TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa E Do Processo Produtivo Do Posto De Trabalho Analisado

Por:   •  17/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        2

OBJETIVO        3

METODOLOGIA        3

EMPRESA BENEFICIADA        3

DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO PROCESSO PRODUTIVO DO POSTO DE TRABALHO ANALISADO        4

ETAPA 1:  ANÁLISE DO SETOR DE TRABALHO        4

ETAPA 2 - AVALIAÇÃO DOS RISCOS        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

BIBLIOGRAFIA        12


INTRODUÇÃO

A ergonomia é uma ciência que estuda várias condições ocupacionais, como: fatores ambientais, posturais, operacionais e organizacionais, além do ritmo, turno, carga e intensidade de trabalho (LIDA, 1990). Já Grandjean (1998) define a ergonomia por uma disciplina que permite ao profissional modificar o posto de trabalho para o trabalhador, buscando através de análises e pesquisas a melhoria das condições ocupacionais conforme as necessidades de cada funcionário.

Durante a revolução industrial ocorreram grandes avanços e desenvolvimento do trabalho, forçando os trabalhadores a realizarem suas tarefas como uma máquina, transformando-o em um fantoche, destinado a desempenhar atividades cotidianas cansativas e monótonas, exigindo o seu máximo, tornando-se mais suscetível a lesões ocupacionais.

As lesões podem ser causadas por movimentos repetitivos e a passar muito tempo na posição sentada contribuindo para a sobrecarga das estruturas musculoesqueléticas resultando em lesões importantes advindas da prática ocupacional.

OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo analisar ergonomicamente um posto de trabalho com 1(um) funcionário do setor de secretaria escolar, analisando a relação entre o indivíduo trabalhador e o mobiliário existente no setor ocupacional, bem como, apresentar as medidas corretivas necessárias e suficientes para corrigir os riscos advindos dos agentes ergonômicos, presentes no ambiente, atividades, operações e posto de trabalho;

Atender aos dispositivos legais, em especial, a Norma Regulamentadora 17 (NR-17) do Ministério do Trabalho, integrante do Capítulo V, Título II da consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

METODOLOGIA

Pesquisa baseada nas seguintes diretrizes: EAMETA (Espaço, Ambiente, Mobiliário, Equipamentos, Tarefa e Ações) e GUT (Gravidade, urgência e tendência).

A funcionária foi submetida à análise da tarefa e da atividade por meio de uma análise observacional direta, sem interferir no trabalho. Esta análise teve por objetivo conhecer o setor a ser trabalhado com relação a: modo como o indivíduo se mantém na postura sentada; a disposição do mobiliário, altura das mesas, cadeiras, monitor, apoio para os pés; iluminação e presença de ruídos.

Durante este processo de observação, fizemos perguntas sobre a forma de realização do trabalho, sobre a carga horária, intervalo e funções específicas de cada funcionário no setor, sendo solicitada ao funcionário uma demonstração prática de como levantava.

EMPRESA BENEFICIADA

Creche Municipal Tia Merice, localizada no Município de Saquarema autorizado verbalmente pela Diretora da unidade.


DESCRIÇÃO DA EMPRESA E DO PROCESSO PRODUTIVO DO POSTO DE TRABALHO ANALISADO

  1. Descrição geral da empresa

A área é composta por 1 secretaria, onde encontra-se inserido o setor administrativo, situado no primeiro andar no lado direito do prédio (para quem vê de frente). O restante do espaço localizado do lado esquerdo separado por um corredor, encontram-se 2 banheiros (1 deles adaptado para deficiente físico), 1 sala de professores, 1 sala da coordenação e nos fundos, 1 almoxarifado.

  1. Descrição do setor de trabalho

Encontra-se no primeiro andar, construído por paredes de alvenaria na cor bege, iluminação natural através de janelas instaladas do lado direito em toda lateral do local, iluminação artificial com 2 (duas) lâmpadas tipo fluorescente modelo compacto, laje embolsada e revestida com massa corrida na cor branca, piso industrial autonivelante na cor cinza. O ambiente encontra-se climatizado através de ventilador de parede de alta potência.

Esse setor é responsável pela coordenação de todo o processo administrativo da unidade escolar. Nesse espaço físico encontra-se inserido o posto de trabalho do setor de secretaria, constituído de mesas das auxiliares de secretaria, mesas de computadores e arquivo.

As atividades são realizadas basicamente na posição sentada, com uso de computadores.

ETAPA 1:  ANÁLISE DO SETOR DE TRABALHO

A funcionária foi submetida à análise da tarefa e da atividade por meio de uma análise observacional direta, sem interferir no trabalho.

Esta análise teve por objetivo conhecer o setor a ser trabalhado com relação a: modo como o indivíduo se mantém na postura sentada; a disposição do mobiliário, altura das mesas, cadeiras, monitor, apoio para os pés; iluminação e presença de ruídos.

Durante este processo de observação, fizemos perguntas sobre a forma de realização do trabalho, sobre a carga horária, intervalo e funções específicas de cada funcionário no setor.

Durante a avaliação observacional foi registrado através de fotografias do posto de trabalho dos funcionários.

O primeiro avalia condições mobiliárias como cadeiras, mesa de trabalho, porta-documento, teclado, monitor de vídeo, gabinete e CPU, sistema de trabalho e avaliação do ambiente. Imagens abaixo:[pic 1]

[pic 2]

 

O segundo avalia postura do trabalhador, esforços estáticos, repetitividade e ferramentas de trabalho. Imagens abaixo:[pic 3][pic 4]

O terceiro mostra o equipamento utilizado para facilitar a distribuição de material didático, já que a secretaria fica localizada no 1º andar e as salas de aula são no térreo.[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com