TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS EMPRESAS SÃO GRANDE COLECIONADORAS DE PROCESSOS

Por:   •  24/5/2017  •  Resenha  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA CRÍTICA:

AS EMPRESAS SÃO GRANDES COLEÇÕES DE PROCESSOS

  1. REFERENCIA

GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. RAE Revista de Administração de Empresas. São Paulo: Jan/Mar/ 2000. v.40. n.1. p.6-19.

  1. INFORMAÇÃO DO AUTOR

José Ernesto Lima Gonçalves é mestre em Administração pela FAC. ECONOMIA, ADMINIST. E CONT. DA USP – 1984. Departamento de Administração. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – 1974. Mestre em Administração de Empresas pela FEA/USP – 1984. Professor do CEAG da EAESP desde 1989, tendo lecionado anteriormente em outras instituições de ensino superior desde 1976. Foi coordenador dos cursos de especialização em Administração da EAESP (CEAG e CEAHS) de 2008 a 2012. Tem experiência executiva e de consultor profissional nas áreas de estratégia empresarial, modernização administrativa e de redesenho de processos de trabalho. Atuou em empresas privadas e órgãos públicos e nos últimos anos tem se envolvido em projetos de modernização do Poder Judiciário e de órgãos do Executivo Federal, Estadual e Municipal. É autor dos artigos “As empresas são grandes coleções de processos” e Processo, que processo?”, publicados pela Revista de Administração de Empresas da EAESP.

  1. RESUMO

O artigo aborda os conceitos de processo utilizando os pensamentos de diversos profissionais da área, e analisa a aplicação desses conceitos nas organizações.

Processo empresarial pode ser definido como qualquer trabalho que seja continuo ou até mesmo repetitivo, que tenha a possibilidade de ser realizado de inúmeras maneiras distintas. Segundo Gonçalves, há cinco modelos básicos de processos empresariais: o fluxo de material, o fluxo de trabalho, a série de etapas, as atividades coordenadas e a mudança de estados.

Gonçalves,

  1. CONCEITOS

Processo empresarial também pode ser definido como qualquer trabalho que seja recorrente, afete algum aspecto da capacitação da empresa (organizational capability), possa ser realizado de várias maneiras distintas com resultados diferentes em termos da contribuição que pode gerar com relação a custo, valor, serviço ou qualidade e envolva a coordenação de esforços para a sua realização. ¹ (RAE Revista de Administração de Empresas; Gonçalves; 2000; p. 8).

Olhando de outra maneira, os processos empresariais são atividades coordenadas que envolvem pessoas, procedimentos e tecnologia. (RAE Revista de Administração de Empresas; Gonçalves; 2000; p. 8).

A definição inclui não apenas as tarefas a serem executadas, mas também o número de operadores, a distribuição do trabalho entre eles, a tecnologia empregada, os indicadores de eficiência e os resultados esperados. (RAE Revista de Administração de Empresas; Gonçalves; 2000; p. 8 - 9).

Os processos podem ser entendidos popularmente como “a forma pela qual as coisas são feitas na empresa”. ² (RAE Revista de Administração de Empresas; Gonçalves; 2000; p. 9).

A maneira mais abrangente de definir processo empresarial é “como produzir alguma coisa”. ³ (RAE Revista de Administração de Empresas; Gonçalves; 2000; p. 9).

Os processos organizacionais e gerenciais são processos de informação e decisão. Eles podem ser verticais e horizontais. Os processos verticais usualmente se referem ao planejamento e ao orçamento empresarial e se relacionam com a alocação de recursos escassos (fundos e talentos). Os processos horizontais são desenhados tendo como base o fluxo do trabalho. (RAE Revista de Administração de Empresas; Gonçalves; 2000; p. 12).

Uma das mais importantes aplicações da idéia de processos é a simulação do funcionamento de novas formas operacionais de obtenção dos resultados da empresa, sejam eles produtos, sejam conquistas de qualquer outro tipo. (RAE Revista de Administração de Empresas; Gonçalves; 2000; p. 14).

Os processos não criam apenas as eficiências de hoje, mas também garantem o futuro por meio de habilidades que se aplicam aos novos produtos. (RAE Revista de Administração de Empresas; Gonçalves; 2000; p. 14).

Os processos podem ser subdivididos em subprocessos e agrupados em macroprocessos. O nível de detalhe que importa é aquele mais adequado para a análise que se pretende realizar. (RAE Revista de Administração de Empresas; Gonçalves; 2000; p. 17).

  1. RESENHA CRÍTICA

O artigo em questão evidencia que a gestão de processos está sendo cada vez mais implantada nas empresas. Pode-se dizer que Gonçalves define processo como sendo todo conjunto de tarefas que transforma um input em um output. A gestão por processos é o principal responsável por obter resultados nas empresas, levando em consideração que sempre que necessário, deve haver investimentos e reestruturação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com