancário. Atualmente a gestão de pessoas ocupa posição de destaque dentro das organizações, uma vez que é responsável por recrutar e manter talentos no mercado competitivo que as empresas vivem. A gestão de pessoas é a área que constrói talentos por meio de um conjunto integrado e processos e cuida do capital humano das organizações o elemento fundamental do seu capital intelectual é à base de seu sucesso. Já no que diz respeito a agregar pessoas, o preenchimento de uma vaga é, um aspecto muito importante para a administração onde envolve: analise de cargo, planejamento das necessidades de pessoal, recrutamento e seleção. Atrair e manter as pessoas são os grandes desafios que as organizações enfrentam na atualidade. O inicio desse desafio será identificar pessoas para ocupar o cargo a qual ela se identifica, onde irá desempenhar um bom trabalho caso seja o cargo compatível com o seu perfil. Caso isso ocorre, as pessoas contribuirão para o processo de crescimento da empresa, com criatividade e motivação, pois fazem aquilo que sabem e que gostam de fazer. O recrutamento trata-se de um trabalho de pesquisa junto às fontes capazes de oferecer a organização um número suficiente de pessoas. Para se iniciar um processo de recrutamento a primeira coisa que se deva a fazer é a descrição da função, visto isso podemos observar o melhor perfil para a ocupação do cargo. Temos várias fontes a disposição sobre os recrutados como: consulta de candidatos na empresa, currículos, escolas de cursos técnicos, universidades, faculdades, anúncios em locais visíveis, revistas e agências de emprego. A empresa opta por um recrutamento misto tendo como vantagem uma maior opção entre os candidatos com talentos diversos procurando no mercado novos profissionais com pensamentos, ideias, posturas e posicionamento diferentes das que já estão na organização e aproveitando e os demais para fazer uma rotatividade entre os mesmos. Dentre as técnicas mais utilizadas podemos destacar análises de currículos, entrevistas, provas de conhecimento, teste psicológico, de vivência em grupo dentre outras para as pessoas do recrutamento externo. Todos os candidatos aptos (externo), passado por todas essas etapas começaram a trabalhar sob o comando de um supervisor geral. Já os internos irão ser promovidos ou transferidos de cargos na empresa.

Palavra chave: Empresa, Gestão, Seleção e Recrutamento.

1 INTRODUÇÃO

A gestão de pessoas se mostra cada vez mais importantes dentro das organizações, pois é ela que lida diretamente com o capital humano das empresas, onde é responsável pelo processo de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas, bem como efetuar todo processo seletivo das organizações, desde a divulgação da vaga, até a escolha do candidato. O processo seletivo vem a todo o momento sendo revisto e remoldado pelas empresas, a fim de aumentar sua eficiência e eficácia, uma vez que o mesmo é peça chave dentro da organização.

O processo seletivo interfere de vários aspectos dentro do contexto organizacional, podendo gerar resultados positivos ou não, que proporcionalmente afetam a eficácia no desempenho das atividades de uma empresa. Um dos aspectos perspectiveis dos resultados dos processos seletivo, é o índice de rotatividade. Uma vez o processo seletivo não desempenhado como se deve há o risco de ocorrer grandes perdas nas organizações, fazendo com que aquele colaborador que não foi corretamente recrutado ou selecionado não se adapte ao perfil do cargo, desligando-se da empresa antes do previsto, acarretando perda de tempo, dinheiro e eficiência no desempenho das atividades.

2 DESENVOLVIMENTO

A gestão de pessoas surgiu a partir do século XIX, com o movimento da administração cientifica, onde tinha como propulsores Taylor (1856-1915), que procuravam padronizar as atividades administrativas ( Gil, 2007, p. 18). A partir do século XX, após grande impacto da revolução industrial, a gestão de pessoas passou a ser uma atividade que mediava conflitos entre as pessoas e as organizações, tendo como objetivo de amenizar ou reduzir o conflito industrial que se estabelecia entre os objetivos organizacionais e pessoais, até então considerado incompatíveis com as práticas organizacionais (CHIAVENATO, 2009, p.2).

Os objetivos da gestão de pessoas são vários, que não buscam somente trabalhar o capital humano das organizações, mais sim, toda a cultura organizacional e os objetivos da empresa.

‘’Os objetivos da gestão de pessoas devem contribuir para a eficácia organizacional através dos seguintes meios: ajudar a organização; proporcionar á organização pessoas bem treinadas e bem motivadas; aumentar a auto realização e satisfação das pessoas no trabalho; desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho; administrar e impulsionar a mudança; manter politicas éticas e comportamento sociais responsáveis e construir a melhor empresa e melhor equipe’’ (CHIAVENATO, 2010, p.10).

‘’Desde a antiguidade as pessoas já detinham a preocupação de escolher a pessoa certa para o lugar certo, fazendo comparações de características individuais, o que continua até os dias atuais, sendo está um pouco mais aprofundado’’ (BEATRIZ, 2011, p. 1)

O preenchimento de uma vaga é, portanto, um aspecto muito importante para a administração onde envolve: análise de cargos, planejamento das necessidades de pessoal, recrutamento e seleção.

O processo de agregar pessoas é composto por fases. A primeira ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com