TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Critico a Face Oculta da Escola

Por:   •  14/8/2016  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  6.623 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Crítico:

O texto a face oculta da escola, aborda o tema do lar a fábrica, passando pela sala de aula onde o autor fala sobre os processos, família, escola, trabalho entre outros, onde as pessoas eram preparadas para a produção. O autor passa fazendo abordagens na história demonstrando como as coisas foram acontecendo em determinados períodos.

Primeiramente, é retratado a Roma Antiga e a Idade média, onde a escola tinha apenas como função o doutrinamento religioso, e os conhecimentos de trabalho eram adquiridos no próprio meio, era o trabalho enquanto existência.

Na Idade Média, a aprendizagem também era familiar, as crianças aprendiam tarefas domésticas e boas maneiras nos seios de outras famílias, já que a escola era meramente com função de alfabetização.

Enquanto para uns o ideal educativo era aprender a montar a cavalos e a manusear as armas, para outros era apenas o doutrinamento religioso, o ideal funcionava como uma pirâmide, da nobreza ao órfãos e mendigos, e como ficavam caracterizado esse último patamar, através do internamento na infância marginal, onde foram criadas as casas de trabalho para que os mesmos fossem preparados para um trabalho útil.

No Século XVIII, na Revolução Industrial as crianças que se encontravam em orfanatos eram os alvos de grandes empresas para a mão de obra barata, onde estes eram preparados para o trabalho destes pequenos.

No Século XIX, ocorreu o movimento que tinha como nome, Sunday Schools, onde as crianças eram tiradas das escolas em dias úteis, escolas dominicais com a função única de ensinar moral religiosa. Haviam os reformadores que viam a educação como forma de amansar o povo, já por outro lado os tradicionalistas, que não queriam seres pensantes, mas sim, bois que trabalhem, para resolver este conflito, transfere a responsabilidade de educação infantil para as ordens religiosas.

Com a expansão da indústria, esta iria exigir um novo tipo de trabalhador, o objetivo era gerar jovens com hábitos e comportamentos mais adequados para a indústria. Com isso aos poucos a escola vai ganhando espaço e se tornando a principal instituição de formação para o trabalho, neste período as escolas se converteram e ficaram semelhantes aos quartéis onde o objetivo era “produzir”

pessoas disciplinadas, com ordem, pontualidade, eficiência, onde o ensino ficava em segundo plano.

O texto mostra a escola como antecessora do sistema capitalista, onde a função da escola pública não foi criada com o intuito de educar e libertar um povo, mas sim, preparar para as condições que necessitavam, quanto mais ignorante, melhor e mais aceitável, e se nos dermos conta nos dias de hoje, vemos que as coisas não tiveram grandes mudanças, o que é lamentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com