TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONEXÕES OCULTAS

Por:   •  10/4/2016  •  Dissertação  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  217 Visualizações

AS CONEXÕES OCULTAS

Título da Atividade: Desenvolvimento e Sustentabilidade

Resposta

O texto nos mostra que todas as formas de vida seguem em comum um único princípio básico, e de certo modo estamos todos ligados uns aos outros.

Traz também o exemplo de um físico austríaco Fritjof Capra que defendia a ideia através dos seus livros “O Ponto de Mutação” (1982) e “A Teia da Vida” (1996), que dizem que a ciência moderna ao longo do tempo, vem afetando a nossa saúde e consequentemente, a saúde do nosso planeta.

Em seu último livro “As Conexões Ocultas, Ciência para uma Vida Sustentável” (2001), ele deixou de fazer uma reflexão sobre o passado e passou a apurar mais detalhadamente o presente, fazendo pesquisas para mostrar como chegamos até a globalização, e que a finalidade é apenas aumentar ao máximo as riquezas e o poder de suas elites.

A finalidade da Globalização entra em conflito com o conceito de Capra (sustentabilidade), assim fenômenos sociais e econômicos devem ser entendidos a luz do funcionamento mecânico da natureza.

Na década de 70, Capra e o físico alemão Werner Heisenberg passaram a usar física quântica para entender modelos sociais econômicos.

Nos dias atuais é impossível pensar em desenvolvimento sem pensarmos no meio ambiente, pois ao longo dos anos a natureza vem sendo extremamente castigada.

“Portanto é essencial que se desenvolva uma estrutura conceitual unificada para compreensão das estruturas materiais e sociais” (escreveu Fritjof Capra).

E analisando a situação este conceito deve ser aplicado com a máxima urgência, considerando a escassez dos recursos naturais nos últimos tempos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com