TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFERENÇAS, CARACATERÍSTICAS E APLICABILIDADE

Por:   •  12/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

Ensaio sobre a Gestão Estratégica e Gestão Corrente

                                

Manuel Duarte Miranda Sampaio

RESUMO

INTRODUÇÃO

GESTÃO Estratégica E GESTÃO corrente: DIFERENÇAS, CARACATERÍSTICAS E APLICABILIDADE

A etimologia da palavra estratégia significa de forma genérica “ciência das operações militares”, encontra-se referida, no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Na língua inglesa a palavra “strategy” é derivada da palavra grega “stratçgos”; stratus (que significa exército) e “ago” (que significa liderar / mover).

A estratégia é uma ação que os gestores utilizam para atingir um ou mais dos objetivos da organização. A estratégia também pode ser definida como “Estratégia são ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável numa indústria, para enfrentar com sucesso as forças competitivas e assim obter um retorno maior sobre o investimento.”( Michael E. Porter. 1998).

A Gestão Estratégica trata da identificação e descrição das estratégias que os gestores podem realizar para alcançar um melhor desempenho e uma vantagem competitiva para sua organização. Diz-se que uma organização tem vantagem competitiva se sua lucratividade for maior do que a lucratividade média de todas as empresas de seu setor. Michael Porter, em 1985 no seu livro identificou três estratégias competitivas que têm como objetivo obter a vantagem competitiva. Michael Porter chamou a estas abordagens de Estratégias Genéricas, visto que podem ser aplicadas em todos os negócios quer seja de serviços ou de bens. Inclui liderança de custo, diferenciação e foco.

Existem duas maneiras principais de conseguir vantagem competitiva dentro da liderança de custos:

  • Aumentar os lucros reduzindo custos, enquanto são praticados preços médios da indústria.
  • Aumentar a participação no mercado praticando preços mais baixos, ao mesmo tempo que se obtém um lucro razoável em cada venda visto que se reduziu os custos.

A liderança de custos envolve ser líder em termos de custos na indústria ou mercado. Simplesmente estar entre os produtores de custo mais baixo não é bom o suficiente, pois cria uma vulnerabilidade, possível pratica de preços mais baixos da concorrência, bloqueando assim a tentativa da organização obter mais participação no mercado. O maior risco ao praticar a estratégia de liderança de custos é que as fontes de redução de custos não são exclusivas para a organização, possibilitando assim os concorrentes copiar a estratégia de redução de custos.

A estratégia de diferenciação envolve tornar os produtos ou serviços diferentes e mais atraentes do que os da concorrência. Como alcançar esse resultado depende da natureza do setor de dos próprios produtos e serviços.

Para ter sucesso com uma estratégia de diferenciação as organizações precisam:

  • Boa pesquisa, desenvolvimento e inovação
  • Capacidade de fornecer produtos ou serviços de alta qualidade
  • Vendas e marketing eficazes, para que o mercado compreenda os benefícios que as ofertas diferenciadas oferecem.

As organizações que procuram uma estratégia de diferenciação precisam de permanecer ágeis com os seus processos de desenvolvimento. Se por contrario, correm o risco de serem atacadas em várias frentes por concorrentes em diferentes segmentos de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (231.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com