TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFERENÇAS ENTRE MARKETING, PUBLICIDADE

Por:   •  19/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

DIFERENÇAS ENTRE MARKETING, PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Marketing é muito mais que vender ou anunciar um produto ou serviço, nele estão inclusos esses uma infinidade de outros recursos, mas engloba, principalmente, entender um determinado mercado. Esse “entender” fala sobre um estudo muito aprofundado do mercado, a fim de descobrir quais são as necessidades e os desejos das pessoas.

Market, em inglês, significa “mercado” e, por isso, “marketing” pode ser entendido como o mercado em uso, em andamento. Bem mais do que estratégia de vendas, o marketing é uma constante análise do comportamento do consumidor. Uma vez que tudo ao nosso redor está em constante mudança, inclusive o mercado e as pessoas, o marketing também deve estar sempre se adequando e analisando o mercado, para que possa lançar estratégias que vão de encontro com a atual situação – financeira, psicológica, cultural e/ou social – das pessoas.

Kotler, especialista no assunto, diz que “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.

Há muita confusão em torno das palavras "propaganda" e "publicidade", que alguns chegam a empregar como se fossem sinônimos.

A propaganda é definida como sendo "a comunicação de massa, paga, cujo objetivo é difundir informações, criar atitudes e induzir a ações benéficas ao anunciante (geralmente, compra do produto ou serviço anunciado)". Em outras palavras, propaganda é todo esforço de comunicação tendente a beneficiar uma empresa, um produto ou um serviço sob o patrocínio ostensivo de alguém (o anunciante, claramente identificado).

Por sua vez, publicidade é o esforço de comunicação destinado a influenciar determinadas atitudes, mas sem o patrocínio ostensivo de alguém que é o anunciante clara e perfeitamente definido.

Para dar um exemplo prático: a campanha do leite, que foi desenvolvida nos principais centros de consumo do Brasil, é uma campanha de publicidade. Essa é uma campanha genérica, que procura orientar e esclarecer o consumidor no sentido de chegar a um consumo mínimo diário (dois copos) do produto. Não está querendo condicionar o consumidor a preferir determinada marca de leite. Se uma marca de leite - a Parmalat, por exemplo - se dispusesse a fazer outra campanha, sua, exclusiva, sugerindo: "Tome dois copos de leite Parmalat”, esta sua campanha seria de propaganda.

EXEMPLO: “Beba leite”: divulgação de uma ideia com o objetivo evidente de aumentar o consumo de leite. “Beba leite Parmalat”: divulgação de uma ideia cujo interesse maior é o comercial, ou seja, vender mais leite da marca anunciada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com